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Fertilizante biotecnológico torna cafezal mais saudável e produtivo

Além de melhorar todos os aspectos físicos da planta e do solo, solução ajuda na manutenção da fauna e da flora

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O Brasil se destaca no cenário mundial como o maior produtor e exportador de café do mundo. Segundo a Conab, em 2023, a área total destinada à cafeicultura nacional com os principais cultivos – arábica e conilon -, totaliza 2,26 milhões de hectares, aumento de 0,8% sobre a área da safra anterior. Entretanto, conciliar alto desempenho da lavoura à produção sustentável tem sido a maior missão dos produtores rurais nos últimos anos e certamente seguirá assim pelas próximas décadas, por isso é necessário que os cafeicultores busquem soluções inovadoras.

Uma das alternativas mais eficientes nesse sentido é a biotecnologia, presente por exemplo, no biofertilizante Supergan, um produto desenvolvido por meio de processos naturais, inovadores e que combinam Smartgran, rico em bactérias inteligentes (tecnologia Smartbac), uma solução da Superbac, empresa pioneira no mercado brasileiro de soluções biotecnológicas. Com macro e micronutrientes, o produto promove o reequilíbrio do solo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas.

As bactérias inteligentes promovem o aumento da atividade microbiana e das enzimas Arilsulfatase e Betaglicosidase, envolvidas no ciclo do carbono e enxofre, respectivamente. “Essas melhorias biológicas do solo são traduzidas em um sistema mais eficiente em aportar nutrientes para as plantas, mais reprodutivo e mais estável”, diz Edner Betioli Junior, Engenheiro Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas e Gerente de PDI Agro na empresa.

Resultados na prática

O Supergan foi justamente uma das ferramentas mais importantes utilizadas pela produtora Luciana Martins Swan, da Fazenda São Luiz do Palmela, que fica localizada no Sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, muito importante para o cultivo do café. Na propriedade de 200 mil pés de café, em uma área de 60 hectares, tem sido fundamental a utilização do fertilizante biotecnológico, isso porque no local há muitas nascentes e até um rio bem próximo, o que demanda atenção redobrada. “Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente e estamos sempre buscando produtos que tragam valor e cuidado as nossas plantações com sustentabilidade”, diz a cafeicultora.

Segundo ela, o Supergan tem ajudado principalmente na melhoria do solo e na saúde e nutrição das plantas, o que consequentemente reflete na produção, na própria fauna e também na qualidade final da bebida. “A planta mais saudável precisa de menos defensivos, assim melhora a microflora de insetos, o que atrai pássaros. Aqui, por exemplo, há uma família de seriemas que vive no cafezal, bem como espécies novas que nós nunca tínhamos notado antes. Com a conservação também dos cursos d’água, ribeirões, nascentes, lençol freático, certeza que melhorou em função da saúde do solo”, destaca Luciana.

Análises detalhadas

Para identificar as necessidades dos cafezais da fazenda foi realizada na propriedade uma minuciosa avaliação da lavoura, seguida de análise de solo e de folhas, com recomendação específica para cada cafezal. A Superbac, através desses dados, recomendou a dosagem apropriada dos bioprodutos para cada lavoura e o resultado foi o salto na produção.

Conforme endossa a produtora, a visita técnica no campo, e que explica para os colaboradores como é a aplicação, qual a dosagem, a frequência, foi fundamental para os bons resultados. “Eu indicaria 100% o uso do Supergan, porque ele é um fertilizante biotecnológico que traz esses benefícios para a planta, para a qualidade de vida dos colaboradores”, finaliza.

Sobre a Superbac

Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como: agricultura, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Prefeitura aciona operadoras contra emaranhados de fios nos postes

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Dourados enfrenta problemas com emaranhados de fios que colocam em risco a população. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados vai convocar representantes de empresas de telefonia e internet para discutir solução ao emaranhado de fios nos postes da rede elétrica e que muitas vezes colocam em risco a população devido à grande quantidade de cabos soltos e arrebentados. A determinação partiu do prefeito Marçal Filho e caberá ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, reunir os representantes e discutir uma solução imediata para o problema que, também, deixa a cidade com aspecto feio.

Se no alto, o excesso de fiação deixa poluída a cidade, quando vem ao chão, os cabos se tornam risco para pedestres, motociclistas e provocam transtornos para a comunidade que não tem a quem pedir a remoção. O problema é antigo e comum nas cidades em todo o país. “Precisamos chegar a um entendimento, do jeito que está não pode persistir”, enfatizou o secretário.

A falta de monitoramento e o uso indiscriminado dos postes da rede elétrica agravaram o problema. “Já intensificamos a fiscalização e começamos a entrar em contato com as empresas de telefonia e internet, além da própria Energisa, concessionária de energia que tem a responsabilidade pelos postes”, ressalta. “Vamos reunir todos e chegar a uma solução para esse problema”, disse Luiz Roberto Martins, o Betor.

O secretário explica que a administração não quer apenas fiscalizar, mas sim conscientizar as empresas a terem o comprometimento com o município. Na semana passada a Semsur flagrou o funcionário de uma das empresas quebrando a luminária de um poste utilizando uma escada. Não se sabe se o ato foi proposital. “Notificamos diretamente a empresa e se não resolverem vamos encaminhar o caso para as esferas civil e criminal, pois trata-se de dano ao patrimônio público”, disse Beto.

A Secretaria de Serviços Urbanos está mapeando as empresas que compartilham os postes de energia elétrica e assim que todas forem identificadas a reunião será agendada, com participação da Energisa. A expectativa é que o encontro ocorra na primeira quinzena de fevereiro. Conforme o secretário, nos últimos meses foram realizadas 300 notificações, dos quais 80 foram convertidas em autuações.

O QUE DIZ A LEI

Dourados tem a lei Nº 4.522/2020 que regulamenta a instalação em vias públicas e espaço aéreo os critérios básicos para ocupação e compartilhamento de infraestrutura da rede de distribuição de energia elétrica por prestadores de serviços de telefonia, comunicação, TV a cabo, internet, transmissão de dados e outros serviços públicos ou de interesse coletivo, prestados pela administração pública ou por empresas privadas.

A Energisa é a empresa concessionária que detém, administra ou controla, direta ou indiretamente a infraestrutura de rede de energia elétrica. Conforme a lei, cabe a ela e as empresas contratadas que compartilham os postes a realizar a manutenção periódica e o reparo, mantendo os fios, cabos e todos os seus equipamentos sempre em boas condições, bem como efetuar a retirada de equipamentos, fios e cabos desativados.

O descumprimento da lei implica em penalizações para a empresa concessionária ou permissionária, multa de 50 UFERMS, para cada notificação não atendida em até 30 dias após o recebimento do caso. Já a empresa que utiliza os postes da concessionária ou permissionária de energia elétrica para suporte de seus cabeamentos, multa de 50 UFERMS para cada notificação não atendida em até 30 dias após o recebimento da mesma.

Com assessoria.

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Horas extras lideram processos no TST: saiba como proteger sua empresa

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Sócia da EOS Soluções Empresariais, Maíra Freire reforça importância do controle de ponto preciso. (Foto: Arquivo pessoal)
A gestão trabalhista eficiente pode evitar litígios e custos desnecessários
Um relatório do Tribunal Superior do Trabalho (TST) revelou que horas extras foram o tema mais frequente nos processos julgados pela Corte em 2024. Ao todo, 70.508 casos relacionados a este tema foram analisados, representando um aumento de 19,7% em comparação com 2023.
As ações abordaram questões como a base de cálculo, supressão ou redução de horas extras, intervalos intrajornada, e reflexos financeiros em outras parcelas salariais. Para empresas, esses números refletem a importância de uma gestão trabalhista eficiente como forma de evitar litígios e custos desnecessários.
De acordo com a advogada Maíra Freire, sócia-proprietária da EOS Soluções Empresariais, um dos passos mais importantes para prevenir processos judiciais relacionados a horas extras é a implementação de um sistema eficiente de controle de ponto.
“Um controle de ponto preciso é essencial para acompanhar a jornada de trabalho da equipe e evitar sobrecargas que possam gerar passivos trabalhistas. Essa prática promove segurança tanto para o empregador quanto para o empregado, reduzindo riscos de litígios,” explica Maíra.
A EOS Soluções Empresariais é especializada em assessoria trabalhista completa, oferecendo suporte personalizado para que as empresas se protejam juridicamente e foquem no crescimento sustentável.
Anna Flávia Carvalheiro, também sócia-proprietária, reforça o compromisso da EOS em oferecer soluções alinhadas às necessidades de cada cliente. “Nosso compromisso vai além de resolver problemas pontuais. Entendemos a realidade de cada negócio e trabalhamos para garantir segurança jurídica e planejamento estratégico. Isso dá tranquilidade ao empresário e evita custos inesperados.”
Como a EOS pode ajudar sua empresa:
•Blindagem Trabalhista: Garantimos conformidade com a legislação, prevenindo multas e passivos.
•Consultoria Personalizada: Orientamos contratações e políticas internas, minimizando riscos jurídicos.
•Gestão Eficiente de Benefícios: Evitamos custos desnecessários e garantimos a satisfação dos colaboradores.
•Prevenção de Litígios: Atuamos de forma preventiva para proteger sua empresa de ações trabalhistas.

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Com prazo para adesão ao Simples Nacional até sexta-feira (31), mutirão de atendimento ao MEI prossegue em Dourados

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A primeira semana do Mutirão do MEI, em Dourados, atraiu diversos empreendedores que quiseram esclarecer dúvidas ou se regularizar. Ao todo, cerca de 300 atendimentos foram realizados entre os dias 20 e 24 de janeiro na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), a iniciativa vem para apoiar os empreendedores na adesão ou reenquadramento ao Simples Nacional, cujo prazo se encerra nesta sexta-feira (31).

Um dos microempreendedores que aproveitaram a oportunidade para se regularizar foi Zaqueu Gomes de Moura. O motorista procurou o mutirão na semana passada e, após resolver pendências, voltou ao Sebrae nessa segunda-feira (27) para solicitar o reenquadramento ao Simples Nacional. “Mesmo usando o aplicativo MEI Fácil e com acompanhamento de um contador, sempre sobrava algo para trás. O que realmente resolveu foi o atendimento do Sebrae, que é muito bom. Eles investigaram tudo, encontraram as pendências e me orientaram sobre como solucionar. Agora, finalmente, consegui entrar com o pedido de reenquadramento”, relatou.

A instrumentadora cirúrgica Rosenir da Silva Louveira também aprovou o atendimento do Sebrae. “É bem melhor do que ir a um setor onde cada funcionário sabe apenas uma parte, e você precisa ficar indo de um lado para o outro. Aqui, a gente conversa com uma única pessoa que entende tudo. Além da praticidade, tirei várias dúvidas e recebi orientações importantes sobre o MEI, incluindo detalhes sobre aposentadoria. Fiz as declarações anuais que faltavam e agora vou resolver as questões tributárias para solicitar o reenquadramento até o dia 31”, explicou.

Mais do que o suporte relacionado ao Simples Nacional, o Mutirão do MEI oferece diversos serviços relacionados aos microempreendedores como formalização, alteração cadastral ou baixa; emissão da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) e de guias para pagamento dos tributos mensais; além de esclarecimentos sobre prazos e obrigações fiscais.

Nesse contexto, Sonia Regina dos Santos Machado, proprietária da RS Salgaderia, formalizada como MEI há um ano, buscou o atendimento para fazer a declaração anual e imprimir as guias mensais. “Trabalho com salgados há oito anos e decidi me formalizar ano passado para emitir nota fiscal. Com o MEI em dia, fico mais segura e tranquila por estar legalizada. O Sebrae dá um suporte excelente, explicam tudo de forma clara, tanto presencialmente quanto pelo WhatsApp”, elogiou.

O jardineiro Francisco Gonçalves Donato é outro MEI que conta com o Sebrae para manter todas as contribuições em dia. “Hoje vim fazer a declaração anual e pegar a impressão das guias mensais. Eu sempre venho e sou bem atendido. Aprendi com meu pai a não deixar dívidas. Ninguém aparecia cobrando nada dele, sempre foi bem disciplinado com as finanças. Eu segui essa lição”, relembra Francisco.

Para aqueles microempreendedores que ainda precisam de auxílio, principalmente, em relação à adesão ou reenquadramento ao Simples Nacional, o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, destaca a importância de buscar atendimento com antecedência para garantir tempo suficiente diante dos trâmites necessários.

“Como essa é a última semana do prazo dado pela Receita Federal para a adesão ao Simples Nacional, as pessoas precisam estar atentas. Nossa equipe está focada em orientar e conduzir os procedimentos necessários para que os microempreendedores se regularizem e mantenham suas empresas ativas. Reforço o convite para procurarem os pontos de atendimento e obtenham informações sobre parcelamentos, quitação de dívidas tributárias e outros procedimentos relacionados ao reenquadramento”, destacou Faria.

Saiba onde encontrar atendimento:

Sebrae em Dourados – Dias: 27 a 31/01, 03 a 07/02. Endereço: Rua Joaquim Teixeira Alves, 4705 – Vila Industrial | Horário: 8h às 12h e 14h às 17h.

Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) – Dias: 27 a 29/01, 03 a 05/02. Endereço: Rua Joaquim Teixeira Alves, 1540, Centro | Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Central de Atendimento ao Cidadão – Dias: 27 a 29/01, 03 a 05/02. Endereço: Av. Presidente Vargas, 309, Centro | Horário: 7h30 às 13h30.

Supermercado Leve Max – Dias: 29/01, 30/01, 31/01, 05/02, 06/02 e 07/02 – Endereço: Av. Guaicurus, 500, Parque Alvorada| Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Assaí Atacadista – Dias: 27 a 31/01, 03 a 07/02. Endereço: Rua Coronel Ponciano de Mattos, 785, Conjunto Habitacional Terra Roxa | Horário: 8h às 12h e 13h às 17h.

Em Dourados o Mutirão do MEI segue até o dia 7 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 e pelo WhatsApp da Regional de Dourados (67) 3410-8800.

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS

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