Connect with us

Segurança Pública

Dicas simples podem garantir a segurança digital e evitar dores de cabeça

A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.

Publicado

on

A segurança digital ainda é uma das maiores preocupações, e desafios, para quem utiliza a internet. Acessar redes sociais, e-mails, aplicativos de bancos, entre tantas outras opções, pode se tornar uma grande dor de cabeça se dados e informações pessoais vazarem. No entanto, colocar em prática dicas simples de segurança pode assegurar uma navegação mais segura.

A escolha das senhas é um passo importante para dificultar o surgimento de problemas no mundo digital.  Evitar senhas fáceis, como datas de nascimento, números sequenciais ou abreviação de nomes pode impossibilitar o acesso de pessoas más intencionadas. Outra estratégia pode incluir a mudança frequente de senha. De acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em 2018 foram registradas 99 ocorrências de invasão de dispositivo informático, contabilizando celulares e computadores. Neste ano o número de registros saltou para 698.

“A senha é a chave de acesso para aplicativos de bancos, redes sociais e e-mails, portanto, deve-se evitar que elas remetam à informações pessoais. Outra possibilidade é modificar a senha uma vez por ano para dificultar”, explicou o investigador de polícia e especialista em Segurança da Informação, Michel Weiler Neves.

Segundo ele, existem aplicativos, conhecido como “Ataque Dicionário”, que mesclam informações pessoais e geram possíveis senhas tomando como base os dados que são disponibilizados em redes sociais ou outros aplicativos. “E exatamente por este tipo de invasão, o ideal é manter redes sociais bloqueadas para evitar este tipo de exposição”.

Outra orientação importante é ter senhas distintas para e-mails, aplicativos, sites de bancos e redes sociais.  “Se houver necessidade de recuperar a senha, caso aconteça o roubo da conta, é imprescindível que a senha de recuperação do acesso seja diferente. Uma dica valiosa é ter uma senha para cada área, como e-mails, redes sociais, sistema de trabalho e uso pessoal, dificultando o acesso de hackers”.

Segundo Michel, utilizar senha de descarte também é uma opção a mais na segurança. “Para aqueles sites onde é necessário fazer o cadastro, mas que possivelmente não acessaremos mais, é interessante ter uma senha de descarte, utilizada somente para estes casos”.

O investigador alerta que, além do cuidado na criação de uma senha segura, é importante configurar a segurança dos acessos de sites e serviços na internet, como as redes sociais, ativando a verificação em duas etapas, aumentando assim segurança. “A verificação em duas etapas é um mecanismo de segurança, que adiciona um segundo fator de autenticação à sua conta de usuário. Caso a senha seja descoberta por pessoas não autorizadas, será exigido esta segunda autenticação, dificultando o acesso indevido”.

Navegação

Para navegar de forma de segura, um dos maiores alertas fica para o acesso à internet utilizando redes de wi-fi públicas. “O melhor é evitar utilizar essas redes, mas se for imprescindível, recomenda-se usar a tecnologia VPN”. Conforme explicou Michel, “Virtual Private Network”  (Rede Privada Virtual) é um serviço que estabelece uma conexão de rede protegida, ideal para redes não seguras. As VPNs criptografam o tráfego de internet e disfarçam sua identidade online. Isso dificulta o rastreamento de suas atividades e o roubo de seus dados. A criptografia ocorre em tempo real.

Também como medida de segurança é importante utilizar, mesmo em casa, um antivírus – software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus. “Existem alguns antivírus gratuitos, caso a pessoa não disponha de recursos. O objetivo principal deles é detectar e eliminar o vírus no computador ou no dispositivo móvel e bloquear acessos indesejados no dispositivo”, afirmou Michel.

Ainda conforme a Sejusp, foram registradas 506 ocorrências de golpes pela internet (Estelionato) em 2018. A quantidade de ocorrências saltou para 4.910 registros no ano passado.

Para fugir destes golpes, segundo Michel, é importante evitar sites suspeitos, onde a “oferta” é sempre muito grande. “É muito comum que os hackers utilizem sites de leilão ou sites que terceirizam a venda de produtos para criar golpes. Existem aplicativos, também gratuitos, que ajudam nestes casos, já que ele podem detectar se o site é ou não seguro para a navegação”. Michel ainda recomenda que o usuário tome cuidado com os resultados patrocinados trazidos por pesquisadores na internet, já que os golpistas podem utilizar deste recurso para seu anúncio ou site ficar em destaque.

Links desconhecidos, recebidos por e-mail ou pelo WhatsApp, devem ser acessados com muita cautela. “Também é preferível acessar os sites de bancos, por exemplo, diretamente pelo site oficial ou pelo aplicativo. Isso é mais seguro do que acessar algum link recebido por e-mail ou SMS”.

Michel explica que uma opção bem vantajosa na hora de comprar pela internet com cartão de crédito é utilizar o cartão virtual, oferecido pela maioria dos bancos hoje em dia. “Com esse cartão é possível ter algumas vantagens como limitar o valor de compra e ainda excluir o cartão após utiliza-lo. Se o criminoso tiver rastreado suas informações, ainda assim, ele não vai conseguir usar o cartão porque ele foi desabilitado”.

No entanto, se com todos os cuidados os dados pessoais forem hackeados ou se a vítima cair em algum tipo de golpe, a orientação é registrar o Boletim de Ocorrência. Quanto antes o registro for feito, mais rápida pode ser a recuperação do acesso ou dos dados.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança Pública

Ronda escolar garante prevenção e acolhimento para comunidade

Publicado

on

Guardas municipais constroem elo com crianças e adolescentes durante as rondas escolares. Foto: A. Frota

Durante os períodos matutino, vespertino e noturno, a Guarda Municipal de Dourados faz o trabalho da ronda escolar em diversas regiões da cidade. Sob direcionamento do prefeito Marçal Filho, as ações foram intensificadas neste início do ano letivo e visam, além da prevenção de crimes, a aproximação da GMD com a comunidade.

Em escolas públicas e privadas, as equipes têm acompanhado a chegada e a saída dos alunos, bem como acompanhado a movimentação no entorno das unidades, durante todo o dia. As ações consistem em abordagens quando necessário, mas principalmente atuar de forma preventiva e orientativa.

“Nosso foco é levar tranquilidade e segurança para os pais, alunos, toda a comunidade escolar e para a população em geral. As equipes desenvolvem um trabalho acolhedor e de orientações diversas com a população, o que é um pedido do prefeito Marçal Filho para gerar mais proximidade e confiança”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos .

Conforme o inspetor Weslei Ferruzzi, as equipes são direcionadas para durante as rondas estarem sempre com os vidros abaixados nas viaturas, prontas para um atendimento ágil diante de um chamado externo. Os guardas observam a movimentação em um todo e também atendem as demandas via rádio.

Ferruzi destaca que durante o trabalho, a intenção é construir uma proximidade que agregue em confiança, pois assim, por exemplo, as crianças ou a comunidade em geral podem apontar situações que gerem temor ou algo fora da normalidade na região. “Nosso grande foco é trabalhar e ter uma amizade com a população, com a comunidade escolar, um contato que não seja intimidador, pelo contrário, que possibilite essa aproximação, sempre voltado para prevenção e humanização”, aponta, ao frisar ainda que é intérprete de Libras e presta apoio na questão da acessibilidade ao público com deficiência auditiva.

Para a inspetora Luiza Ibanhes, as equipes têm conseguido criar um elo com a população. Ela cita que os guardas municipais costumam ser recepcionados com gentileza pelo público e que, por muitas vezes, acabam sendo vistos como referências. “Muitos, quando nos veem passando já acenam, crianças vêm nos abraçar, conversar, isso é gratificante”, enfatiza. “Têm muitos casos que alunos vêm nos dizer que também querem ser guardas futuramente e isso é muito significante, pois percebemos na criança que temos conseguido influenciar positivamente, o que nos motiva a trabalhar com ainda mais afinco”, completa Luiza.

As equipes da GM também realizam juntamente a comunidade escolar durante todo o ano palestras e dinâmicas com temas voltados para orientação no trânsito, combate às drogas, combate ao tabagismo, combate ao bullying, entre outros, o que é coordenado pela Diretoria de Formação e Ensino da instituição.

Com assessoria.

Continue Lendo

Segurança Pública

Guarda Municipal reúne moto-entregadores para alertar sobre segurança no trânsito

Publicado

on

Representantes dos moto-entregadores reunidos com o comando da Guarda Municipal. Foto: GMD

Com a finalidade de orientar e alertar profissionais que atuam como moto-entregadores na cidade sobre possíveis irregularidades no trânsito, o comando da Guarda Municipal de Dourados está dialogando com representantes da categoria para troca de informações e orientações. O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, explica que a reunião faz parte do cronograma de ações que serão desenvolvidas durante a campanha ‘Trânsito Seguro 2025 – juntos pela vida’ e que será lançada oficialmente no próximo sábado, 8 de fevereiro.

Os motoboys assistiram à uma palestra sobre as regras de trânsito e também foram comunicados sobre o lançamento da campanha de trânsito que a GMD vai realizar no decorrer do ano. Conforme o comandante, os profissionais moto-entregadores foram orientados sobre a necessidade dos equipamentos de segurança obrigatórios e a importância de respeitar os limites de velocidade.

Hoje, segundo estatísticas da GMD, as principais infrações cometidas são o avanço do sinal vermelho, considerada gravíssima, de acordo com o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja punição é multa de R$ 293,47 e a adição de 7 pontos na Carteira de Habilitação.

Jamil Matos menciona que a reunião é um dos primeiros passos para se atingir os objetivos da campanha que será lançada no sábado e vai ao encontro das ações que serão implementadas no decorrer do ano visando coibir abusos, prevenir e reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade.

Participaram da reunião representantes dos grupos “Rota”, “Cachorro Louco” e do aplicativo de entregas e coletas. Eles representam hoje aproximadamente mil motoboys.

Com Assessoria.

Continue Lendo

Segurança Pública

Base Móvel da GCM leva mais segurança a região do bairro Aero Rancho

É o que pontua Ulisses Witter, comerciante há 24 anos na rua onde a base está instalada

Publicado

on

Esperada pelos moradores do Bairro Aero Rancho, a operação “Guarda em Ação”, chegou a região nesta segunda-feira (03), levando mais segurança à comunidade. A Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), permanece por sete dias na região, atuando em averiguações, ações preventivas e repressivas e no combate ao furto de fios e outras situações de violência.

É o que pontua Ulisses Witter, comerciante há 24 anos na rua onde a base está instalada. “Essa operação era muito aguardada por nós. Para nós que temos comércio na região é fundamental, pois assim temos aquela sensação de segurança. O malandro já pensa duas vezes antes de cometer algum ilícito por aqui”, disse Ulisses.

Instalada na Rua Raquel De Queiroz, 568, no estacionamento do mercado Pires, a base funcionará das 7h às 22h. Ao todo, a estrutura conta com 30 servidores, quatro viaturas e seis motos para o reforço. Também estarão presentes a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e Gemop (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento).

Francisco Campelo é policial militar aposentado e afirma que a presença da GCM é superpositiva para a comunidade. “O Aero Rancho é muito grande, precisamos dessas ações. Temos um posto da PM aqui, mas com pouco efetivo, então presença da Guarda é importante porque ajuda na segurança pública”.

Além disso, a operação conta ainda com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.

Yuleidy Gutierrez mora há 3 anos no Aero Rancho e pontua que ações de segurança como esta, são fundamentais. “Nós que saímos cedo de casa para trabalhar e passamos o dia fora, temos só a agradecer. Graças a Deus nunca tive problemas com furto ou roubo, mas essa Base aqui vai melhorar ainda mais”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67