fbpx
Connect with us

Geral

PF abre inquérito para investigar denúncias de espionagem pela Abin

Trabalhos serão conduzidos pela Diretoria de Inteligência Policial

Publicado

on

A Polícia Federal (PF) determinou nesta quinta-feira (16) a instauração de um inquérito para investigar denúncias de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) monitorou celulares de milhares de brasileiros durante os três primeiros anos do governo Jair Bolsonaro. A informação foi publicada pelo jornal O Globo na última terça-feira (14) e confirmada pela Abin no dia seguinte.

Segundo a agência, o contrato de uso do software de localização teve início no final de 2018, ainda no governo Michel Temer, e foi encerrado em 8 de maio de 2021. O programa, chamado FirstMile, foi comprado por R$ 5,7 milhões da empresa israelense Cognyte, com dispensa de licitação. A ferramenta permitia o monitoramento de até 10 mil celulares a cada 12 meses, bastando digitar o número da pessoa. Além disso, a aplicação criava históricos de deslocamento e alertas em tempo real da movimentação dos aparelhos cadastrados.

“A solução tecnológica em questão não está mais em uso na Abin desde então [8 de maio de 2021]. Atualmente, a Agência está em processo de aperfeiçoamento e revisão de seus normativos internos, em consonância com o interesse público e o compromisso com o Estado Democrático de Direito”, informou a Abin, em nota. A investigação da PF será conduzida pela Diretoria de Inteligência Policial.

Denúncia na ONU

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro foi denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU), durante a 52ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, realizada na última terça-feira, pelo uso desordenado de tecnologias digitais e sistemas de monitoramento no período da pandemia de covid-19. As organizações não governamentais (ONGs) Conectas, Artigo 19, Data Privacy Brasil e Transparência Internacional Brasil, responsáveis pela denúncia, pediram à ONU que questione o Brasil sobre o uso dessas tecnologias e o tratamento dos dados coletados durante a pandemia.

Segundo o documento apresentado na ONU, entre 2020 e 2022 foram utilizadas tecnologias digitais para a coleta de dados biométricos, de geolocalização e informações de saúde da população sem a devida transparência e participação da sociedade civil. As instituições envolvidas na denúncia afirmaram ainda que a fragilidade dos mecanismos de controle e a indisposição dos órgãos responsáveis por monitorar o uso dessas tecnologias de modo efetivo foram fatores decisivos para o agravamento do problema.

Além disso, as organizações manifestaram preocupação com o aumento dos gastos governamentais em equipamentos de vigilância e software espião, com destaque para o campo da segurança pública e da inteligência estatal. Na avaliação das entidades, tais ações violam os direitos fundamentais de liberdade de expressão, associação, privacidade e intimidade.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

Geral

Invista na sua Vitrine: um guia completo para o varejista inteligente em 2024

Investir na sua vitrine é um investimento em resultados. Ao seguir essas dicas, você estará mais próximo de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Publicado

on

A vitrine: seu principal vendedor silencioso

Em um mundo cada vez mais visual, a vitrine de sua loja é a sua maior aliada para atrair clientes e impulsionar as vendas. Pensando nisso, preparamos um guia completo e prático para te ajudar a criar vitrines impactantes e que gerem resultados reais.

6 dicas para uma vitrine de sucesso em dezembro de 2024:

1.Aposte na Sazonalidade: Dezembro é sinônimo de festas e celebrações! Aproveite essa época para renovar sua vitrine e criar um clima natalino. Use elementos decorativos típicos da data, como árvores de Natal, guirlandas e presentes. Além disso, pense em temas específicos como “Natal em família”, “Réveillon na praia” ou “Presenteie quem você ama”. Essa personalização irá conectar emocionalmente o seu cliente com a sua marca. Quer regionalizar? Aproveite as características sul-mato-grossenses e abuse da criatividade, criando um clima de fim de ano com elementos e a cultura do nosso Estado. Isso conecta, aproxima e atrai um público bem “nichado”.

2. Cuide da Iluminação: A iluminação é fundamental para criar um ambiente agradável e destacar os produtos. Use luzes quentes e aconchegantes para também criar esse clima natalino e convidativo que tanto falamos aqui. Direcione os focos de luz para os produtos mais importantes, criando um efeito de destaque.

3. Conte uma história: Transforme sua vitrine em um convite para uma viagem dos sonhos. Crie cenários que despertem a imaginação do seu cliente e o convide a entrar em seu mundo. Por exemplo, se você vende roupas, monte uma vitrine com um cenário de praia, com roupas leves e acessórios coloridos. E por que não já dar opções de looks para vários momentos do dia do seu cliente ou mesmo para toda a família? Em tempos “instagramáveis” muita gente adora ter a mesma paleta de cores, o mesmo estilo para “também” contarem histórias em seus perfis sociais. Ah… deixe a proposta clara nas suas propagandas.

4. Aposte nas cores: As cores têm o poder de transmitir emoções e influenciar as decisões de compra. Use cores vibrantes como vermelho e verde para criar um clima natalino. Mas não se esqueça de equilibrar as cores, utilizando tons neutros para destacar os produtos.

5. Menos é mais: Evite sobrecarregar a vitrine com muitos produtos. Selecione os itens mais importantes e destaque-os. Crie um layout clean e organizado, que facilite a visualização dos produtos.

6. Inove com tecnologia: Utilize QR Codes para conectar sua vitrine ao mundo digital. Crie promoções exclusivas, ofereça descontos para quem seguir suas redes sociais ou incentive os clientes a participarem de concursos culturais. Essa interação vai gerar engajamento e fortalecer o relacionamento com a sua marca.

As vantagens de investir na sua vitrine:

  • Aumenta o tráfego na loja: Uma vitrine atrativa chama a atenção dos passantes e os convida a entrar na loja.
  • Impulsiona as vendas: Uma vitrine bem elaborada ajuda a vender os produtos expostos e aumenta o ticket médio.
  • Fortalece a marca: Uma vitrine bem cuidada transmite uma imagem positiva da sua marca e a diferencia da concorrência.
  • Melhora a experiência do cliente: Uma vitrine bonita e bem organizada proporciona uma experiência de compra mais agradável.

Conclusão:

Investir na sua vitrine é um investimento em resultados. Ao seguir essas dicas, você estará mais próximo de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

 

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Prefeito Nelson Cintra participa do XV Fórum de Representantes do Gran Chaco Americano na Bolívia

A comitiva brasileira foi composta por Regina Heyn, vereadora; pela vice-prefeita eleita, Dra. Andreara Castro

Publicado

on

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, esteve em Villa Montes, Bolívia, para participar do XV FORO DE REPRESENTANTES DO GRAN CHACO AMERICANO. A comitiva brasileira foi composta por Regina Heyn, vereadora; pela vice-prefeita eleita, Dra. Andreara Castro; e pelos vereadores eleitos Marcela Quinones, Elisangela Corrêa e Kleber Loubet.

O evento, liderado pela governadora executiva do Desenvolvimento Regional de Villa Montes, Karen Sánchez, reuniu autoridades da Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil, além de convidados especiais e representantes de organismos internacionais. Durante o fórum, Karen Sánchez transferiu a presidência do Gran Chaco Americano para Jorgelina Rolón, de Filadélfia, Paraguai.

Propostas debatidas e aprovadas

A plenária aprovou diversas propostas estratégicas para a integração e desenvolvimento do Gran Chaco Americano, entre as quais:

• A criação de um novo Corredor Bioceânico Central, com Villa Montes – Bolívia, como parte do trajeto, constituindo uma alternativa ao Corredor Bioceânico de Capricórnio.

• A solicitação ao Governo do Paraguai, por meio do Governador de Boquerón, para a construção do trecho Cruce Don Silvio – InfanteRivarola.

• A elaboração de um Plano Trinacional para a restauração do leito principal do rio Pilcomayo, com ações de dragagem e a participação dos países membros.

Além disso, foram discutidos temas prioritários para o desenvolvimento regional, como:

• Gestão da água

• Turismo sustentável

• Mudanças climáticas e meio ambiente

• Conservação do rio Pilcomayo

• Corredores bioceânicos

• Explorações sísmicas

• Intercâmbio comercial

Compromisso com a integração regional

O fórum reafirmou o compromisso dos países membros em promover a cooperação regional e impulsionar iniciativas que beneficiem o Gran Chaco Americano.

Nelson Cintra destacou a relevância da presença de Porto Murtinho no evento, afirmando que iniciativas como essas fortalecem a integração internacional e geram novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o município e a região.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Colaborador do Sesi integra seleção brasileira campeã pan-americana de futsal de surdos

Marcos Paulo trabalha como técnico de suporte na unidade do Sesi em Dourados.

Publicado

on

O colaborador do Sesi Marcos Paulo de Aguiar fez parte da seleção brasileira que conquistou o tricampeonato nos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024, modalidade futsal. A competição reuniu equipes de 17 países e foi disputada entre os dias 10 e 16 de novembro, em Canoas (RS).

A campanha do time de futsal contou com vitórias sobre Colômbia, Uruguai, Jamaica e Venezuela. Na decisão pela medalha de ouro, a seleção brasileira derrotou a Argentina por 4 a 0.

Marcos Paulo trabalha como técnico de suporte na unidade do Sesi em Dourados. Ele foi o único representante da cidade na seleção brasileira de futsal de surdos.

“Para nós, douradenses é motivo de muito orgulho termos participado dessa vitória. Agradeço de modo especial à Escola Sesi de Dourados, um dos principais apoiadores e parceiros. Agora, aguardo ser selecionado para representar o Brasil no campeonato internacional na Itália em 2025”, disse Marcos Paulo.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67