fbpx
Connect with us

Emprego

Indústria de MS abriu 1,4 mil novas vagas de emprego em maio e mais de 8 mil no acumulado do ano

Os números são resultado de 8.828 contratações e 7.404 demissões

Publicado

on

O conjunto da atividade industrial foi responsável pela abertura de 1.424 postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul em maio, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. Os números são resultado de 8.828 contratações e 7.404 demissões. Já no acumulado de janeiro a maio, são 8.810 vagas abertas pela indústria, resultante de 44.570 contratações e 35.760 demissões, alcançando uma participação de 40% do total de vagas abertas no estado no período indicado.

Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, as atividades industriais que mais abriram vagas no mês de maio foram: obras de infraestrutura (+447), abate de bovinos (+207), construção de edifícios (+112), fabricação de álcool (+109), abate de aves (+79), curtimento e outras preparações de couro (+77), instalações e serviços especializados para construção (+77), fabricação de celulose (+70), atividades de apoio à extração de minério de ferro (+60) e fabricação de açúcar (+50).

Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a maio foram: obras de infraestrutura (+3.226), instalações e serviços especializados para construção (+1.310), abate de bovinos (+941), fabricação de álcool (+915), construção de edifícios (+701), atividades de apoio à extração de minério de ferro (+416), fabricação de açúcar (+216), fabricação de celulose (+191), curtimento e outras preparações de couro (+189), fabricação de brinquedos e jogos recreativos (+156), coleta de resíduos (+121), abate de aves (+106), instalação de máquinas e equipamentos industriais (+82), usinagem, tornearia e solda (+77) e fabricação de óleos vegetais (+73).

“O conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou maio de 2023 com o total de 151.163 trabalhadores empregados, indicando, até aqui, um aumento de 6,19% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 142.353 funcionários”, detalhou Ezequiel Resende.

Com isso, a atividade industrial responde por 24,4% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços que emprega 236.090 trabalhadores com participação equivalente a 38,2%.

Municípios que mais empregaram

Em relação aos municípios, constata-se que em 55 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a maio de 2023, proporcionando a abertura de 9.441 vagas.

Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 100 vagas, destacam-se: Ribas do Rio Pardo (+3.232), Campo Grande (+1.728), Três Lagoas (+580), Aparecida do Taboado (+553), Corumbá (+498), Paranaíba (+393), Nova Andradina (+356), Rio Brilhante (+200), Sidrolândia (+153), Naviraí (+146), Fátima do Sul (+118), Bonito (+115) e Costa Rica (+108).

As atividades que mais contribuíram nos municípios indicados foram: obras de infraestrutura (+3.037), instalações e serviços especializados para construção (+957), abate de bovinos (+791), fabricação de álcool (+727), construção de edifícios (+652), atividades de apoio à extração de minério de ferro (+416), fabricação de açúcar (+197), fabricação de celulose (+195), fabricação de brinquedos e jogos recreativos (+156), abate de aves (+136) e curtimento e outras preparações de couro (+115).

Por outro lado, em outros 22 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 631 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de pelo menos 100 vagas destaca-se Bataguassu (-207).

As atividades que mais contribuíram no município indicado foram: fabricação de produtos de pastas celulósicas, papel e papelão (-94), confecção de peças do vestuário (-57), fabricação de conservas de legumes e outros vegetais (-39) e fabricação de produtos de papel para uso doméstico (-35).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Motorista e repositor estão entre as vagas de trabalho abertas nesta quarta

Funtrab e Funsat abrem seus balcões a partir das 7h; confira a lista geral de oportunidades

Publicado

on

Nesta quarta-feira (13), o mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 3.395 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade. As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da cidade, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

A Funsat oferece 2.176 vagas para 190 funções, com destaque para áreas como atendente de lojas, auxiliar de linha de produção e operador de caixa. Entre as vagas, 1.261 não exigem experiência prévia, e há 26 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, das 7h às 17h, com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Também é possível se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil.

Por outro lado, a Funtrab oferece 1.219 vagas, com uma grande variedade de ocupações, como açougueiro, mecânico e auxiliar administrativo. A fundação também disponibiliza 88 vagas para pessoas com deficiência e uma oportunidade de estágio para estudantes de ensino superior. Os interessados podem se dirigir à sede da fundação, na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com os documentos exigidos.

Além das vagas presenciais, ambas as instituições oferecem serviços de orientação e cadastro para quem deseja buscar uma nova colocação no mercado de trabalho. A Funsat também realiza atendimento em unidades da Rede Fácil, em diferentes bairros de Campo Grande.

Os candidatos devem ficar atentos, pois as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

Mato Grosso do Sul tem 5 mil vagas de emprego nesta segunda, 1,1 mil na Capital

Vagas abertas incluem trabalhos temporários, pessoas com deficiência e inexperientes

Publicado

on

A Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferta, nesta segunda-feira (11), 5.088 novas oportunidades de emprego em 35 unidades espalhadas pelo Estado. Segundo a nota enviada à imprensa, as vagas variam entre estágios, empregos temporários e de tempo integral.

Em Campo Grande são 1.187 oportunidades abertas. A oferta também abrange pessoas com deficiências, com 52 vagas, além de 83 estágios para quem está cursando o ensino superior.

Açougueiro, adesivador, ajudante de obras, babá, caseiro, contador, encanador, eletricista, frentista, garçom, jardineiro, marceneiro, mecânico, motoboy, operador de caixa, padeiro, pedreiro, podólogo, recepcionista, salgadeira, técnico de enfermagem, vendedor e zelador são algumas das oportunidades anunciadas pela fundação.

As vagas anunciadas, no entanto, são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem prévio aviso. Isso significa que os candidatos devem agir rapidamente para garantir sua candidatura e participação nos processos seletivos.

Para participar, basta comparecer à sede da Fundação. A documentação necessária para concorrer a uma das oportunidades inclui RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e Carteira de Trabalho. Na Capital, a agência está instalada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, e está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

Semana termina com 3.359 vagas de trabalho abertas em Campo Grande

De enfermeira a soldador, agências abrem balcões a partir das 7h; confira a lista

Publicado

on

O mercado de trabalho em Campo Grande terá a oferta de 3.359 vagas no mercado de trabalho em suas principais agências de emprego nesta sexta-feira (8).

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) dará sequência a mais um balcão de empregos com 2.093 oportunidades. As contratações serão para 197 profissões. Do total, 1.246 vagas não exigem experiência prévia do candidato na função. De acordo com a nota enviada à imprensa, há também 27 empregos para pessoas com deficiência que desejam adentrar no mercado de trabalho.

Já a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) tem 1.266 oportunidades abertas. A oferta também abrange pessoas com deficiências, com 85 vagas, além de um estágio para assistente de vendas, a quem está cursando o ensino superior.

Açougueiro, adesivador, ajudante de obras, babá, caseiro, contador, encanador, eletricista, frentista, garçom, jardineiro, marceneiro, mecânico, motoboy, operador de caixa, padeiro, pedreiro, podólogo, recepcionista, salgadeira, técnico de enfermagem, vendedor e zelador são algumas das oportunidades anunciadas pela fundação.

Para participar, basta comparecer à sede da fundação das 7h30 às 17h30, na Rua 13 de Maio, nº 2.773. A documentação necessária para concorrer a uma das oportunidades inclui RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e Carteira de Trabalho.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67