fbpx
Connect with us

Cidades

Ação com doação de adubos na Capital vai até dia 16

De 12 a 16 de dezembro, unidades do Supermercados Comper e Fort Atacadista entregam 2 mil pacotes de adubos para quem descartar recicláveis

Publicado

on

Dos mais de 82 milhões de toneladas de lixo gerados por ano no Brasil, apenas 2% têm destinação correta, segundo dados da Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De todo o lixo gerado, o orgânico representa mais da metade do volume e somente 1% é reciclado, ou seja, são restos de alimentos ou cascas de frutas, talos de verduras, borra de café que viram adubo. A meta, no país, até 2040, é chegar a 13,5% de aproveitamento dos resíduos orgânicos.

 

Para colaborar com esse cenário, algumas iniciativas privadas surgem para diminuir o impacto dos resíduos gerados ao meio ambiente e ainda conscientizar a população. É o caso do Grupo Pereira, que por meio de parceria com o Grupo Certa, está realizando a compostagem dos resíduos orgânicos de 13 unidades das lojas em Campo Grande. O resultado é a geração de adubos que serão distribuídos entre os dias 12 e 16 de dezembro, das 13 às 17 horas, em 5 unidades do Supermercados Comper e 1 unidade do Fort Atacadista.

 

Para receber, o cliente precisa levar qualquer tipo de material descartável que será depositado nas estações de coleta do Comper e Fort. As estações foram reformadas por meio de parceria com a Unilever. Os clientes podem levar materiais como plástico, papelão, vidro e metal, que serão destinados às cooperativas de reciclagem. Cada cliente vai receber um pacote de composto orgânico, o resultado da compostagem.

 

“Temos 13 unidades atualmente que destinam os resíduos orgânicos para produção de adubo. De outubro de 2021 até setembro deste ano, coletamos 207 toneladas de resíduos orgânicos, sendo que 40 toneladas desse montante se tornam adubo e parte do que temos de estoque vamos distribuir aos clientes como brinde por participar da ação”, explica  Adrileny Bogado, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.

 

David Ramos Vilela, CEO do Grupo Certa, explica sobre os benefícios da compostagem para o meio ambiente e para a população. “Esse é um processo antigo e bem simples que faz a diferença. Quando compostamos, eliminamos o chorume, produzido por esse tipo de lixo. Cada litro de chorume pode contaminar 12 litros de água. Além disso, para cada tonelada de resíduo compostado você deixa de gerar uma tonelada de CO2 e metano, gases poluentes que colaboram para o aquecimento global. O adubo orgânico tem outra grande vantagem já que tem a capacidade de fazer a reestruturação do solo, evitando a utilização de adubos químicos, produzindo alimentos mais saudáveis”, conta.

 

As estações de coleta do Grupo Pereira em Campo Grande foram reformadas e adesivadas, em parceria com a Unilever e em 2023 a ação deve seguir para todas as regionais onde a marca está presente.

 

Confira as unidades que participam da ação de entrega de adubos – de 12 e 16 de dezembro, das 13 às 17 horas:

Comper Rui Barbosa — Rua Rui Barbosa, 736
Hiper Center Comper Zahran — Av. Eduardo Elias Zahran, 2478
Hiper Center Comper Tijuca — Av. Gunter Hans, 2294
Hiper Center Comper Euler de Azevedo — Av. Tamandaré, 2957
Comper São Francisco — Rua Treze de Maio, 4587
Fort Atacadista Guanandi — Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 | Jardim Jacy

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67