Connect with us

Desenvolvimento

Atraída para MS em evento nacional, granja reforça cadeia produtiva e aposta no sustentável

A atividade da unidade de Rio Negro da 3M terá 4 mil matrizes em plena capacidade

Publicado

on

Diversificar a produção é um dos elementos que fazem parte do processo de fortalecimento da economia sul-mato-grossense, no objetivo de manter o Estado próspero a partir de um ambiente positivo e atrativo para receber investimentos nas mais diversas áreas. Assim, mais um empreendimento foi inaugurado em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (3).

Dessa vez o setor fortalecido é a suinocultura da região Norte do Estado, onde em Rio Negro passa a funcionar a Granja 3M, unidade especializada na produção de leitões desmamados e que deve envolver um investimento de R$ 22 milhões, com a geração direta de 50 empregos e outros 100 indiretos – números que podem dobrar com um segundo módulo nos próximos meses.

“Se trata de política pública na veia, em cima do nosso Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo, o ProCoop, que segue a lógica de promover o encadeamento produtivo entre os municípios, com mais sistemas integrados para viabilizar a ampliação da indústria”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.

A atividade da unidade de Rio Negro da 3M terá 4 mil matrizes em plena capacidade, sendo ela viabilizado a partir de financiamento do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), que somou mais de R$ 19 milhões investidos neste novo empreendimento – o segundo da família de empresários catarinense Cristofoloni em Mato Grosso do Sul.

Cadeia integrada

Chama a atenção a interação da cadeia de produção a qual o Granja 3M fará parte, envolvendo outros municípios. A condução da unidade será feita de forma integrada com a Cooasgo (Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste). Os leitões ali produzidos são levados para unidades crecheiras vinculadas à cadeia, e depois levadas à unidades de engorda.

O final do ciclo da produção dos suinos será o Frigorífico Aurora, localizado na vizinha a Rio Negro, São Gabriel do Oeste. Todo esse processo tem como diferencial o uso de alta tecnologia, o que também garante a sustentabilidade do projeto e segue a diretriz de um Mato Grosso do Sul Verde, ou seja, alinhado com as melhores práticas de preservação.

Além dos barracões de gestação e maternidade que acomodam as matrizes e os leitões, o projeto contempla fossa séptica, lagoas de estabilização dos dejetos e um biodigestor que vai produzir biogás usado na geração de energia elétrica. Outra parte dos resíduos se transformará em fertilizante, de modo que tudo será reaproveitado em um método de economia circular.

“Estamos trabalhando aqui toda a lógica da sustentabilidade, que é exatamente a questão do tratamento de resíduos e o uso desses resíduos para a fertirrigação. Os resíduos serão destinados a uma propriedade de 400 hectares para a melhoria de pastagens”, diz Verruck.

Oportunidade de crescimento

A chegada da Granja 3M ao Mato Grosso do Sul foi captada pela equipe da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) durante o Siavs (Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura), realizado em São Paulo (SP).

Ali, no evento, foi identificado uma boa oportunidade para ambas as partes: os gestores do Estado viram a chance de gerar mais empregos, renda e arrecadação com a chegada desta empresa, e os empresários viram a oportunidade de ampliar negócios em um ambiente positivo para tal, e onde foi definido que a suinocultura faz parte da linha de desenvolvimento.

“Isso faz com que tenhamos um conjunto de recursos do FCO locados exclusivamente para a atividade [suinocultura]. Foi desta mnaneira que o projeto foi financiado e será custeado também sua ampliação”, comenta Jaime Verruck sobre a importância do projeto.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento

Laudir Munaretto e Lurdes Portugal fortalecem aliança pelo desenvolvimento regional

Publicado

on

Vereador Laudir Munaretto (MDB) durante Sessão ordinária na última segunda-feira (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)
O vereador de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), realizou uma visita de cortesia à prefeita de Caarapó, professora Lurdes Portugal (PL), na última segunda-feira (17). O encontro, marcado por um clima de respeito e cooperação, teve como foco a troca de experiências e alinhamentos políticos, visando fortalecer os laços entre os dois municípios e impulsionar o progresso do Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião, Laudir Munaretto parabenizou Lurdes Portugal pela sua gestão à frente de Caarapó, destacando sua dedicação e empenho na busca por melhorias para a população. O vereador, que tem se consolidado como uma liderança atuante na região, ressaltou a importância da união entre os gestores públicos para a construção de uma região mais desenvolvida e com mais oportunidades para os cidadãos.

A prefeita Lurdes Portugal, por sua vez, enfatizou a relevância da parceria entre os  poderes legislativo e executivo para garantir a implementação de políticas públicas eficazes. Com um olhar atento às necessidades da população, ela reforçou seu compromisso com a gestão eficiente, investindo em infraestrutura, educação e saúde.

O encontro também foi uma oportunidade para a discussão de iniciativas conjuntas que possam beneficiar não apenas Dourados e Caarapó, mas todo o Mato Grosso do Sul. Tanto Laudir Munaretto quanto Lurdes Portugal reafirmaram o compromisso de atuar com transparência, responsabilidade e compromisso social, sempre em prol do bem-estar da população.

Com a sintonia entre os líderes políticos e a disposição para o diálogo e a cooperação,
Dourados e Caarapó seguem fortalecendo suas bases para um futuro promissor, onde o
desenvolvimento e a qualidade de vida sejam prioridades.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Desenvolvimento

Marcelo Mourão quer espaço em feiras para mães atípicas de Dourados

Publicado

on

Com mais de 500 famílias atípicas no município, vereador defende apoio para que possam gerar renda com comércio artesanal
O vereador Marcelo Mourão (PL) está mobilizando a Prefeitura de Dourados para garantir um espaço exclusivo para mães atípicas nas feiras da cidade. A iniciativa busca assegurar oportunidades de geração de renda e dignidade para essas mulheres, muitas delas as únicas provedoras do lar. Em Dourados, existem cerca de 500 famílias com pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em reunião com o secretário de Agricultura, Bruno Cezar Álvaro Pontim, Marcelo Mourão reforçou a necessidade da medida. “Muitas dessas mães tiveram que abandonar seus empregos para cuidar de seus filhos autistas. Esse espaço será uma forma de ajudar no sustento de suas famílias e dar visibilidade ao trabalho delas”, destacou o parlamentar.

Sensível à causa, o secretário se comprometeu a buscar formas de viabilizar a inclusão dessas mães empreendedoras. A iniciativa também visa promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reduzindo preconceitos e ampliando a empatia na sociedade.

No ano passado, Marcelo Mourão apoiou a realização da Primeira Feira de Mães Atípicas de Dourados, na Praça Antônio João, evento pioneiro no Brasil. “A feira não é apenas um espaço de vendas, mas também um movimento de inclusão social”, reforçou o vereador.

A próxima etapa, segundo o vereador é institucionalizar essa ação, garantindo um espaço fixo para que essas mulheres possam comercializar os produtos e fortalecer as redes de apoio.

Fonte:Assessoria

Continue Lendo

Desenvolvimento

Liandra pede a pavimentação asfáltica no Jardim Pelicano

Publicado

on

Liandra afirma que asfalto fará com que moradores transitem em dias de chuva com mais segurança. (Foto: Valdenir Rodrigues)
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), encaminhou indicação à prefeitura municipal e ao governo do Estado, solicitando a viabilização de recursos para a complementação da pavimentação asfáltica no Jardim Pelicano.

A vereadora destaca a importância da pavimentação no bairro, principalmente neste período de chuvas, quando os veículos ficam impossibilitados de trafegar com segurança, prejudicando os usuários de todas as formas.

“A pavimentação do Jardim Pelicano é uma solicitação antiga, os moradores do bairro sofrem com a falta de estrutura, sendo prejudicados em dias chuvosos pela dificuldade de locomoção, onde as ruas ficam intransitáveis e nos dias de estiagem, com a enorme poeira, facilitando assim os problemas respiratórios dos moradores”, afirma Liandra.

A indicação foi encaminhada ao prefeito municipal Marçal Filho (PSDB), com cópias ao Secretário Municipal de Obras Públicas, Jorge Luiz de Lúcia e ao Deputado Estadual, Zé Teixeira.

Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67