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Educação

Com 100% de adesão dos municípios, MS Alfabetiza completa um ano de implementação

Programa foi responsável por investimentos na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para Formação dos profissionais.

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Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime-MS), realizou nesta segunda-feira (12), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, em alusão ao primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza.

Na abertura do encontro os estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS, Maria Júlia Berbet Duailibi, Giovanna Carnevali Santos, Marina Silveira Weber, Leoner Parra e Estevão Colman, interpretaram a música “Aquarela”, de Toquinho, e “Meus Erros”, da banda Paralamas do Sucesso, “Garota de Ipanema”, de Antonio Caros Jobim e Vinícius de Moraes, sob orientação do professor Gleyton Berbet.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, na abertura do encontro, representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou a importância da implementação de política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização, “Nossa luta pela educação é sempre por políticas de Estado e não de Governo, o regime de colaboração é uma marca do governo atual, para o ano que vem deixamos um desafio de pensar no projeto de matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. Não cansamos de estudar, de trabalhar com único objetivo, para que as nossas crianças aprendam, ora se ela anda no tempo certo, fala no tempo certo, porque não aprender no tempo certo, estamos todos empenhados para alcançar o objetivo”.

A vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Celi Corrêa Neres, explanou a felicidade de participar do encontro. “É um momento de registrar e agradecer a forma que a professora Cecilia Motta trabalha em prol a Educação de nosso Estado e Brasil, estou feliz em participar do lançamento e agora um ano deste programa fantástico, momento de registrar o legado da professora Cecília como gestora pública em todas as áreas da educação”, finalizou.

Presidente da UNDIME Mato Grosso do Sul e secretário Municipal de Educação de Chapadão do Sul, Guerino Perius, lembrou do grande desafio que os 79 municípios têm ao aderir ao programa, “demonstração de responsabilidade, compromisso e gratidão. Hoje cada prefeito, cada gestor educacional está contribuindo com trabalho, determinação para que possamos, com responsabilidade, perante a comunidade sul-mato-grossense, lutar para uma educação de qualidade e com toda certeza teremos bons frutos”.

Prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery ,representando o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) Valdir Couto de Souza Júnior (Prefeito de Nioaque), falou da parceria do Governo de MS com municípios. “Quero agradecer ao governador Reinaldo Azambuja e a secretária Cecilia pelo brilhante programa MS Alfabetiza, pela aula de gestão pública, trabalhando com os municípios, em regime de colaboração, onde neste um ano de programa já vemos diversos frutos e a continuidade é primordial e estaremos todos juntos”, enfatiza.

MS Alfabetiza

Criado em 2021 e colocado em prática no início deste ano, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Em nome dos parceiros do Programa, a diretora adjunta PARC/ABC, Maria Vera Vasconcelos, da Associação Bem Comum, mencionou a importância da parceria. “Uma alegria participar do encontro com prefeitos, secretários municipais de Educação e uma satisfação de fazer parte dessa parceria, que é a alfabetização das nossas crianças, não deixar ninguém para trás, fortalecer e dizer a continuidade de nossa parceria, da luta de ser a voz das crianças, elas clamam para ser alfabetizadas, e o regime de colaboração é muito importante, pois são nos municípios onde tudo acontece”.

Investimento

No primeiro ano, o Programa foi responsável por investimentos na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para Formação dos profissionais.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, chegando ao total de R$ 8,3 milhões considerando as premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização e contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”).

Mesa Redonda

Na programação do encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, a palestrante Maria Jucineide da Costa Fernandes – secretária executiva e ensino médio e profissional na Seduc/CE, falou sobre a temática – A cooperação entre Estado e Municípios: perspectivas para a promoção da alfabetização na idade certa.

Maria Juceneide atualmente exerce a função de secretária executiva e ensino médio e profissional na Seduc/CE. Licenciada em História pela UERN e Mestre em Administração pela UFBA. Possui, ainda, especialização em formação de professores e em gestão e avaliação da educação pública. Professora efetiva da rede estadual do Ceará. Tem experiência como diretora escolar e coordenadora regional de educação.  Na sua experiência como gestora educacional se destacou pela liderança na mobilização de equipes para alcance de resultados educacionais de aprendizagem.

Márcia Ferri, do Instituto Natura, também proferiu palestra. Ela é Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também é mestre e doutora em Educação do Programa: História, Política e Sociedade da PUC-SP.

Já atuou como professora alfabetizadora por 8 anos e como formadora de professores pela CE-CEDAC e Escola de Educadores. Desde 2013 atua com Gestão de Projetos no Instituto Natura. Atualmente é gerente de Alfabetização na Idade Certa do Instituto Natura. A mediadora foi a diretora presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica e coordenadora de Formação Continuada (CFOR), Alessandra Ferreira Beker Daher.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Prazo para vagas remanescentes termina na sexta-feira

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As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC) podem ser feitas até sexta-feira (29). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, no módulo do Fies.

Os recursos do fundo financiam estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ao acessar o sistema de seleção do Fies, o Fies Seleção, o estudante de ensino superior deverá entrar no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.

Novo edital

A ocupação das vagas remanescentes do Fies de 2024 está prevista em novo edital, publicado pelo MEC no dia 22 e surge para ofertar financiamento a vagas que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa federal.

Quem pode se inscrever

De acordo com edital extra, as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados em um curso de ensino superior, e caso o semestre letivo já tenha sido encerrado, os candidatos devem ter cursado o referido período com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas.

Para participar da seleção, o candidato deve também ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.236, em 2024).

Pelo Fies Social, criado neste ano para atender às necessidades de estudantes de baixa renda, terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes, aqueles estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa da família, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Nesta última situação, os estudantes também podem solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino superior.

Em 2024, pela primeira vez, têm prioridade na classificação para a ocupação étnico-racial destas vagas remanescentes, destinada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

O resultado da pré-seleção de candidatos e a ordem de classificação serão divulgados em 4 de dezembro, para chamada única e de lista de espera.

O Fies

Desde 2001, o Fies democratiza o acesso ao ensino superior, permitindo que estudantes de baixa renda possam se graduar.

O programa oferece financiamento a taxas de juros muito mais baixas do que as praticadas no mercado financeiro, o que torna o financiamento mais acessível a este público.

O programa oferece diferentes modalidades de financiamento, com prazos e condições de pagamento variados, conforme a renda familiar de cada candidato. Aquele que mais precisa  pode ter financiamento a juro zero.

Na modalidade I do Fies, por exemplo, o financiamento será pago após o término do curso, respeitando o limite de renda do estudante.

Para mais informações sobre o FIES, pode ser consultado o site oficial da Caixa Econômica Federal, instituição operadora e agente financeira do fundo governamental.

O financiamento poderá ser pago por meio do débito na conta corrente ou poupança do estudante.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Parcela será depositada de forma escalonada até 2 de dezembro

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O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima segunda (2), para alunos de ensino médio da rede pública. A parcela será destinada a estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 3,7 milhões de alunos do ensino médio regular, dos quais 1 milhão foi incluído no programa em agosto.

O Pé-de-Meia funciona como uma poupança e tem o objetivo de evitar a evasão escolar, com a promoção da permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão dessa última etapa do ensino básico.

Depósitos

Para se manter no Pé-de-Meia, o estudante deve ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência diminua em algum mês, o aluno não receberá o benefício referente ao período.

A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela abertura das contas em nome dos estudantes matriculados no ensino médio público e pelos pagamentos de todas parcelas do programa, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os depósitos podem ser consultados pelos beneficiários por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

O valor é depositado em conta poupança Caixa Tem. Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, de acordo com o mês de nascimento do estudante, de forma escalonada, a partir desta segunda-feira.

Calendário de pagamento por mês de nascimento:

janeiro e fevereiro: 25 de novembro;

março e abril: 26 de novembro;

maio e junho: 27 de novembro;

julho e agosto: 28 de novembro;

setembro e outubro: 29 de novembro;

novembro e dezembro: 2 de dezembro.

As informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.

Jovens e adultos

Em agosto, teve início o pagamento para os estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) incluídos no Pé-de-Meia, que cumprem os critérios estabelecidos pelo governo federal.

No caso da EJA, ao comprovar matrícula, o estudante recebe o incentivo de R$ 200, e incentivo mensal de R$ 225 pela frequência escolar. Ambos estão disponíveis para saque.

Pelas regras, os beneficiários devem ter idade entre 19 e 24 anos, e ser integrante de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 15 de junho de 2024, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 706 per capita).

Para os estudantes, a parcela relativa ao incentivo-frequência será paga em quatro vezes por semestre cursado. O incentivo-conclusão será acumulado em até três parcelas, condicionadas à aprovação parcial para a certificação de conclusão do ensino médio ao final de cada semestre ou ano letivo. Os jovens que ingressaram no programa a partir de setembro não receberão retroativamente as parcelas pagas pelo Pé-de-Meia.

Quem tem direito

O MEC explica que o Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar do Pé-de-Meia o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo.

O estudante pode consultar as regras do programa, além do calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que traz as informações escolares desde o ensino fundamental até a pós-graduação de cada aluno.

Pé-de-Meia

O programa de incentivo financeiro-educacional tem o objetivo de democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.

arte poupança ensino médio, pé-de-meia
Arte/Agência Brasil

O governo federal calcula que com a expansão do programa – anunciada no início de agosto – vai elevar o número de beneficiários para quase 4 milhões de estudantes.

Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante recebe o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento. O aluno também recebe depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano letivo concluído com aprovação, que ficará como uma poupança e poderá ser sacados após a formatura no ensino médio.

Se somadas todas as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.

A adesão dos estudantes ocorre por meio de termo de compromisso assinado por redes de ensino federais, estaduais, distrital e municipais que oferecem o ensino médio e informam os dados dos estudantes ao Ministério da Educação (MEC), por meio de sistema informatizado.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

8ª Expocampo destaca práticas pedagógicas de alunos das escolas do campo da REME

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a Expocampo é um encontro que une gerações.

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A 8ª Expocampo foi realizada na tarde desta sexta-feira (22), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, reunindo cerca de 250 alunos de seis das oito escolas do campo da Rede Municipal de Ensino (REME).

Neste ano, o evento teve como tema central as práticas pedagógicas, com estandes que exibiram maquetes, meliponários, sabonetes feitos com ervas e plantas medicinais, doces artesanais da área rural, entre diversas outras apresentações.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a Expocampo é um encontro que une gerações. “Queremos os alunos do campo no campo, e incentivamos isso por meio das práticas desenvolvidas nas nossas escolas, potencializando a agricultura em Mato Grosso do Sul, no Brasil e em Campo Grande”.

Para o chefe da Divisão de Políticas Específicas de Educação, Felipe Augusto da Costa Souza, o evento é uma oportunidade para os alunos mostrarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Nesta edição, o tema escolhido foi práticas pedagógicas, então, tudo o que foi produzido em sala de aula com os professores é trazido para ser apresentado aqui”, explicou.

O vice-presidente do Sindicato Rural, José Eduardo Monreal, destacou a importância de sediar a Expocampo. “É motivo de orgulho. Ficamos felizes ao ver jovens alunos que se dedicam a nos explicar com tanto amor e empenho tudo o que aprendem em sala de aula”.

Alunos em Destaque

Rafael Pimentel, aluno do 7º ano da Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, apresentou a exposição sobre meliponários e demonstrou domínio total do assunto. Ele estuda sobre abelhas e colmeias desde o ano passado. “Eu gosto de acompanhar todo o processo de como acontece a produção do mel, é muito interessante”, afirmou.

As alunas do 4º ano da Escola Municipal Leovegildo de Melo, Alice Gomes, Nathalia Giliade e Maria Luiza dos Santos, apresentaram o projeto Delícia das Mandiocas. “A professora nos ensinou os benefícios da mandioca e o que é possível produzir com ela. Fizemos pães, bolos, biscoitos, tudo usando mandioca”, explicaram entusiasmadas.

As alunas Alice, Nat e Maria. Foto: Divulgação/Semed

Ana Lia Teodoro, aluna do 7º ano da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, confeccionou uma maquete sobre a criação de suínos na escola e o manejo dos chiqueiros. “Na maquete, dividimos certinho as matrizes, os reprodutores, o espaço onde ficam e o que comem. Na nossa escola tem chiqueiros, e aprendemos as práticas de criação, o que é muito interessante”, relatou.

Já a aluna da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, Helena Fenero, do 5º ano, apresentou o que aprendeu nas aulas sobre ervas medicinais. “Estudamos temperos e economia. A professora comprou temperos para que conhecêssemos de perto. Fizemos sal grosso, sal fino e tempero para churrasco. O mais legal é que aprendemos também sobre contas e economia com essa atividade”, destacou a aluna.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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