Connect with us

Segurança Pública

Dicas simples podem garantir a segurança digital e evitar dores de cabeça

A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.

Publicado

on

A segurança digital ainda é uma das maiores preocupações, e desafios, para quem utiliza a internet. Acessar redes sociais, e-mails, aplicativos de bancos, entre tantas outras opções, pode se tornar uma grande dor de cabeça se dados e informações pessoais vazarem. No entanto, colocar em prática dicas simples de segurança pode assegurar uma navegação mais segura.

A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.  Evitar senhas fáceis, como datas de nascimento, números sequenciais ou abreviação de nomes pode impossibilitar o acesso de pessoas más intencionadas. Outra estratégia pode incluir a mudança frequente de senha. De acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em 2018 foram registradas 99 ocorrências de invasão de dispositivo informático, contabilizando celulares e computadores. Neste ano o número de registros saltou para 698.

“A senha é a chave de acesso para aplicativos de bancos, redes sociais e e-mails, portanto, deve-se evitar que elas remetam à informações pessoais. Outra possibilidade é modificar a senha uma vez por ano para dificultar”, explicou o investigador de polícia e especialista em Segurança da Informação, Michel Weiler Neves.

Segundo ele, existem aplicativos, conhecido como “Ataque Dicionário”, que mesclam informações pessoais e geram possíveis senhas tomando como base os dados que são disponibilizados em redes sociais ou outros aplicativos. “E exatamente por este tipo de invasão, o ideal é manter redes sociais bloqueadas para evitar este tipo de exposição”.

Outra orientação importante é ter senhas distintas para e-mails, aplicativos, sites de bancos e redes sociais.  “Se houver necessidade de recuperar a senha, caso aconteça o roubo da conta, é imprescindível que a senha de recuperação do acesso seja diferente. Uma dica valiosa é ter uma senha para cada área, como e-mails, redes sociais, sistema de trabalho e uso pessoal, dificultando o acesso de hackers”.

Segundo Michel, utilizar senha de descarte também é uma opção a mais na segurança. “Para aqueles sites onde é necessário fazer o cadastro, mas que possivelmente não acessaremos mais, é interessante ter uma senha de descarte, utilizada somente para estes casos”.

O investigador alerta que, além do cuidado na criação de uma senha segura, é importante configurar a segurança dos acessos de sites e serviços na internet, como as redes sociais, ativando a verificação em duas etapas, aumentando assim segurança. “A verificação em duas etapas é um mecanismo de segurança, que adiciona um segundo fator de autenticação à sua conta de usuário. Caso a senha seja descoberta por pessoas não autorizadas, será exigido esta segunda autenticação, dificultando o acesso indevido”.

Navegação

Para navegar de forma de segura, um dos maiores alertas fica para o acesso à internet utilizando redes de wi-fi públicas. “O melhor é evitar utilizar essas redes, mas se for imprescindível, recomenda-se usar a tecnologia VPN”. Conforme explicou Michel, “Virtual Private Network”  (Rede Privada Virtual) é um serviço que estabelece uma conexão de rede protegida, ideal para redes não seguras. As VPNs criptografam o tráfego de internet e disfarçam sua identidade online. Isso dificulta o rastreamento de suas atividades e o roubo de seus dados. A criptografia ocorre em tempo real.

Também como medida de segurança é importante utilizar, mesmo em casa, um antivírus – software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus. “Existem alguns antivírus gratuitos, caso a pessoa não disponha de recursos. O objetivo principal deles é detectar e eliminar o vírus no computador ou no dispositivo móvel e bloquear acessos indesejados no dispositivo”, afirmou Michel.

Ainda conforme a Sejusp, foram registradas 506 ocorrências de golpes pela internet (Estelionato) em 2018. A quantidade de ocorrências saltou para 4.910 registros no ano passado.

Para fugir destes golpes, segundo Michel, é importante evitar sites suspeitos, onde a “oferta” é sempre muito grande. “É muito comum que os hackers utilizem sites de leilão ou sites que terceirizam a venda de produtos para criar golpes. Existem aplicativos, também gratuitos, que ajudam nestes casos, já que ele podem detectar se o site é ou não seguro para a navegação”. Michel ainda recomenda que o usuário tome cuidado com os resultados patrocinados trazidos por pesquisadores na internet, já que os golpistas podem utilizar deste recurso para seu anúncio ou site ficar em destaque.

Links desconhecidos, recebidos por e-mail ou pelo WhatsApp, devem ser acessados com muita cautela. “Também é preferível acessar os sites de bancos, por exemplo, diretamente pelo site oficial ou pelo aplicativo. Isso é mais seguro do que acessar algum link recebido por e-mail ou SMS”.

Michel explica que uma opção bem vantajosa na hora de comprar pela internet com cartão de crédito é utilizar o cartão virtual, oferecido pela maioria dos bancos hoje em dia. “Com esse cartão é possível ter algumas vantagens como limitar o valor de compra e ainda excluir o cartão após utiliza-lo. Se o criminoso tiver rastreado suas informações, ainda assim, ele não vai conseguir usar o cartão porque ele foi desabilitado”.

No entanto, se com todos os cuidados os dados pessoais forem hackeados ou se a vítima cair em algum tipo de golpe, a orientação é registrar o Boletim de Ocorrência. Quanto antes o registro for feito, mais rápida pode ser a recuperação do acesso ou dos dados.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança Pública

Forças de segurança discutem criação de lei sobre uso de cicloelétricos e veículos autopropelidos

Publicado

on

Reunião nesta terça-feira discutiu criação de lei para regulamentar o tráfego de cicloelétricos e veículos autopropelidos nas vias públicas de Dourados. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta terça-feira (14) reunião de trabalho na Escola Pública de Trânsito (EPT) com representantes das forças de segurança e fiscalização que atuam no setor de trânsito do município.

Participaram do encontro o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Detran-MS e Polícia Militar. O objetivo foi discutir a criação de uma lei municipal que regulamente o uso de cicloelétricos e veículos autopropelidos (patinetes elétricos, por exemplo) nas vias de Dourados, garantindo maior segurança, fluidez e organização no tráfego urbano.

De acordo com o presidente da Agetran, Juscelino Cabral, o número crescente dos cicloelétricos tem exigido novas medidas de controle e conscientização. “Precisamos alinhar regras e responsabilidades para que o uso desses meios de transporte aconteça com segurança, sem comprometer a integridade dos usuários nas vias”, destacou.

A justificativa para a proposta está na necessidade de adequar o trânsito de Dourados à nova realidade da mobilidade urbana, que vem sendo transformada pela chegada de veículos elétricos individuais. “A ausência de regulamentação específica tem gerado situações de risco, conflitos no tráfego e dificuldades de fiscalização, o que reforça a importância de uma legislação atualizada e alinhada às normas de segurança viária”, concordam os participantes do encontro.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas de regulamentação, sinalização e campanhas educativas, que devem compor o texto da futura lei. As instituições presentes destacaram que a medida não busca restringir o uso desses veículos, mas sim garantir o convívio seguro entre todos os modais, como motoristas, ciclistas, pedestres e condutores dos cicloelétricos.

A responsável pela Escola Pública de Trânsito, Márcia Nonato, considera que a ação reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados em trabalhar de forma integrada com as forças de segurança e fiscalização, por meio da Agetran, “para tornar o trânsito mais seguro, fluido e responsável para toda a população”.

Continue Lendo

Segurança Pública

Ronda Ostensiva Motorizada da Guarda Municipal garante resposta rápida no combate ao crime

Publicado

on

Durante o desfile de 7 de Setembro, os olhares do público estiveram voltados à apresentação de manobras da equipe da Romo – Foto: A. Frota

Criada em 2018, a Romo (Ronda Ostensiva Motorizada) da Guarda Municipal de Dourados (GMD) vem se consolidando como um dos grupamentos mais estratégicos e respeitados da segurança pública estadual. Com treinamentos especializados, operações ágeis e presença marcante em eventos, a equipe desempenha papel fundamental no combate à criminalidade e na segurança da população.

No início, eram apenas 12 agentes divididos em quatro equipes, que operavam motocicletas de 300 cilindradas. Hoje, a Romo conta com 16 integrantes altamente capacitados, utilizando motos de 650 cilindradas, o que garante mais força, agilidade e eficiência nas ações. Para fazer parte do grupamento, o agente precisa passar pela Academia de Formação da GMD e ainda se voluntariar para o Treinamento Romo, um curso específico que ensina técnicas avançadas de motopatrulhamento, escolta e abordagens de alto risco. Esse nível de preparação tem colocado a Romo entre as equipes mais bem treinadas do Estado.

Durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que reuniu 134 instituições, a Romo atraiu os olhares do público com uma apresentação de maneabilidade sobre motocicletas, mostrando precisão, disciplina e domínio técnico. A equipe repetiu diversas vezes as demonstrações para que toda a extensão da Avenida Marcelino Pires pudesse acompanhar de perto a performance dos agentes, que foram aplaudidos pela multidão presente.

Além da Romo, a Guarda Municipal de Dourados mantém outros grupamentos especializados que atuam de forma integrada na proteção da população. A Guarda Municipal Ambiental é responsável por fiscalizar e preservar o meio ambiente; a Ronda Escolar dedica-se à segurança de estudantes, professores e do patrimônio público nas unidades de ensino; e a recém-criada Patrulha Maria da Penha atua diretamente na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

De acordo com o comandante da GMD, Jamil Matos, a atuação da Romo é estratégica para garantir respostas rápidas e atendimento de ocorrências de alta complexidade. Ele explica que a Romo tem um papel fundamental em dar celeridade e resposta rápida às ações mais delicadas, mas a GMD, como um todo, atua na proteção do patrimônio público, na prevenção da criminalidade e no apoio à segurança urbana. “Nossas equipes trabalham de forma integrada com outros órgãos e isso potencializa nossa capacidade de proteger a população”, afirma.

A Guarda Municipal de Dourados também investe em tecnologia para reforçar suas operações. Através da central de monitoramento com câmeras, a GMD compartilha imagens em tempo real com outros órgãos de segurança, auxiliando na identificação de veículos com alerta de furto ou roubo, no acompanhamento de ocorrências e no suporte a investigações. Essa integração entre forças aumenta a eficiência das ações e amplia a segurança da população.

Com atuação cada vez mais especializada e o apoio de recursos tecnológicos, a Guarda Municipal de Dourados se consolida como um dos principais pilares da segurança pública no município, garantindo agilidade, eficiência e maior proximidade com a comunidade. Reconhecida nacionalmente, a GMD tem se destacado pela sua estrutura e pelo alto nível de atuação, atraindo o interesse de outros municípios que buscam conhecer de perto suas práticas de sucesso. Diversas cidades já enviaram agentes para conhecer a corporação e compreender seu modelo de gestão, considerado referência em todo o país.

Continue Lendo

Segurança Pública

Prefeitura de Dourados realiza blitz educativa para marcar o Dia do Motorista

Publicado

on

Blitz educativa abordou necessidade de se respeitar as leis de trânsito- Fotos: Divulgação- Assecom

A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira uma blitz educativa para marcar o Dia do Motorista, uma data nacional criada pelo Decreto número 63.461, de 21 de outubro de 1968. A ação foi coordenada pela Escola Pública de Trânsito, “Prefeito José Elias Moreira”, que é subordinada à Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados (Agetran). A blitz, que envolveu agentes da Agetran e da Guarda Municipal de Dourados, foi marcada pela distribuição de panfleto informativo aos condutores que passaram pela Praça Antônio João, na Avenida Marcelino Pires.

A diretora-geral da Escola Pública de Trânsito, Márcia Nonato, explica que a celebração do Dia do Motorista é tradicional em Dourados. “Hoje é o dia de reconhecer o papel fundamental dos motoristas na mobilidade e segurança viária da nossa cidade”, enfatizou. “Motoristas responsáveis ajudam a prevenir acidentes e contribuem para um trânsito mais seguro, pacificado e humanizado para todos”, completa Márcia Nonato.

Ao serem abordados, na manhã desta quinta-feira (25), os motoristas recebiam panfleto e também orientação dos agentes que alertaram para a necessidade de se respeitar as leis de trânsito, como usar sempre o cinto de segurança; não usar o celular enquanto dirigir; respeitar os limites de velocidade; nunca dirigir sob efeito de álcool. “Mostramos aos condutores que educação, atenção e respeito no trânsito são compromissos de todos”, enfatizou Márcia Nonato.

Nesta sábado (26) a Escola de Trânsito organiza a comemoração do Dia do Motociclista e no domingo (27) vai trabalhar na organização da 34ª Festa de São Cristóvão, tradicional programação que reúne fé, tradição e conscientização sobre segurança no trânsito. Organizado pela Paróquia Santa Teresinha, no Jardim Maracanã, o evento começa neste sábado com a celebração da Santa Missa Solene às 19h.
No domingo (27), a festa tem início logo cedo, às 7h, com a tradicional carreata, com saída do Centro de Convenções Antônio Tonanni, na Avenida Guaicurus, percurso pelas avenidas até chegada na Paróquia Santa Teresinha, onde acontece a bênção dos motoristas e dos veículos. A partir das 11h, será servido o tradicional almoço comunitário, seguido, às 15h, pelo show de prêmios, com sorteio de brindes diversos, entre eles uma motocicleta.

ESCOLA DE TRÂNSITO

A Escola Pública de Trânsito, “Prefeito José Elias Moreira”, subordinada à Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados, foi criada para promover a política nacional de trânsito e executar as ações educativas e cursos destinados ao exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

A Escola Pública de Trânsito tem a missão de oferecer cursos definidos pelos planos e programas de educação de trânsito; de elaborar projeto político pedagógico conforme os parâmetros estabelecidos e os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Trânsito; de gerenciar dados e informações referentes aos cursos ministrados; de disponibilizar material didático de apoio para os cursos; de propor a realização de parcerias com outros órgãos, entidades, instituições e segmentos organizados da sociedade para a execução dos cursos.

Também é missão da Escola de Trânsito incentivar e promover pesquisas e produção de conhecimento; promover e divulgar as atividades de educação no trânsito; desenvolver atividades permanentes de estudos e pesquisas voltadas para a educação de trânsito, inclusive organizando e mantendo biblioteca especializada; executar avaliações periódicas das ações implementadas; administrar, controlar e revisar o banco de questões da prova teórico-técnica; proporcionar a formação continuada para os servidores efetivos, lotado na diretoria de transporte de trânsito da Agetran; promover cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização para os servidores, bem como oferecer cursos especializados e de capacitação previstas na legislação de trânsito em vigor para o público em geral.

Blitz educativa no centro de Dourados marcou a comemoração do Dia do Motorista

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67