Connect with us

Geral

Sobe para 31 número de municípios alagoanos em situação de emergência

Fortes chuvas atingiram o estado desde sexta-feira

Publicado

on

Subiu para 31 o número de municípios em situação de emergência, em decorrência dos estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o estado de Alagoas nos últimos dias. No domingo (9), o governador Paulo Dantas (MDB) publicou decreto incluindo as cidades de Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe à lista de cidades em situação emergencial. Esse número vai chegar até 32 podendo ir até 33.

O último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado nesta segunda-feira (10), apontou que as chuvas que caíram em Alagoas desde sexta-feira (7) deixaram 3.578 pessoas desabrigadas e 20.458 desalojadas em todo estado. O município de Matriz de Camaragibe é o mais afetado, com 390 desabrigados e 3.158 desalojados. No município de Joaquim Gomes uma pessoa morreu.

O levantamento informa ainda que Matriz de Camaragibe é o município com o maior número de pessoas atingidas, com 3.548 no total, sendo 390 desabrigados e outros 3.158 desalojados. Em seguida aparecem Marechal Deodoro, com 3.004 pessoas afetadas; São Miguel dos Milagres, com 2.860 pessoas afetadas; União dos Palmares 2.302; Rio Largo, 2.108; Atalaia, 1.624; Cajueiro, 1.336; Murici, 1.200, e Jacuípe, 1.040 pessoas afetadas.

Segundo a Defesa Civil, há também desabrigados e desalojados em cidades que não decretaram situação de emergência. São 13 desalojados em Feliz Deserto, 47 desalojados em Jequiá da Praia, 211 desabrigados e 116 desalojados, em Maceió, 12 desabrigados e 78 desalojados em Porto Calvo, 11 desabrigados e 63 desalojados em Santa Luzia do Norte e2 desabrigados e 2 desalojados Teotônio Vilela.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) disse que está acompanhando, junto ao estado e municípios, as ações de resgate, de atendimento à população afetada e o levantamento dos danos humanos. A assessoria informou que já há um panorama inicial de danos, mas como as ações emergenciais estão em curso, os dados estão em constante atualização.

“Até o momento, já foi feito o reconhecimento federal de situação de emergência em 22 cidades e o Grupo de Apoio a Desastres já está em Alagoas para auxiliar na elaboração dos planos de trabalho. Após o reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública e a aprovação dos Planos de Trabalho apresentados pelas prefeituras, é feita a liberação de recursos para as cidades afetadas”, informou a pasta.

Nesta terça-feira (11), uma comitiva do governo federal, liderada pelo ministro da da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará em Alagoas para avaliar os danos e prestar apoio às vítimas.

Pernambuco

Em Pernambuco, o número de cidades em situação de emergência também subiu. Agora são 15 municípios da Zona da Mata Sul afetados pelas fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas foram atingidas pelas chuvas, das quais 2.447 estão desalojadas e 415 desabrigadas.

Até o momento, 19 cidades pernambucanas foram afetadas: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Buíque, Camutanga, Catende, Correntes, Cortês, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Palmares, Paulista, Quipapá, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.

O ministério informou que o ministro Waldez Góes já entrou em contato com a governadora, Raquel Lyra (PSDB), para prestar apoio e colocar a pasta à disposição para as ações de resposta.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

Geral

Elias Ishy encaminha questionamentos de servidores da Funsaud à Prefeitura de Dourados

Publicado

on

Vereador Elias Ishy (PT) acompanhou a audiência com os servidores da Funsaud na Câmara de Dourados (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)
Vereador protocolou requerimento durante sessão desta segunda-feira, na Câmara Municipal
O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à administração municipal, solicitando informações sobre o funcionalismo da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). O documento foi protocolado durante a sessão desta segunda-feira (17), com os questionamentos apresentados pelos funcionários e representantes dos trabalhadores, durante reunião na Câmara Municipal, no último dia 11 de fevereiro.

Em ofício encaminhado ao parlamentar, os profissionais solicitam informações com relação à previsão de elaboração e implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Os servidores questionam também sobre as medidas que estão sendo planejadas pela gestão municipal para garantir reajuste salarial e equiparação dos vencimentos em relação aos servidores de outras secretarias municipais.

Com relação às recentes retiradas dos adicionais de insalubridade sem recomposição salarial, questionam a gestão sobre a possibilidade de revisão da decisão ou medidas compensatórias para minimizar os impactos financeiros sobre os trabalhadores.

Os funcionários refutam ainda os constantes episódios de agressão verbal e física sofridos pelos profissionais da saúde e pedem mais segurança nas unidades de saúde.

Sobre os rumores de possível fechamento da Fundação, os trabalhadores também questionam se existe algum planejamento oficial da administração municipal em relação ao tema e como serão assegurados os direitos dos servidores e a continuidade dos serviços de saúde prestados à população.

Por fim, cobram que a gestão da Funsaud mantenha um canal de diálogo construtivo com os profissionais, pautado em respeito e soluções que atendam não apenas aos interesses da Fundação e de seus colaboradores, mas, principalmente às necessidades da sociedade douradense.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho (PSDB) com cópias aos secretários municipais de Governo e Saúde.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Geral

Prefeitura faz mutirão de limpeza e recolhe 15 toneladas de resíduos

Publicado

on

Em pouco mais de 45 dias de governo, a gestão Marçal Filho está promovendo uma revolução no cuidado com Dourados. Na manhã desta segunda-feira (17) foi dada a largada para mutirão de limpeza nos bairros, programa que começou pelo Jardim Canaã I e o morador que tiver mobílias em desuso para descarte poderá colocar até sexta-feira em caçambas espalhadas pelo bairro ou em frente das residências, que caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos farão a coleta. Após a limpeza haverá serviço de tapa-buraco e pintura de meio-fio.

Em quatro horas de serviço as equipes da prefeitura recolheram cerca de 15 toneladas de materiais de descarte que estavam no terreno de residências. Foi necessário várias viagens de caminhões para recolher tantos resíduos. Trabalho graças a força-tarefa de equipe que chegou bem cedo no Canaã I.

O secretário de serviços urbanos, José Roberto Martins, o Beto, explica que será possível até fazer a troca de lâmpada nas imediações de prédios públicos. “Estamos sem licitação de serviço para realizar a troca de lâmpada em geral pela cidade, mas conseguimos algumas lâmpadas e vamos fazer trocas pontuais, com prioridade nas imediações de escolas e postos de saúde”, enfatizou o secretário”. “A gestão passada da prefeitura encerrou contrato que havia com empresa terceirada de iluminação pública e uma nova licitação está em andamento”, completou.

O prefeito Marçal Filho acompanhou os trabalhos na manhã desta segunda-feira. Foi ele quem adotou a ideia de colocar as Secretarias Municipais em conjunto nos mutirões para recolher materiais em desuso das residências. Há duas semanas Marçal viu um sofá jogado na calçada na principal avenida do bairro Novo Horizonte e resolveu implementar o mutirão pela cidade, começando pelo Canaã I.

Na rua Álvaro Brandão moradores colocaram inúmeros materiais nas calçadas. Todos foram recolhidos pela manhã encheram vários caminhões da prefeitura que fizeram a coleta. Para dar celeridade nos serviços, pás carregadeiras recolhiam os produtos e erguiam nas caçambas. “Olha aqui, tem de tudo, guarda-roupa velho, colchão, cama, máquina de lavar. É isso que queremos, fazer um verdadeiro limpa dos quintais”, mostrou Marçal Filho ao apontar para o caminhão abarrotado de inservíveis.  Além de garantir limpeza, o trabalho é um grande auxílio no combate a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika.

O mutirão no Canaã I seguirá até sexta-feira, dia 21, e em seguida o bairro receberá os serviços de tapa-buraco e pintura de meio-fio. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos também estão realizando roçada e poda de árvores nas imediações de prédios públicos. A praça do Canaã I foi uma delas.  O próximo bairro a ser beneficiado ainda está sendo definido e a prefeitura lembra que o morador não poderá colocar entulho, como restos de materiais de construção, nas caçambas e nem na frente das residências.

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura alerta para nova chamada para o Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado

on

Produtores da agricultura familiar devem ficar atentos para nova chamada do PAA no Estado. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, alerta para o lançamento da nova chamada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que será apresentado nesta terça-feira (18) em Mato Grosso do Sul. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 14h30 e também pelo Instagram da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Criado em 2003, o PAA pode ser executado por estados e municípios com recursos do Governo Federal. As compras de alimentos são realizadas por chamadas públicas, sem necessidade de licitação. A principal modalidade, a Compra com Doação Simultânea, prioriza grupos mais vulneráveis, fornecendo produtos para presídios, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, entre outros.

Um levantamento realizado em janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a participação de agricultores familiares em programas de compras públicas pode aumentar sua renda média em até 106%, sendo o impacto ainda maior para aqueles de menor renda.

O evento contará com a participação da Conab, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Para acessar o mercado de compras públicas de alimentos, é necessário que os agricultores estejam registrados no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O secretário municipal de Agricultura Familiar de Dourados, Bruno Cesar Pontim, considera relevante este programa do governo federal, “pois incentiva os agricultores familiares e as associações de produtores a investirem na produção, melhorando a qualidade dos alimentos que vão à mesa das famílias”.

Com assessoria

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67