Connect with us

Saúde

Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade

Um destaque importante deve ser dado ainda para a abertura de 10 leitos de UTI Neonatal em setembro de 2022

Publicado

on

Neste ano, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, que ocasionou a redução dos óbitos e da pressão sobre os sistemas de saúde, com o fim das medidas de restrição e a normalização dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca diversas ações para redução de demanda criada durante o período pandêmico, além da implementação de novos serviços.

A Diretoria de Vigilância em Saúde conduziu a implantação de novos projetos como o “Mutirão da Limpeza”, campanha que tem como objetivo exterminar locais que possam ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões. São disponibilizados locais apropriados para o descarte correto de lixo, materiais e resíduos, até o momento já foram recolhidas 521 caçambas, equivalente 1.823,5 toneladas de materiais.

Outros dois novos projetos inovadores na área de Vigilância foram relacionados aos animais, um dos projetos refere-se ao serviço de inserção de chip de identificação eletrônica de forma gratuita em cães e gatos atendidos no Castramóvel, o animal recebe um microchip inserido debaixo da pele que permite identificá-lo, pois, o dispositivo armazena um código numérico identificador único, semelhante a um RG do animal, sendo que até novembro, aproximadamente 600 animais já foram microchipados.

O outro projeto é o EncoleiraCão, iniciado em agosto de 2022, o projeto é realizado em parceria com o governo Estado de Mato Grosso do Sul e visa integrar um estudo que avaliará a efetividade das coleiras impregnadas com deltametrina no combate à leishmaniose canina. O Projeto EncoleiraCão está presente nos bairros Santa Júlia, Vila Alegre e Santa Rita e tem perspectivas para ser ampliado em 2023.

Na atenção especializada, entre os novos serviços destaca-se a oferta de Equoterapia. Três Lagoas é a primeira cidade do Estado que implantou o tratamento de equoterapia de forma totalmente gratuita, para ajudar no tratamento de pessoas com doenças neurológicas e com transtornos de neurodesenvolvimento, ao todo são oferecidas 40 vagas, para sessões duas vezes na semana, com duração de 30 minutos.

Outra necessidade dos munícipes que recebeu atenção especial foi a realização de mutirões de exames e cirurgias no ano de 2022. Em razão da pandemia muitos desses procedimentos haviam sido suspensos, gerando uma demanda reprimida significativa, assim a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu ofertar 1.100 procedimentos entre ressonância magnética simples e tomografia computadorizada com o projeto Examina MS, 1200 procedimentos cirúrgicos por meio do programa Opera MS, 1.300 cirurgias residuais da contratualização com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além de cirurgias de urologia, cirurgia geral, ginecologia e 600 procedimentos de Otorrinolaringologia como amigdalectomia, adenoidectomia, septoplastia e mastoidectomia. Foram realizados ainda mutirões nas clínicas especializadas da rede municipal por meio de jornada extraordinária e posse de novos servidores para a oferta de consultas em psiquiatria, dermatologia, vascular, alergologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e realização de ECG e raio-x.

Um destaque importante deve ser dado ainda para a abertura de 10 leitos de UTI Neonatal em setembro de 2022, uma antiga demanda da população de Três Lagoas e região.

 Ainda na Atenção Especializada, as clínicas foram alvo de investimentos para abertura de novos serviços e ampliação de atendimento em especialidades já existentes. A Clínica da Criança recebeu investimentos para aquisição de equipamentos e insumos para a abertura da sala de atendimento multissensorial, esse serviço visa atender pacientes com transtornos de Neurodesenvolvimento. A Clínica recebeu ainda o aumento do número de servidores em seu quadro, ampliando a oferta de atendimento em psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A Clínica da Mulher também contou com novas ações em 2020, graças à parceria com o governo do estado de Mato Grosso do Sul, foi instituído o Projeto Bem Nascer, onde foi ampliada a oferta de ultrassonografia e outras ações de melhoria do pré-natal e combate à mortalidade materno infantil.

A Atenção Primária também realiza ações do Projeto Bem Nascer, graças ao programa também a unidade saúde Santa Luzia também foi contemplada com aparelho de Ultrrassonografia para aprimoramento do pré-natal. Por meio de contrato próprio, a secretaria de saúde ampliou a oferta de ultrassom também para as unidades Vila Alegre, São Carlos e Miguel Nunes.

Em agosto de 2022 houve também a inauguração da Unidade Saúde Chácara Eldorado, que passou a ofertar atendimentos aos moradores do bairro Chácara Eldorado e região, como Chácara Imperial, Vila Verde, Violeta, Primavera e Jardim Progresso. A Unidade da Chácara Eldorado, conta com equipe de saúde da família, equipe de saúde bucal, atendimento farmacêutico, sala de vacinas, coletas de exames, acompanhamento de pré-natal, puericultura, planejamento familiar, além de outras ações de promoção à saúde e procedimentos. A média de consultas médicas ofertadas desde a sua inauguração é de 1.300 consultas por mês.

Outro serviço inaugurado em 2022, foi o consultório na Clínica do Idoso, ofertando assistência em saúde bucal e confecção de prótese dentária para o público da clínica. A rede de urgência também foi contemplada com serviço de saúde bucal, onde a população passou a ter oferta de atendimento em saúde bucal de urgência de segunda à sexta-feira das 07h às 22h e sábado, domingos e feriados das 07h às 19h, uma importante conquista para a saúde da população.

Com o retorno das aulas presenciais a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), deu continuidade ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o intuito de promover a saúde das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME),  são desenvolvidas ações de Educação Alimentar Nutricional e antropometria para identificar os principais problemas que acometem os alunos e o levantamento do risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, que estão aumentando de forma alarmante no público infantil.

A capacitação dos servidores e melhoria contínua dos processos de trabalho também recebeu destaque com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS. O NEPS realizou 292 ações em 2022 atingindo 8.945 participações, o núcleo apoio ainda a confecção de protocolos e fluxos que apoiam a organização dos serviços de saúde e padronização de rotinas assistenciais.

Além dos novos serviços e as ampliações descritas, o município realizou também concurso público em janeiro de 2022, dando posse até o momento a mais de 60 servidores de diversas carreiras na área da saúde. A secretaria municipal de saúde acredita que o ano de 2022 foi importante para dar vazão aos atendimentos que tiveram que ser adiados na pandemia e com saldo positivo no número de serviços novos implementados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital de Amor será inaugurado no segundo semestre

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho e autoridades vistoriaram as obras do Hospital de Amor às margens da rodovia Guaicurus, em Dourados – Fotos: A. Frota

As obras do Hospital de Amor em Dourados seguem para a etapa final e a inauguração e atendimentos vão ocorrer no segundo semestre deste ano. Nesta terça-feira (18) uma comitiva formada por diretores da Secredi Centro-Sul MS/BA, o prefeito Marçal Filho, representantes da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) e o diretor de desenvolvimento institucional do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata, vistoriaram as obras que entram na fase construção do contrapiso.

O município de Dourados é gestão plena do atendimento Sistema Único de Saúde (SUS) e a construção do Hospital de Amor, conforme o prefeito, irá garantir mais conforto e qualidade no processo de atendimento aos pacientes de toda a região. “É uma obra importantíssima que tem a soma de esforços da sociedade, em específica da Secredi Centro-Sul MS/BA, que assumiu a construção de todo o complexo hospitalar”, destacou o prefeito. Ele ressaltou a importância de haver o engajamento da sociedade após as obras do prédio ser concluída, já que o grande desafio será o de manter a unidade, que será referência em atendimento a 25 municípios da região.

Marçal Filho ainda falou sobre a necessidade de cada setor da saúde oferecer o atendimento na área a qual detém especialidade e expertise. “Sabemos o quanto o Hospital de Amor é referência no diagnóstico e tratamento de câncer e precisamos fazer um alinhamento entre todos os envolvidos, pois o objetivo é comum entre todos, o de curar o paciente”, acrescentou o prefeito. Ele lembrou que este ano também será inaugurado o Hospital Regional, do Governo do Estado, e a unidade deverá trabalhar em sintonia com o Hospital da Vida, da prefeitura, e o Hospital de Amor.

Henrique Moraes Prata, que é filho de Henrique Prata Junior, presidente do Hospital de Amor, explicou que a mesma tecnologia de ponta empregada na unidade de Barretos estará presente em Dourados. “Havia muita preocupação de as pessoas quererem buscar atendimento em Barretos, mas graças a tecnologia, hoje temos o mesmo padrão de atendimento nas unidades espalhadas pelo país”, ressaltou.

A importância de uma gestão otimizada, conforme o diretor de Desenvolvimento Institucional, é um impacto positivo do Hospital de Amor na assistência social, na saúde do município e na forma como as instituições atuam. Segundo ele, a chegada do hospital em Dourados promove mudanças significativas na qualidade do atendimento prestado à população.

A médica Cristiane Iguma, diretora-presidente da Aapoiadores, diz que assim que a obra estiver pronta, haverá o início do processo de equipar o hospital. Os recursos já estão garantidos por meio de emendas parlamentares e o cerca de 2.400 atendimentos mensal realizados atualmente pelo Instituto de Prevenção Dourados, migrarão automaticamente para o Hospital de Amor. Em um primeiro momento, a unidade trabalhará com a prevenção do câncer de mama, de colo de útero, de pele e de boca. E também terá tratamento para as pessoas que precisam de quimioterapia e diagnósticos por imagem.

O presidente da Sicredi Centro Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, destacou o orgulho pelo engajamento da sociedade douradense na concretização do hospital, um projeto que também conta com o apoio dos mais de 150 mil associados. “É um orgulho e uma satisfação fazer parte desse projeto inspirador. A gente anda pelos 38 municípios da nossa área de atuação no Mato Grosso do Sul e vemos a comoção das pessoas quando falamos desse sonho que está saindo do papel, já que muitas delas passam pelo enfrentamento da doença”, finalizou.

Com assessoria.

Continue Lendo

Saúde

Sala Rosa da Câmara amplia ações no combate à violência contra a mulher

Publicado

on

Vereadora Karla Gomes assume a presidência da Procuradoria da Mulher (Foto: F.Grott)
A Sala Rosa da Câmara Municipal de Dourados ampliará os atendimentos a mulheres vítimas de violência e discriminação. A vereadora Karla Gomes (Podemos), que recentemente assumiu a presidência da Procuradoria da Mulher, destacou que, além dos serviços já oferecidos, haverá uma intensificação das ações preventivas e assistenciais. O espaço também passará a ser um ponto de coleta de doações de roupas, absorventes e alimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Todas as atividades contarão com o acompanhamento de profissionais de assistência social da Câmara Municipal.

“Estamos programando diversas ações para dar visibilidade à Sala Rosa, que é um instrumento fundamental na defesa dos direitos da mulher. Nosso objetivo é garantir que elas conheçam e utilizem os serviços oferecidos. Também promoveremos campanhas ao longo do ano para prevenir e combater todas as formas de violência contra a mulher. Queremos a participação ativa das mulheres de Dourados nesse espaço, fortalecendo as políticas públicas voltadas à sua proteção”, destacou a vereadora.

Nos próximos dias, Karla Gomes se reunirá com a vice-presidente da Procuradoria, vereadora Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos), e com as vereadoras Liandra da Saúde (PSDB)  e Isa Marcondes (Republicanos) para alinhar as ações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A Sala Rosa é o espaço físico da sede da Procuradoria da Mulher.

Procuradoria da Mulher: missão e atuação
Criada em outubro de 2023, a Procuradoria da Mulher tem a missão de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra mulheres. Além disso, é responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas municipais voltados à igualdade de gênero, bem como implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias.

A Procuradoria também coopera com organismos públicos e privados, nos âmbitos municipal, estadual e federal, voltados às políticas para mulheres. Entre suas atribuições, estão a promoção de pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação de gênero, além da divulgação de informações para subsidiar as comissões da Câmara Municipal.

Atendimentos da Sala Rosa
Desde que foi criada, em 2023, foram realizados 64 atendimentos com demandas espontâneas e agendadas, de acesso a direitos sociais como: vaga em escola, cesta básica, atendimento psicológico, entre outros. Foram realizadas palestras com temas relacionados a: cuidados com a saúde mental, assédio sexual e assédio moral, os reflexos da violência para a saúde mental da vítima. Também foram realizados 12 encaminhamentos sobre denúncias de violência. A Sala Rosa também promoveu dois grandes eventos de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, em outubro de 2023 e além do evento mulheres na política. A Procuradoria também criou artigo intitulado “A atuação do poder legislativo douradense  na prevenção e combate à violência contra a mulher” que foi publicado no Congresso Internacional de Serviço Social.

Feminicídio cresce em Mato Grosso do Sul
A Sala Rosa surge como uma resposta à crescente violência contra as mulheres no estado. Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no Brasil em casos de violência doméstica, segundo o IBGE. Em 2023, foram registrados 30 feminicídios no estado, enquanto 2024 já contabiliza 35. Nos últimos 10 anos, 342 mulheres foram assassinadas em crimes dessa natureza. Somente neste ano, dois casos já entraram para as estatísticas.

No dia 12 de fevereiro, a jornalista Vanessa Ricarte foi brutalmente assassinada a facadas pelo ex-noivo, em Campo Grande. Poucas horas antes, ela havia procurado ajuda na Delegacia da Mulher, onde relatou desatenção no atendimento. “Queremos ajudar a construir políticas públicas eficazes e atuar na orientação das vítimas para que consigam romper o ciclo de violência e reconstruir suas vidas”, reforça Karla Gomes.

Vanessa foi a segunda vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul neste ano. A primeira ocorreu em 1º de fevereiro, quando Karina Corin, de 29 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro em Caarapó. O autor do crime também matou a amiga de Karina, Aline Rodrigues, de 32 anos.

Dourados: 30 feminicídios em uma década
Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul revelam que, nos últimos 10 anos, Dourados registrou 30 feminicídios, sendo a cidade do interior com o maior número de casos. Em seguida, aparece Três Lagoas, com 29. Na capital, Campo Grande, foram 80 ocorrências no mesmo período. Em Dourados, a maioria das vítimas tinha entre 30 e 59 anos, era de cor parda e foi assassinada dentro de casa.

Violência doméstica: números alarmantes
Além dos feminicídios, a cidade registrou 13.777 boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica na última década. Somente em 2024, até 12 de fevereiro, já haviam sido contabilizados 199 casos. Em 2023, foram registrados 1.732 episódios de violência contra a mulher; em 2024, o número já alcança 1.714.
No Estado, o total de ocorrências em 10 anos chega a 196.575. Desses, 20.360 casos foram registrados em 2023, e 2.318 apenas nos primeiros meses de 2024.

Denúncias ao 180 aumentam
Cada vez mais mulheres estão recorrendo ao disque-denúncia 180. Em 2024, o Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 18,7% nas chamadas para o serviço, em comparação com 2023. Foram quase 2 mil denúncias no ano passado, sendo 1,2 mil feitas pelas próprias vítimas e 782 por terceiros. Pelo WhatsApp, 131 casos foram reportados.

Serviço
A Sala Rosa, mantida pela Procuradoria da Mulher, está localizada dentro da Câmara Municipal de Dourados e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, acolhendo casos, analisando-os e encaminhando-os aos órgãos competentes.
Endereço: Avenida Marcelino Pires, 3.600 (anexo ao Shopping Avenida Center). O telefone para contato é o (67) 3410 -2100.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura abre vagas para aulas de alongamento no ‘Jorjão’

Publicado

on

Nova modalidade esportiva acontecerá no Jorjão. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) abre vagas para mais uma modalidade esportiva: alongamento. A atividade será disponibilizada gratuitamente para a população todas às terças e quintas, às 16h, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão).

As vagas são destinadas para jovens, adultos e idosos e as aulas serão ministradas pela professora Rafaela Vilella.  Para se inscrever é necessário que os interessados compareçam de forma presencial no Jorjão, no horário entre 8h às 16h (sem fechar para almoço), de segunda a sexta-feira.

Já a partir desta segunda-feira (17), as vagas estão abertas e são limitadas. As diversas atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Dourados visam incentivar práticas que agreguem saúde e qualidade de vida para a população. Atender várias faixas etárias sempre com profissionais capacitados para ministrar as aulas são designações do prefeito Marçal Filho para envolver crianças, jovens, adultos e idosos com esporte e lazer.

Ao todo, a Prefeitura de Dourados atende mais de mil pessoas com atividades como ginástica funcional, natação, hidroginástica, vôlei, basquetebol, handebol, futsal, futebol, karatê, judô e tênis de mesa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 98163-0586 (somente WhatsApp) ou no fixo 2222-1393.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67