fbpx
Connect with us

Esportes

Prefeitura retorna atividades esportivas nos parques e praças da capital na segunda

A Fundação vai oferecer 48 oficinas, com as mais variadas modalidades esportivas para a população

Publicado

on

A próxima segunda-feira (23) promete ser dia de liberar energia acumulada e muito suor. A Prefeitura de Campo Grande vai retomar as atividades esportivas nos parques e praças da Capital oferecidas pelo Programa Movimenta Campo Grande, uma realização da Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

A Fundação vai oferecer 48 oficinas, com as mais variadas modalidades esportivas para a população. “São boas as expectativas para 2023: esperamos ultrapassar mais de um milhão em pessoas atendidas com nossas atividades e buscar apoio para realizar melhorias em parques e praças e assim, elevar a qualidade de atendimento. Começamos o ano já organizando a limpeza e manutenção. A população contribui com impostos e merece o retorno desses valores com esses serviços”, aponta Odair Serrano, diretor-presidente da Funesp.

No ano passado, o Programa realizou aproximadamente um milhão de atendimentos, distribuídos nas sete regiões da cidade, nas áreas urbanas e rurais. Foram 150 profissionais de educação física que atender as comunidades das sete regiões de Campo Grande, com o total de 12.200 inscritos em 90 núcleos de atendimento. A população teve participação ativa nos eventos promovidos pela Funesp, como exemplo, o último aulão na Praça Belmar Fidalgo que reuniu mais de 1000 pessoas.

Márcio da Silva Pinto, professor de ginástica funcional e capoeira, atende mais de 200 alunos no Parque do Soter e está ansioso para retornar com as atividades. “Estou animado e com vários planos de aulas novos e diferentes, onde poderei ajudar nossos alunos a alcançar os objetivos deles, tanto no prazer em fazer a atividade física, quanto melhorar sua qualidade de vida”.

A professora Carol Gutierrez, que atende o Movimenta Campo Grande com cerca de 300 alunos todos os anos, cita a importância das atividades físicas no dia a dia. “É fundamental as pessoas estarem ativas fisicamente, o hábito de cuidar da saúde, especialmente praticando exercícios físicos, com orientação profissional que levam a resultados eficientes. O Movimenta Campo Grande tem alcance exponencial no quesito vida com boa qualidade”.

“Amo fazer Pilates. Minha turma é bem entrosada, animada. A professora é maravilhosa, dedicada. Estou animada para voltar às aulas. Sinto falta da aula também da turma”, comenta Graciela Martins, que pratica atividades há quatro anos no Belmar Fidalgo.

Aparecida Cavaretto, de 66 anos, praticante de atividades físicas do Movimenta, conta que os exercícios ajudam na sua saúde e está com saudades das aulas. “Estou super ansiosa. Fazer exercícios tem feito toda a diferença na minha saúde. As aulas oferecidas pela Funesp são de grande importância. Até hoje não tive Covid, mesmo convivendo com pessoas infectadas. Penso que meu sistema imunológico está bem graças aos exercícios físicos. ”

Para este ano de 2023, o desafio da Fundação é dar continuidade à implementação das políticas públicas de esporte e lazer, buscando ampliar os locais de atendimento, o número de profissionais de Educação Física, a realização dos eventos esportivos, o financiamento de projetos com recursos do Fundo municipal de Esporte e Lazer.

Programa

O Movimenta tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, o que contribui para o desenvolvimento humano e sustentável.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Prefeitura de Campo Grande entrega 27 auxílios para atletas da Capital

Conforme a Funesp, o recurso de 76.572,87 mil reais, será destinado para os atletas que irão representar a cidade em competições nacionais e internacionais

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), entregou na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do Paço Municipal, mais uma remessa do Auxílio Atleta, destinado a 27 atletas, de 10 a 38 anos, de diversas modalidades.

Conforme a Funesp, o recurso de 76.572,87 mil reais, será destinado para os atletas que irão representar a cidade em competições nacionais e internacionais. O valor concedido para cada atleta pode chegar até cinco mil reais e serve para auxiliar em custos com viagem, hospedagem, alimentação, inscrição, entre outras despesas.

Entre as modalidades contempladas estão: jiu-jitsu, Wrestling (luta olímpica), natação, karatê, atletismo, ciclismo e judô. Os atletas irão viajar para lugares como: Rio de Janeiro, Salvador (Bahia), Barueri (SP), João Pessoa (Paraíba), Manaus (Amazonas), Recife (Pernambuco), Niterói (RJ), Palmas (Tocantis), Bolívia, São Paulo (SP).

A atleta de judô, Natalia Arruda, de 19 anos, vai participar de um campeonato na Bahia, na cidade de Lauro de Freitas. A atleta já possui títulos como da Seletiva Nacional, vice-campeã do Meeting Nacional no ano passado, campeã do brasileiro regional e sub-21.

“É de grande felicidade para mim, muito gratificante porque a gente nunca teve uma ajuda assim e esses benefícios vão ajudar bastante nessas viagens. A competição vai ser muito difícil, porque tem atletas de ponta lá e que sempre estão na briga comigo pelo primeiro lugar. Eu atualmente estou em segundo lugar no ranking nacional, mas estou treinando para isso e esperando que eu consiga dar o meu melhor lá”.

É a primeira vez que a atleta de natação, Mariana Salgado Nantes, de 14 anos, que recebe o auxílio. Emocionada, ela conta que irá disputar o brasileiro infantil de natação. “É um incentivo maravilhoso. Ter esse apoio é muito legal, é a primeira vez que recebo e vai ajudar bastante na parte financeira, ajuda a chegar lá com mais facilidade, e fazer uma boa competição, buscar os melhores resultados. Minha expectativa é buscar a medalha, é uma competição bem disputada. No momento é a minha competição mais importante, então é buscar os melhores resultados”.

Asíria da Silva, 23, atleta de Wrestling, vai disputar a segunda etapa da sub-regional do Brasil, circuito nacional, a região norte-nordeste, em João Pessoa (PB). A atleta possui título do Jogos Uni-Americanos da Colômbia, em quinto lugar, foi da seleção brasileira Júnior e top 5 do estado.

“Vai ser de grande ajuda esse auxílio com relação ao transporte, alimentação, até custos como a inscrição mesmo. Ajuda bastante a continuar competindo e trazer bons resultados para o município. Esse ano essa vai ser a minha primeira competição com auxílio, minha expectativa é alta, pretendo alcançar o primeiro lugar. Pretendo dar o melhor de mim em todas essas lutas”, conclui.

O diretor-presidente da Fundação, ressaltou a caminhada dos atletas desde a inscrição, até a realização das provas. “O que torna esse benefício ainda mais especial é a jornada que cada atleta percorreu para alcançar esse momento. Desde a seleção até a entrega do auxílio, cada passo foi marcado pelo esforço, dedicação e paixão pelo esporte. Cada documento protocolizado, cada treino realizado, é uma prova do comprometimento desses atletas com a sua arte, com o seu sonho”.

Juliana Ramos , diretora de esporte comunitário, comenta que o apoio inspire não apenas os atletas, mas toda a cidade a continuar cultivando o espírito de união e solidariedade. “Parabéns aos atletas e a todos que tornaram este momento possível. Que essa seja apenas mais uma etapa na brilhante trajetória desses verdadeiros heróis do esporte”.

Auxílio Atleta

Para se habilitar ao recebimento do Auxílio Atleta, o interessado deverá protocolizar o Requerimento junto à Fundação Municipal de Esportes (Funesp), acompanhado dos seguintes documentos: Requerimento do Auxílio Atleta; Documento oficial de identificação com foto, para os atletas e do responsável legal, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos, e cartão atualizado do CNPJ para equipes e Comprovante de credenciamento no Cadastro Municipal de Esporte e Lazer, realizado através do link:  https://forms.gle/ibrE2JcM1WyeeVUp8.

Outros documentos serão exigidos, como: Comprovante de residência; Declaração da entidade desportiva, atestando que o atleta (Anexo III): a) está vinculado à entidade; b) encontra-se em plena atividade esportiva e participa regularmente de treinamento para competições nacionais ou internacionais e Comprovação documental da filiação à entidade desportiva regulamentadora da modalidade em qualquer nível federativo.

Serão exigidos também: Calendário oficial da competição em que será representado o Município de Campo Grande, acompanhado da descrição da modalidade esportiva a ser disputada, ou documento equivalente que comprove a realização do evento e Relação dos gastos de forma discriminada e detalhada para cada uma das despesas previstas (para as despesas de hospedagem e transporte apresentar orçamento).

O atleta terá que fornecer dados de conta bancária para depósito do auxílio financeiro em nome do atleta; Passaporte válido, com visto de entrada, quando tratar-se de competição internacional fora do âmbito dos países integrantes do Mercosul, Autorização, representação ou assistência dos pais ou responsáveis, nos termos da lei civil, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos.

É importante também comprovar matrícula em instituição de ensino, pública ou privada, no caso de atleta menor de 18 (dezoito) anos de idade e declaração de responsabilidade pelas informações prestadas e autenticidade das cópias dos documentos entregues.

Serviço

Maiores informações através do telefone 3314-3971, ramal 3229.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Bolsistas do Governo de MS são convocados para representar o Brasil em competição de judô na Geórgia

A competição acontecerá nos dias 18 e 19 de maio

Publicado

on

Dois sul-mato-grossenses contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, em Tbilisi, na Geórgia.

A competição acontecerá nos dias 18 e 19 de maio e é uma oportunidade única para os atletas que se destacaram nas categorias de base e agora buscam visibilidade internacional. Os bolsistas são Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues, do judô paralímpico. No Grand Prix, os competidores serão testados em suas categorias de peso.

Hellen Cordeiro Machado, de 20 anos, estudante de licenciatura em Educação Física e atleta paralímpica, recebe bolsa do Governo de MS e pratica judô há seis anos. Ela nasceu em Fátima do Sul, mas mora em Campo Grande há mais de 12 anos. A judoca relata que participar do campeonato internacional é dar resultados para o esporte de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Hellen ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria.

“Eu fui uma das convocadas e isso aconteceu porque nós estamos fazendo um  trabalho de formiguinha, na verdade, junto com a Sensei Thalita. Estamos treinando de pouquinho em pouquinho e as coisas vão acontecendo. O próximo passo é focar para o Grand Prix do final do ano em Los Angeles e para as competições que talvez possam surgir. Então, é focar bem, continuar treinando e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, frisa Hellen Cordeiro.

Gabriel Rodrigues, de 16 anos, é estudante do ensino médio e pratica judô há sete anos. O campo-grandense ressalta que o auxílio oferecido pelo Governo do Estado o ajuda no transporte, academia e suplementação para se tornar um atleta cada vez melhor.

“Estar aqui com a seleção adulta, é uma oportunidade muito boa para mim. Pensando assim, no próximo ciclo de 2028, eu penso em  focar no próximo ciclo de 2028. Pegar experiência com a galera que tem ranking, que está competindo há bastante tempo. Trocar experiências mesmo, com a galera mais experiente. Tô muito feliz de estar aqui, bem nervoso também. Mas acho bem legal “, enfatiza o judoca.

Para a técnica Anne Thalita Silva, que acompanha Hellen e Gabriel há cinco anos, a competição é uma grande oportunidade para que os atletas possam sonhar com o próximo ciclo olímpico, pensando na classificação para a Paralimpíada de Los Angeles, em 2028.

“É um evento muito forte, pois todos os atletas que estão brigando por vaga estão aqui. Eles foram escolhidos porque vem se destacando na base e o pessoal já vem olhando eles para o próximo ciclo”, destaca a treinadora.

Ao todo, 18 atletas foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, na Geórgia. Este será o último torneio qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Assim como as demais competições da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), realizadas no último ano antes dos Jogos, a disputa valerá o dobro de pontos para o ranking mundial, na comparação com as competições anteriores.

Hellen e Gabriel, que representam o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”), não têm mais chances de classificação a Paris-2024, mas foram convocados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) já em preparação para as próximas competições internacionais e para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Dois times de Dourados estão confirmados no Campeonato Estadual Sub-20

Federação divulga tabela detalhada da competição com 12 clubes que começa no primeiro fim de semana de junho

Publicado

on

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa no início de junho e dois times de Dourados vão estar na disputa que vale, aos finalistas, vagas na Copa São Paulo de Juniores, em janeiro de 2025. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) ajustou a tabela da competição que tem a decisão do título prevista para os dias 10 e 17 de agosto.

A competição teria 13 clubes, mas com a desistência do Maracaju AC, os doze restantes foram divididos em três grupos com quatro cada. Na primeira fase, se enfrentam em turno e returno. Avançam para as quartas de final os dois melhores e, pelo índice técnico, os dois melhores entre os três terceiros colocados. Depois, a competição tem confrontos eliminatórios em ida e volta até a fase final.

Dois times de Dourados disputam o Estadual. O Dourados AC deve mandar seus jogos no Estádio Douradão e o CD Sete de Setembro joga no Estádio da Leda ou no Estádio Chavinha, em Itaporã. Entre os participantes, quatro times de Campo Grande (Comercial, Portuguesa, EC Campo Grande e o atual campeão, União ABC), Aquidauanense, Corumbaense, Operário Caarapoense, Ivinhema e São Gabriel.

Na primeira rodada, seis jogos no primeiro fim de semana de junho. No sábado, dia 1º, todos os jogos acontecem às 15h. Pelo Grupo A, no Estádio Noroeste, jogam Aquidauanense e Corumbaense. No Grupo B, se enfrentam Ivinhema e Sete de Setembro no Estádio Saraivão e Operário AC e DAC no Estádio Carecão. Pelo Grupo C jogam São Gabriel e Novo no Estádio Municipal e União ABC contra o Campo Grande no Estádio Olho do Furacão.

No domingo (2), a única partida acontece no Estádio Olho do Furacão, às 15h, entre Portuguesa e Comercial.

Confira a tabela completa clicando aqui.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67