Connect with us

Esportes

Com expectativa de 2 mil corredores e novidades, Maratona de Campo Grande é lançada oficialmente

A prova acontecerá no dia 2 de julho e terá grandes novidades aos corredores profissionais e demais participantes

Publicado

on

A 2ª edição da Maratona de Campo Grande foi oficialmente lançada nesta terça-feira (2), em solenidade realizada no Bioparque do Pantanal, com a presença de representantes do poder público, parceiros, atletas, iniciativa privada e entusiastas do esporte. A prova acontecerá no dia 2 de julho e terá grandes novidades aos corredores profissionais e demais participantes. A expectativa é de que duas mil pessoas marquem presença no evento. A Maratona tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Durante a cerimônia de lançamento, foram anunciadas algumas novidades, sendo a principal delas a homologação da maratona, cujo percurso de 42 quilômetros e 195 metros será aferido e medido pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), com presença de arbitragem durante a prova para conferência de resultados, o que garante ainda mais segurança a todos os atletas inscritos. Além de permitir ao atleta usar seu tempo aferido para participar de provas nacionais, o corredor poderá obter pontuação para pleitear o Bolsa Atleta.

“A Maratona de Campo Grande já mostrou que veio para ficar pela organização de qualidade, causando um impacto não só para os amantes de corrida e de esporte, mas também para a economia do nosso Estado. Um evento dessa magnitude reúne competidores de Mato Grosso do Sul, do Brasil e até de fora, gerando também um grande fluxo turístico”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, pontua que a Maratona está alinhada aos pilares da transversalidade. “Sem dúvidas, a Maratona de Campo Grande é um evento que se encaixa perfeitamente nos novos princípios do Governo de Mato Grosso do Sul, prezando sempre pela transversalidade. Neste caso, o esporte, a cultura e o turismo caminham juntos, o que proporciona uma competição de qualidade técnica para os corredores e também experiências culturais e turísticas a todos os participantes”.

A Maratona terá largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Afonso Pena, e percurso pelas ruas da capital. A prova terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km, 21 km e o kids, para crianças de 3 a 13 anos. “A organização da prova ficou muito feliz com a realização do evento, porque a gente conseguiu reunir atletas, simpatizantes, poder público e privado, e esse era nosso intuito com o lançamento da maratona, apresentar o evento para a cidade, quais os aspectos positivos que a gente traz, qual o movimento na economia, e acho que cumprimos esse papel”, avalia a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro.

O trajeto percorrido pelos corredores vai passar pelos principais pontos da cidade e apresentar Campo Grande tanto para quem vem de fora como para quem mora aqui e poderá ter um novo olhar sobre trechos normalmente percorridos só de carro. Além das provas, haverá outras programações na Cidade da Maratona, de 30 de junho a 2 de julho, como shows, palestras e atrações culturais com entrada franca. Na primeira edição foram mais de mil participantes, e para 2023 a expectativa é de 2 mil corredores em todas as modalidades e cerca de 7 mil pessoas circulando pelo evento. Haverá distribuição de cerca de R$ 10 mil em premiações para os primeiros colocados. As inscrições estão no terceiro lote e as vagas são limitadas.

“A principal mudança é a criação da Cidade da Maratona, nos altos da Avenida Afonso Pena, que é de onde vão largar as provas, esse espaço será aberto ao público e queremos convidar todo mundo de Campo Grande para participar, assistir as palestras, os shows, estar presente nesse movimento do esporte. Outra novidade é que haverá premiação por categoria de faixa etária nos três percursos”, enfatiza Kassilene Cardadeiro.

O Bioparque Pantanal, que firmou parceria com a Maratona de Campo Grande para distribuição de vouchers de entrada facilitada para os inscritos, sediou o evento, simbolizando as belezas da Capital e do Estado que os visitantes terão a oportunidade de conhecer. “O Bioparque Pantanal se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, e turistas de todos os estados brasileiros e de mais de 90 países já visitaram o complexo. Por isso, realizar esta parceria com a Maratona de Campo Grande, que colocou nossa capital no seleto circuito mundial de cidades que sediam maratonas, é fundamental para a promoção do esporte e do turismo consciente e sustentável em Mato Grosso do Sul”, comenta a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

Para a segunda edição, um dos principais parceiros na realização da prova será a MSGás – Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul. “Quero destacar a iniciativa da Kassilene por nos proporcionar a oportunidade de participar como apoiadores master da prova, pela importância da Maratona de Campo Grande como indutora da prática esportiva, para o turismo e a cultura regional. Não podemos esquecer do apoio do Governo do Estado e da Commit, sócios da MSGás. Desejo muito sucesso”, comenta Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS.

Para se inscrever é preciso fazer a inscrição pelo site https://maratonadecampogrande.com.br/.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Prefeito recebe alunos do Caic que vão disputar Jogos Escolares Estaduais na capital

Publicado

on

Jogadores foram recebidos no gabinete do prefeito e foram incentivados para levar o nome de Dourados ainda mais longe no esporte- Foto: A. Frota

Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Marçal Filho recebeu os alunos da Escola Municipal Neil Fioravanti (Caic) que participam do projeto Educart – “Cuidando com Educação, Esporte e Arte” – na modalidade futsal. Os estudantes representarão Dourados nos Jogos Escolares Estaduais, que acontecem entre os dias 15 e 22 de junho, em Campo Grande. O encontro, marcado por incentivo e descontração, contou também com a presença do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

A equipe sub-14 garantiu a classificação para a competição após conquistar o título dos Jogos Escolares de Dourados em 2025. Agora, os jovens atletas levam o nome do município para a etapa estadual, em busca de mais uma conquista para o esporte escolar douradense.

Durante a recepção, o prefeito Marçal Filho parabenizou os estudantes pelo desempenho e destacou a importância do esporte na formação dos jovens. “Vocês já são vencedores por chegarem até aqui. Levem o nome de Dourados com orgulho, disciplina e espírito de equipe. O esporte ensina valores que vocês levarão para toda a vida”, afirmou.

O técnico da equipe, Adalberto Alves Viana, ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos com o grupo e a dedicação dos atletas para alcançar a vaga na competição estadual. “Essa classificação era uma meta nossa e foi conquistada com muito esforço. Trabalhamos com esses alunos há três anos e a cada competição percebemos a evolução deles. A expectativa é muito boa porque temos um grupo unido, com um coletivo forte e atletas bastante comprometidos”, destacou.

Segundo o treinador, a equipe é formada por nove alunos, número definido pelo regulamento da competição. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A diretora da Escola Municipal Neil Fioravanti, Irene Viana, enfatizou a parceria da prefeitura no fortalecimento das atividades esportivas e no desenvolvimento dos estudantes. “O apoio da Prefeitura de Dourados tem sido fundamental para que nossos alunos tenham estrutura adequada para treinar e desenvolver seus talentos. O projeto Educart proporciona oportunidades que vão muito além das quadras, contribuindo para a formação cidadã desses jovens”, ressaltou.

Para o jogador Lucas Vilhalba, atacante da equipe campeã dos Jogos Escolares de Dourados, o momento é de expectativa e confiança. “Estamos muito alinhados, buscamos fazer um bom trabalho em equipe e estamos esperançosos para alcançar o título”, afirmou.

Continue Lendo

Esportes

Meia Maratona do Fogo terá modalidade inédita para crianças e prova será 100% em Dourados

Publicado

on

Equipe da organização do evento esteve reunida com o prefeito Marçal Filho e com a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly- Foto: A. Frota

A contagem regressiva para um dos eventos esportivos mais aguardados de Dourados já começou. A 7ª edição da Meia Maratona do Fogo será realizada no dia 12 de julho, a partir das 6h, com largada e chegada no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida Presidente Vargas. As inscrições já estão abertas e a expectativa é reunir atletas, famílias e a comunidade em uma grande celebração ao esporte, à saúde e ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. A prova será 100% pelas ruas de Dourados, com os atletas passando por importantes vias até retornar ao Corpo de Bombeiros para a chegada.

Na manhã desta segunda-feira (25), representantes da organização estiveram reunidos com o prefeito Marçal Filho e com a diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Sandra Giselly Amaral, para alinhar os detalhes da prova e fortalecer o planejamento do evento, que volta a ganhar destaque após o sucesso da retomada em 2025.

A principal novidade deste ano é a criação da Corrida Kids “Foguinho”, modalidade recreativa voltada às crianças, pensada para incentivar a participação das famílias e despertar na infância o interesse pela prática esportiva. A proposta é transformar a Meia Maratona do Fogo em um evento ainda mais inclusivo, reunindo competidores profissionais, corredores amadores e famílias em um momento de integração através do esporte.

Para o prefeito Marçal Filho, a Meia Maratona do Fogo vai além da competição esportiva e representa um incentivo à qualidade de vida e à aproximação da comunidade com o Corpo de Bombeiros. “É um evento que promove saúde, bem-estar e ainda homenageia os bombeiros militares, profissionais que desempenham um trabalho essencial para nossa população”, destacou.

A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, ressaltou a importância da participação popular no evento. “Nossa expectativa é envolver toda a comunidade em um momento de lazer, integração e incentivo à prática esportiva, fortalecendo os hábitos saudáveis entre crianças, jovens e adultos”, afirmou.
A programação contará com provas de 21 quilômetros, 10 quilômetros e a Corrida Kids Foguinho. Para a Meia Maratona do Fogo, de 21 quilômetros, serão disponibilizadas 200 vagas, com inscrição no valor de R$ 100. Já a Corrida do Fogo, de 10 quilômetros, terá 100 vagas e inscrição de R$ 80. A Corrida Kids Foguinho contará com 50 vagas e inscrição de R$ 50.

A organização também disponibilizará valor promocional de R$ 60 para participantes das provas de 21 km e 10 km que sejam militares da ativa e reserva, doadores regulares de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e idosos acima de 60 anos, mediante comprovação. Os benefícios não são cumulativos.
A tenente-coronel Cláudia Karoline Rodrigues Ribeiro Porto enfatizou a retomada da tradição esportiva e a aproximação da corporação com a população. “A corrida incentiva o cuidado com a saúde mental e física, além de ser um momento de confraternização. Somos gratos aos parceiros, à população que participa e ao apoio do prefeito Marçal Filho para fortalecer esse evento que também celebra o Dia do Bombeiro Militar”, disse.

As provas de 21 km e 10 km terão largada e chegada no Quartel do Corpo de Bombeiros de Dourados, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1167, na Vila Progresso. Os percursos completos, mapas, horários e orientações logísticas serão divulgados em breve pela organização. As competições contarão com cronometragem eletrônica por chip obrigatório, enquanto a Corrida Kids terá caráter participativo e recreativo.

Os atletas disputarão categorias gerais masculina e feminina, além de categorias militares e divisões por faixa etária. Todos os participantes que concluírem as provas receberão medalha de participação. Os melhores colocados poderão receber troféus, medalhas especiais e premiação em dinheiro, conforme divulgação oficial da organização.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.kmaisclube.com.br/eventos/7-meia-maratona-do-fogo-dourados-2026/DwIT7uJfc53dVFnQ7dq4 até 20 dias antes do evento ou enquanto houver vagas disponíveis.

Continue Lendo

Esportes

Prefeitura amplia oportunidades no esporte e abre vagas para aulas gratuitas de handebol

Publicado

on

Ginásio Municipal terá novas turmas de handebol masculina e mista- Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), está com novas vagas abertas para aulas gratuitas de handebol no Ginásio Municipal. A ação integra o projeto “Esporte que Cuida” e segue o direcionamento da gestão do prefeito Marçal Filho, que tem investido na ampliação do acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, incentivo à saúde e desenvolvimento social.

A iniciativa busca incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes, além de contribuir na formação de atletas para integrar as equipes de rendimento da Funed na modalidade. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas por turma, organizadas em duas categorias.

Para o handebol masculino, voltado a jovens de 15 a 17 anos, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h. Já a turma mista, destinada a participantes de 12 a 14 anos, terá atividades às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30. Todas as aulas serão realizadas no Ginásio Municipal de Dourados.

A Funed reforça que o esporte desempenha papel fundamental na promoção do bem-estar, da disciplina, da saúde e da inclusão social, oferecendo aos participantes oportunidades de crescimento pessoal e esportivo.

Os interessados devem procurar a sede da Funed, localizada no Complexo Jorge Antonio Salomão, o “Jorjão” , das 7h às 17h, ou comparecer diretamente ao local das aulas para mais informações e inscrição. As matrículas são realizadas somente presencialmente.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67