Prefeito Nelson Cintra participa de Workshop sobre liderança realizado pelo Sebrae.
Durante o evento, as lideranças tiveram a oportunidade de aprender com a experiência de Cliff Kayser, facilitador com mais de 30 anos de atuação na temática.
Gestores públicos e lideranças de Mato Grosso do Sul engajados no desenvolvimento dos territórios e fortalecimento dos pequenos negócios participaram, nessa segunda-feira (10), de um workshop realizado pelo Sebrae, em Campo Grande. Para fornecer ferramentas que possibilitem ao público tomar decisões assertivas diante de situações polarizadas presentes na sociedade contemporânea, a capacitação trouxe uma metodologia internacional apresentada pelo Polarity Institute, sediado nos Estados Unidos. Durante o evento, as lideranças tiveram a oportunidade de aprender com a experiência de Cliff Kayser, facilitador com mais de 30 anos de atuação na temática.
O Prefeito Nelson Cintra Ribeiro destacou a importância da capacitação desenvolvida pelo Sebrae com o objetivo de aprender novas tecnologias e aperfeiçoamento em gestão e liderança, ao qual agradece o Sebrae por promover mais uma ação enriquecedora.
Campo Grande foi uma das cinco cidades brasileiras a ser escolhida para sediar o workshop, representando a região Centro-Oeste do país. Durante a abertura do evento, estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e a diretora-técnica da instituição, Sandra Amarilha. Mendonça destacou a importância do papel do líder para fomentar o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa. O conhecimento trazido pela formação irá auxiliá-los nesse processo.
“Este evento é uma oportunidade prática e focada para trazer aos participantes técnicas que farão a diferença no dia a dia, tanto na atuação do gestor e da liderança no próprio município em que estão inseridos, mas também no âmbito pessoal. Oferecemos ferramentas para que essas pessoas possam desempenhar a função que ocupam com cada vez mais excelência e impulsionando a transformação dos territórios”, ressaltou Mendonça.
Segundo o coordenador nacional do Polo de Liderança do Sistema Sebrae, Julio Cezar Agostini, trazer o workshop internacional para Mato Grosso do Sul, como representante da região Centro-Oeste, além das outras cidades do país, faz parte da estratégia de nacionalizar o trabalho desenvolvido pela instituição com as lideranças, que hoje já está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. “O líder é o grande parceiro estratégico do Sebrae para promoção de transformação, por ter grande poder de influência na sociedade. Com essa iniciativa, queremos fortalecer a atuação das lideranças em todo o país, promovendo o desenvolvimento e estimulando o empreendedorismo em diferentes regiões”, enfatizou Agostini.
Na data, foram convidados para participar da capacitação os prefeitos e secretários de 19 municípios que compõem o ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora – iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/MS, em parceria com as administrações municipais, com a proposta de promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Além dos gestores públicos, também foram convidados os presidentes e lideranças que representam as agências, associações de desenvolvimento, e movimentos criados a partir da execução do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional). Atualmente, são seis grupos no Estado: Celeiro MS, Conevale, Fronteiras da Inovação, Norte Forte, Movimenta Pantanal e Associação Integra Costa Leste.
Cidade Empreendedora
No programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras municipais, o eixo Liderança desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos pequenos negócios e na melhoria do ambiente empreendedor. O programa não se limita apenas ao apoio aos empreendedores, mas também busca capacitar os gestores públicos para tornar os processos mais eficientes e implementar inovações.
Além disso, o programa atua no fortalecimento das entidades de classe, como Sindicatos Rurais e Associações Comerciais, com o objetivo de promover ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a liderança é um dos principais eixos de trabalho, com iniciativas voltadas para a formação de líderes engajados que possam mobilizar pessoas e despertar seu potencial para atuarem em conjunto em prol do desenvolvimento da comunidade e do município como um todo.
Ao todo, 37 cidades de Mato Grosso do Sul integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora e a respeito do Polo de Liderança em Mato Grosso do Sul podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.
A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), lançou três editais de processos seletivos para contratação temporária de profissionais da área da educação. As inscrições, abertas no dia 26/11, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br até o dia 29 de novembro de 2024.
O edital nº 130/2024 é voltado para Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38. Já o edital nº 131/2024 contempla a formação de cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais, incluindo as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, o edital nº 132/2024 é direcionado a professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas e habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
“Neste processo vamos valorizar as capacitações realizadas para os professores pela SEMED, unidades escolares e Ceim’s. Elas valem ponto, é uma forma de reconhecer a participação dos profissionais”, explica o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo.
Segundo ele, para as vagas de Auxiliares de Apoio Educacional, também serão consideradas as experiências nas áreas de atuação, para isso, o candidato precisa comprovar as mesmas.
Todos os candidatos devem preencher os requisitos estabelecidos nos respectivos editais, como formação adequada para a função pretendida. A seleção será realizada em etapa única e baseada em análise de títulos e experiência.
O processo seletivo não oferece vagas para professores de Artes, Inglês e Professor de Apoio Pedagógico Educacional (APE), para esses profissionais será utilizada a lista do concurso vigente.
A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial do Município, e a contratação estará condicionada à necessidade da administração pública. Para mais detalhes, os interessados devem consultar os editais completos disponíveis no site da Semed (clique aqui).
Os contribuintes de Dourados têm até o dia 29 de novembro para regularizar suas dívidas junto ao município com condições especiais de desconto, através do programa Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de abatimento em juros e multas para pagamentos à vista e até 60% para parcelamentos.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O atendimento para adesão pode ser realizado presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, no Centro, ou no Poupatempo, situado à rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa. Mais informações no site oficial da prefeitura.
Lançado em julho deste ano, o programa contempla tanto pessoas físicas quanto jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. O objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, promovendo um alívio para os contribuintes e impulsionando a arrecadação municipal.
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.
A família de acolhimento representa para a criança ou adolescente uma possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio, harmonioso, seguro e livre de qualquer tipo de violação de direito. Receber uma criança em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho, bem como não é um processo de adoção.
A família de apoio assume o papel de parceiro no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Toda a família acolhedora recebe uma ajuda de custo, enquanto durar o acolhimento. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.
Normalmente cada família acolhedora acolhe uma criança e/ou adolescente por vez, exceto quando se trata de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
As inscrições estão abertas de 25 de novembro à 13 de dezembro e serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, cito à Rua Dom Aquino Corrêa nº 884 Centro. Esta modalidade de acolhimento não é adoção.