Connect with us

Desenvolvimento

União Europeia diz ter interesse em retomar conversas para o acordo com o Mercosul

O governador fez uma apresentação aos 10 embaixadores, sobre as pontencialidades econômicas do Estado.

Publicado

on

A Missão Diplomática da União Europeia que está no Estado para conhecer as pontecialidades de negócios entre os mercados europeu e sul-mato-grossense teve seu primeiro compromisso nesta quinta-feira (25) com o governador Eduardo Riedel e o vice-governador José Carlos Barbosa. No encontro, que aconteceu pela manhã no Bioparque Pantanal após recepção feito no Receptivo do Parque do Prosa, o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, reafirmou o interesse do bloco europeu em retomar as conversas para formalizar um acordo com o Mercosul.

O governador fez uma apresentação aos 10 embaixadores, que compõe a Missão Diplomática dos estados membros da UE (Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, Chéquia, Lituânia, Chipre e Polônia) sobre as pontencialidades econômicas do Estado.

Em sua palestra com o tema “Encontro MS-EU: Potencialidades para o Desenvolvimento em Comum”, o governador Eduardo Riedel destacou como o Mato Grosso do Sul tem se preparado para receber novos investimentos sem descuidar da sustentabilidade ambiental.

“Toda a nossa estratégia está calçada nessas quatro diretrizes: próspero, digital, verde e inclusivo. Com uma taxa de desenvolvimento acima da média, não vamos deixar ninguém para trás, com políticas públicas e inserindo as pessoas dentro deste processo de prosperidade e desenvolvimento. Somos um Estado que se propõe a ter nas suas práticas a sustentabilidade. Temos três biomas, o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica. Do ponto de vista dos incentivos fiscais, isto é muito cobrado para a industrialização que vem para o Estado. A gestão do Estado é feita para que preservermos os biomas dentro da legalidade proposta. Um Estado que possa se modernizar do ponto de vista da tecnologia. Já estamos fazendo isso, mas também cobramos dos parceiros que venham para cá  esta mentalidade, com um novo modelo que a sociedade exige”.

Riedel lembrou que boa parte deste crescimento está vindo do capital privado sob formas de parcerias estratégicas. “Montamos um núcleo para identificar oportunidades de investimentos, como é o caso do saneamento. Daqui cinco anos, seremos o primeiro Estado do Brasil a atingir a universalização do saneamento básico nos seus 79 municípios”.

Aos embaixadores, o governador lembrou que o Estado passa por um crescimento vigoroso, ocupando a oitava posição entre os entes federados que mais gerou emprego. Na área de Educação, o chefe do Executivo estadual disse que o Mato Grosso do Sul se propõe a universalização do ensino público com 100% das escolas em tempo integral. “Hoje 60% das escolas estão funcionando neste regime e queremos concluir este mandato, oferecendo esta oportunidade para todos os alunos da Rede”.

Em seguida da palestra do governador, o secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, falou sobre o projeto de Carbono Neutro, do Governo Estadual . “O nosso objetivo é gerar a base metodológica para uma economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo e adaptando tecnologia para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, completou.

Verruck ainda ressaltou que o Estado participa de vários fóruns internacionais como “Race to Zero, “Under 2º Coalition” e “Declaração de Edimburgo”, e que as ações de descarbonização incluem unidades de geração de energia utilizando placas fotovoltaicas, biomassa, biometano, biodiesel, etanol de milho e hidrogêncio verde.

“No próximo dia 30, vamos inaugurar na Serra do Amolar, o Redd+ Pantanal, que será o primeiro projeto a certificar créditos de carbono”, disse Verruck.

O embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, destacou que com a Guerra na Ucrânia, houve uma preocupação maior da UE em buscar novas parcerias, que incluem o Brasil, e particularmente, o Mato Grosso do Sul.

“O mapa dos investimentos europeus na América Latina indica que 50% do capital da Europa investido é aplicado no Brasil e queremos investir em particular aqui, e existem temas que para nossas empresas são importantes. Acreditamos também neste esforço da transformação da economia. É um desafio combater as mudanças climáticas e proteger esta biodiversidade que vocês têm. Nós não temos a matriz verde energética que o Brasil possui, em particular no Mato Grosso do Sul. Isso vai exigir sacrifícios para nossos cidadãos europeus ainda mais agora com a agressão da Rússia à Ucrânia, isso se multiplicou. Podem contar com as empresas europeias para acompanhar este esforço”, ressaltou.

Segundo o embaixador, a covid-19 reforçou o avanço também na Europa no âmbito digital. “Recentemente fizemos em conjunto com o Brasil, a interligação entre Portugal e o Brasil, com cabo submarino EllaLink. A inclusividade social é uma regra de ouro para nós: não deixar ninguém para trás. Esta visita é um caminho com um objetivo muito forte e que agora tem a possibilidade de se realizar neste Estado. Vai ter um sentido muito claro, o nosso acordo União Europeia e Mercosul. Nós acreditamos que este acordo vai ser uma agenda para o futuro. Em parceria, somos iguais com princípios e valores democráticos, direitos humanos, sustentabilidade, e que tem relação com comércio e desenvolvimento sustentável, seja no agro ou na indústria”, finalizou o embaixador”.

Além do secretário Verruck, estavam presentes no encontro o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o secretário-adjunto de Educação, Edio Resende, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, o controlador da CGE, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o secretário da Setescc, Marcelo Miranda, a adjunta da pasta, Viviane Luiza, e o secretário de Infraestrutura, Hélio Pellufo.

Comitiva da UE

A embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, indagou o governador sobre as relações do Brasil com os vizinhos como parceiros e a economia do Estado como negócio sustentável. Riedel respondeu que a estratégia em pesquisa, ensino e inovação com instituições estaduais e federais instaladas em Mato Grosso do Sul oferecem um ambiente de aporte de recursos nas áreas prioritárias do Governo do Estado.

Com relação a integração regional, o governador argumentou que algumas iniciativas estruturais estão sendo feitas para tirar o Mercosul do papel.

“Vocês tiveram esses problemas lá atrás, existe ainda uma dificuldade prática e efetiva no relacionamento do Mercosul. O Mato Grosso do Sul, regionalmente, tem contribuído e feito a sua parte, como por exemplo, a Rota Bioceânica, que vai fomentar o comércio. Mas tem ainda a reforma tributária no país, que é essencial para retirar barreiras fiscais entre os estados. Tira a nossa competitividade e temos que criar condições para acabar com essas barreiras com tecnologia digital. Vamos inaugurar na semana que vem entre a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul um posto fiscal 100% digital. São câmaras que registram placas e notas fiscais, e acaba com a fila de caminhões. A tecnologia está a serviço da desburocratização”, informou o governador.

O embaixador de Malta, John Aquilina, perguntou sobre a interlocução do Mato Grosso do Sul com o governo federal em relação a economia estadual.

“O Governo Federal é fundamental na estratégia do Estado, ainda mais um [Estado] fronteiriço. No dia a dia, a aproximação se dá pelo Estado com cidades irmãs, mas com uma ponte como a da Rota Bioceânica, todas as estruturas alfandegárias são vinculadas ao Governo Federal. A nossa relação junto ao Itamaraty é muito importante para que se dê o avanço das relações entre os países, e isso tem sido feito com um diálogo aberto e estreito, além de investimentos pesados em infraestrutura como em ferrovias, seja com recursos privados ou públicos federais”, disse Riedel.

Já o embaixador de Portugal, Luís Felipe Melo, perguntou quais são as três propostas que o Governo Federal solicitou que os governadores apresentassem como prioritárias e se elas estão abertas a participação de outros países.

“As três obras que solicitamos no dia 9 de janeiro foi o acesso a ponte da Rota Bioceânica, uma obra de R$ 100 milhões de reais e mais R$ 30 milhões em infraestruturas alfandegárias, que está sendo financiada pela Itaipu Binacional e que não teríamos condições de fazer. Uma segunda obra são as ferrovias, e que seria uma concessão do Governo Federal ao capital privado. E ainda uma nova ferrovia saindo do Estado e chegando até o porto de Paranaguá e que pedimos o empenho do Governo Federal. Este projeto está sendo liderado pelos governos do Paraná e do Mato Grosso do Sul. E o terceiro pedido é na reestruturação de três rodovias federais: BR-163, BR-262 e BR-267”, completou.

Antes da reunião com o governador, a comitiva fez uma visita guiada ao complexo do Bioparque do Pantanal acompanhada da diretora do local, Maria Fernanda Balestieri.

Agenda

A delegação cumpriu ainda hoje agenda em um almoço com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, seguindo para um encontro com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Já à noite, os representantes se encontram com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, onde vão acompanhar uma apresentação sobre o “Panorama Geral do Agronegócio no Estado de Mato Grosso do Sul”.

Na sexta-feira (26), pela manhã, os chefes da Missão Diplomática seguem em Campo Grande para um encontro com o reitores de instituições de ensino do Estado, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na parte da tarde, a Missão Diplomática vai conhecer o projeto “Living Lab”, do Sebrae MS, e em seguida, participam de encontro com a sociedade civil na Aldeia Marçal de Souza. No sábado, os chefes da Missão, acompanhados dos cônjuges, vão a Aquidauana onde visitam o Pantanal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento

Dourados fará parte de pesquisa nacional do Ministério do Desenvolvimento Social

Publicado

on

Equipe da Semas acompanha Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Raquel Uchôa, o Cras do Parque do Lago II. Foto: A. Frota

O trabalho da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é destaque em pesquisa nacional sobre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O município foi o único selecionado para representar a região Centro-Oeste em um trabalho de campo que está sendo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento  Social e Combate à Fome,  em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) juntamente a outros quatro municípios do país – São Paulo-SP,  Curitiba-PR, Manaus- AM e Gravatá-PE.

A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon acompanha a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, Raquel Uchôa, que está em Dourados e visita órgãos ligados à Semas, nestes dias 15 e 16 de abril. As especificidades da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, que possui uma miscigenação cultural ampla, foram destacadas por Zarpelon, como fator que faz com que os serviços ganhem notoriedade e, ela destacou ainda a satisfação em fazer parte desta proposta, sempre com o foco em agregar em qualificação para a Semas.

Shirley Zarpelon celebra o reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado. “Foi excepcional quando nós ficamos sabendo que Dourados foi selecionada entre cinco municípios do Brasil,  então para nós, para o nosso SCFV que é o nosso carro-chefe nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que temos um amplo atendimento para imigrantes, também com a população indígena que possibilita para que as pessoas saiam da vulnerabilidade social é uma oportunidade grandiosíssima que vem para agregar ao nosso trabalho e levar o nome da nossa cidade para o Brasil a fora”, apontou.

Entre as visitas realizadas pela Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Raquel Uchôa, o Cras do Parque do Lago II foi contemplado na manhã desta quarta-feira (16). Juntamente com equipe da Proteção Social Básica e da Semas, ela falou sobre o reconhecimento do MDS para o trabalho da região e deste como referência para o país. “Dourados representa a região Centro-Oeste do Brasil neste estudo e isso é um reconhecimento do trabalho, das especificidades que se encontram nesse território”, ressaltou Raquel Uchôa. “O município recebeu muitos imigrantes nos últimos anos, concentra ainda os povos indígenas, então uma série de questões que faz com que a abordagem dada aqui, se adote metodologias e que essas sejam apresentadas para outras cidades do Brasil”, completou.

Conforme explica Uchôa, após as visitas, um relatório é elaborado e o trabalho para aperfeiçoamento dos serviços continua. Ela destaca ainda a “conexão” que a ação vai proporcionar ao município com outras cidades do país. “Quando a gente vai a campo, a gente estabelece um vínculo com a gestão e a partir daí, seguimos o diálogo que é quando a gente vai pensar nos parâmetros para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, ressaltou. “A ideia é que Dourados dialogue com São Paulo, com Curitiba, Manaus, com Gravatá e que esse intercâmbio ao final do processo fortaleça ainda mais os serviços oferecidos”, apontou.

VÍNCULOS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em Dourados, acontece em todos os Cras (Cachoeirinha, Vila Vargas, Canaã I, Parque do Lago II, Guaicurus, Indígena, Jóquei Clube), CCI Andre’s Chamorro e Maria Martiniano de Brito, além de quatro OSCs (Ação Familiar Cristã, Casa Criança Feliz, Instituto Fuzy e Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto – CEIA).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa fortalecer laços familiares e comunitários de acordo com a faixa etária dos usuários e tem como objetivo prevenir e proteger as pessoas que vivenciam vulnerabilidades e riscos relacionais e sociais, a partir do desenvolvimento de habilidades pessoais e relacionais, por meio da convivência em grupo; propiciar oportunidades para escuta, valorização e reconhecimento do outro, produção coletiva, exercício de escolhas, tomada de decisões sobre a própria vida e do grupo; possibilitar diálogo para a resolução de conflitos e divergências, reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas, experiência de escolhas e situações vividas e admiração das diferenças.

Intenção é que ‘intercâmbio’ entre Dourados e outras cidades do país ajude a agregar aos serviços. Foto: A. Frota

Continue Lendo

Desenvolvimento

Secretaria de Desenvolvimento apresenta avanços em inovação nos 100 dias de governo

Publicado

on

Secretário Antônio Freire destaca os avanços importantes em diversas frentes da área do desenvolvimento econômico em Dourados – Foto: A. Frota

Nos primeiros 100 dias à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semds), o secretário Antônio Freire destacou avanços importantes em diversas frentes, como a facilitação para instalação de empresas, incentivo ao empreendedorismo e investimentos no turismo rural. A Secretaria realizou diversos atendimentos a empresários que buscaram informações sobre incentivos fiscais e benefícios para se instalar em Dourados. Algumas empresas já solicitaram formalmente isenções tributárias iniciais.

Freire ressaltou também as articulações com o Governo do Estado para garantir a transferência do Distrito Industrial de Dourados (DID) ao município e discutir melhorias no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Outra ação estratégica foi o levantamento de dados para atualização anual da Base do Perfil Socioeconômico do município.

A Secretaria intensificou o mapeamento das potencialidades do turismo rural, realizando visitas técnicas em propriedades para incentivar formalização e inclusão no Cadastur. Além disso, atualizou a adesão de Dourados no Mapa do Turismo Brasileiro, possibilitando acesso a recursos federais e uma gestão mais eficiente do setor. Um calendário municipal de eventos turísticos está em fase final de elaboração, visando promover cultura, lazer e impulsionar a economia local.

Destaca-se ainda a criação do projeto “Protocolo Digital”, desenvolvido em parceria com o Sebrae e várias secretarias municipais. A iniciativa visa modernizar o atendimento público por meio da digitalização dos processos administrativos.

Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fortaleceu parcerias com o Sebrae e instituições financeiras, visando capacitações técnicas e melhor acesso ao crédito para empreendedores locais. Além disso, realizou melhorias estruturais, como a implantação de agendamento on-line e reorganização física do espaço de atendimento.

O lançamento do evento mensal “Café com Empreendedores” estimulou o networking e a troca de experiências. Também foi criado o projeto “MEI Conectado” voltado à inclusão digital de empreendedores das periferias e aldeias.

PRÓXIMOS PASSOS

Entre os resultados mais expressivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está a redução de 40% no tempo médio de atendimento ao MEI e maior interiorização das ações de empreendedorismo. Nas próximas etapas, está prevista a implantação do Plano Anual de Capacitações, mentorias locais, parceria com universidades e campanhas de conscientização sobre a formalização empresarial.

A credibilidade do município junto ao setor produtivo, seja ele da agroindústria, empresarial e comercial, está sendo resgatada através do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. “Esses primeiros 100 dias foram fundamentais para consolidar um ambiente mais simples, acessível e inovador para o empreendedorismo e o turismo em Dourados”, enfatizou Antônio Freire. “Seguimos trabalhando para ampliar essas conquistas”, finalizou o secretário.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Desenvolvimento

Dourados vai ganhar o prédio mais alto de Mato Grosso do Sul com 44 andares

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho recebeu em seu gabinete o sócio-proprietário da Vifran, Salvador Franzese, e o coordenador de vendas Robson Ruedell – Foto: A. Frota

Dourados está prestes a entrar para o seleto grupo das cidades com arranha-céus no Brasil. Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito Marçal Filho recebeu em seu gabinete representantes da Vifran Construtora, que anunciaram um investimento histórico para o município: a construção de um edifício de 44 andares e 140 metros de altura, que será o mais alto de Mato Grosso do Sul.

Com investimento estimado em R$ 150 milhões, o empreendimento será erguido em um terreno desmembrado da tradicional Escola Imaculada Conceição, localizado entre as ruas Ponta Porã, Olinda Pires e Albino Torraca, em uma das regiões mais valorizadas da cidade.

O sócio-proprietário da Vifran, Salvador Franzese, e o coordenador de vendas Robson Ruedell estiveram com o prefeito para apresentar o projeto, que contempla ambientes comerciais nos primeiros pavimentos e residenciais nos demais andares. A proposta simboliza um marco para o processo de verticalização do município, que vem se intensificando nos últimos anos.

Segundo Salvador, a escolha por Dourados se deu após pesquisas de mercado que apontaram o potencial da cidade para receber um empreendimento dessa magnitude. “Dourados é uma cidade pujante, especialmente no setor imobiliário, o que nos motivou a trazer o maior prédio do estado para cá”, destacou.

O prefeito Marçal Filho celebrou o anúncio e reforçou que o novo edifício eleva Dourados a um novo patamar de desenvolvimento urbano. “Esse empreendimento mostra o potencial e o poder econômico de Dourados. Temos condomínios de luxo que são referência nacional, e agora teremos também o prédio mais alto de Mato Grosso do Sul. Isso prova que a cidade está preparada para crescer ainda mais”, afirmou.

Marçal também ressaltou que, nesses primeiros três meses de mandato, tem trabalhado com sua equipe técnica para facilitar a vida dos investidores, promovendo um ambiente favorável para novos negócios. “Estamos desenvolvendo projetos que melhorem a infraestrutura urbana, para que o poder público acompanhe o ritmo de crescimento da cidade”, disse.

A Vifran Construtora, responsável pela obra, tem 47 anos de atuação no mercado imobiliário, com sede em Valinhos (SP). A empresa é reconhecida por projetos em diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas e da Baixada Santista, incluindo loteamentos, imóveis residenciais, comerciais e empreendimentos hoteleiros.

Com esse novo projeto, Dourados reforça sua vocação para o desenvolvimento urbano e imobiliário, e se posiciona como uma das cidades mais promissoras do interior do Brasil.

Maquete do prédio a ser construído pela Vifran Construtora

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67