fbpx
Connect with us

Esportes

Brasil perde de Camarões mas avança como líder do Grupo G

Aboubakar marca o gol dos africanos, que acabam desclassificados

Publicado

on

O Brasil acabou superado por 1 a 0, na tarde desta sexta-feira (2) no Estádio de Lusail, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Catar. Porém, mesmo com este revés a seleção brasileira garantiu a liderança da chave, e medirá forças com a Coreia do Sul nas oitavas de final.

Entrar classificado para o último jogo da primeira fase deu ao técnico Tite a oportunidade de colocar todo time reserva contra Camarões. A estratégia já tinha sido utilizada nesta Copa por França e Portugal, ambos com resultados desastrosos. Um aviso que a comissão técnica nacional não levou a sério. No caso da seleção brasileira, mudar dez jogadores (apenas Fred foi mantido dos titulares da última partida), não alterou o domínio das ações e a maior posse de bola, mas, no fim das contas, o resultado foi o mesmo das outras grandes equipes: derrota vexatória com gol nos acréscimos.

Apesar da derrota, o time até que começou melhor. Aos 13 minutos, cruzamento na área, Martinelli subiu sozinho e cabeceou alto, mas o goleiro Epassy deu um toquinho para córner. Foi o primeiro lance de perigo do Brasil no jogo. Aos 19 minutos, foi a vez de Camarões chegar com perigo, em um cruzamento para a área que o goleiro Éderson afastou de soco.

Apenas aos 37 minutos a seleção voltou a atacar. Antony tentou chutar colocado, mas facilitou a vida de Epassy, que encaixou firme. Aos 45 minutos Martinelli resolveu fazer tudo sozinho, passou pela defesa e encheu o pé, mas o goleiro desviou para córner no melhor lance do Brasil.

Aos 47, foi a vez de Éderson salvar o Brasil numa cabeçada precisa de Mbeumo. Uma defesa importantíssima.

Com pouca movimentação, apostando nas bolas alçadas na área, o Brasil facilitou a vida da defesa camaronesa, que conseguia cortar as investidas. Assim, com Rodrygo partindo em velocidade sozinho, com Fabinho apelando para lances duros e Gabriel Jesus inoperante na frente, a seleção se acomodou com o empate em 0 a 0 durante os primeiros 45 minutos. Aliás, uma tônica da equipe de Tite nesta Copa do Mundo. O 1º tempo é sempre desperdiçado em estudos e poucas oportunidades de gols. O que sempre vem funcionando é a recuperação de bola, evitando qualquer contra-ataque de Camarões.

O Brasil voltou sem objetividade na etapa final, com Antony muito individualista. E logo aos 5 minutos Aboubakar teve uma grande chance, chutando cruzado para fora do gol de Éderson. Ao mesmo tempo, com a contusão do lateral-esquerdo Alex Telles ocorria algo incrível com a seleção: dos quatro laterais que foram para a Copa, três já tinham se machucado. Apenas o veterano Daniel Alves, de 39 anos, permanecia inteiro.

Aos 10 minutos, na primeira chegada, Martinelli arriscou de curva e mais uma vez o goleiro Epassy espalmou para córner, evitando o gol brasileiro. Na cobrança, Éder Militão teve uma ótima chance, mas Epassy defendeu em dois tempos. A posse de bola continuava sendo brasileira, mas as conclusões passaram a rarear. Os reservas que entraram (Éverton Ribeiro, Bruno Guimarães e Pedro) não conseguiram ter entrosamento, nem encaixaram boas jogadas.

Aos 32 minutos, Camarões se soltou e o reserva Ntcham arriscou rasteiro de fora da área, mas o goleiro Éderson encaixou. E, enfim, aos 47 minutos, num cruzamento para a área, o experiente Aboubakar, atacante do Al Nassr (Arábia Saudita), testou certo, no canto da meta de Éderson, que nem se mexeu. Foi o gol da vitória de Camarões. O camisa 10 da seleção africana acabou expulso ao levar o segundo amarelo ao comemorar o gol tirando a camisa, mas foi o tiro de misericórdia numa seleção que em momento algum mostrou que poderia vencer a partida e levou uma mordida dos Leões Indomáveis.

Na classificação final do Grupo G, o Brasil ainda assim terminou em primeiro lugar, com 6 pontos e 2 gols de saldo. A Suíça também fez 6 pontos e apenas um gol de saldo. Com isso, a seleção de Tite enfrentará a Coreia do Sul, a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. Os suíços pegarão os portugueses na terça-feira, também às 16h.

Ficha Técnica:

BRASIL 0 x 1 CAMARÕES

Data: Sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Local: Al Daayen (Qatar)

Juiz: Ismail Elfath (Estados Unidos)

Público: 85.986

Brasil: Éderson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fred (Bruno Guimarães), Fabinho, Antony (Raphinha) e Rodrygo (Éverton Ribeiro); Gabriel Jesus (Pedro) e Martinelli. Técnico: Tite.

Camarões: Epassy; Wooh, Fai, Ebosse e Tolo; Ngamaleu (Mbekeli), Anguissa, Moting, Kundé (Ntcham) e Mbeumo (Ekambi); Aboubakar. Técnico: Rigobert Song.

Gol: No 2º tempo: Aboubakar (47).

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Mato Grosso do Sul participa das Paralimpíadas Escolares 2024 com a quinta maior delegação do país

Diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca destaca o progresso do estado no esporte paralímpico e compartilhou as metas para esta edição.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul marca presença com 101 atletas nas Paralimpíadas Escolares 2024, realizada Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), constituindo a quinta maior delegação da competição. A equipe estadual é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A cerimônia de abertura aconteceu na noite de ontem (26), enquanto as disputas serão realizadas entre esta quarta (27) e sexta-feira (29).

As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo do mundo voltado para crianças e jovens com deficiência. Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o evento deste ano bateu recorde de inscrições, reunindo mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Desde sua criação, em 2006, o evento tem desempenhado papel fundamental na inclusão e no desenvolvimento esportivo de jovens paratletas.

Modalidades e participação

Os atletas disputarão 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O atletismo lidera em número de inscritos, com mil competidores. Em seguida, aparecem a natação (323 inscritos), a bocha (156), o tênis de mesa (103) e o badminton (102). Pela primeira vez, em 2024, foram realizadas seletivas estaduais de três modalidades (atletismo, natação e bocha) dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, também organizado pelo CPB. Este evento percorreu todas as unidades federativas do país no primeiro semestre, promovendo competições de alto rendimento e desenvolvimento esportivo.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza a importância do evento.

“As Paralimpíadas Escolares mostram o quanto o esporte pode transformar vidas, especialmente no que diz respeito à inclusão e ao desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Mato Grosso do Sul tem avançado e se destacado, e estamos muito orgulhosos de apoiar nossos atletas, que são verdadeiros exemplos de superação e determinação”.

Diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca destaca o progresso do estado no esporte paralímpico e compartilhou as metas para esta edição.

“A nossa expectativa é muito alta. No ano passado, ficamos na quinta colocação, e o objetivo agora é manter essa posição entre os cinco melhores do Brasil. Temos crescido: este ano, ampliamos nossa participação de sete para nove modalidades, com a inclusão do goalball e do halterofilismo”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Talento e superação marcam segundo bloco dos Jogos da Juventude e MS chega a 22 medalhas

No segundo bloco da competição escolar, atletas de MS conquistaram medalhas no basquete, natação, vôlei de praia e wrestling

Publicado

on

O segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude 2024 se encerrou na na última sexta-feira (23), com a disputa da natação, wrestling (luta olímpica), ginástica artística, águas abertas, basquetebol e vôlei de praia. A competição começou em 13 de novembro e vai até o dia 28, em João Pessoa (PB).

A delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 115 atletas, é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Estreante nos Jogos da Juventude, Daniel Coelho Campos, de 15 anos, garantiu o lugar mais alto do pódio na natação, na prova de 50 metros peito. “Foi uma competição muito boa. Eu estava sem expectativas devido a uma lesão no pé que tive alguns dias antes, mas mesmo assim, obtive excelentes resultados, fazendo minhas melhores marcas e levando o MS ao pódio”, destacou.

Daniel Coelho exibe medalha de bronze, que conquistou nos 100 metros peito (Foto: André Durão/COB)

A dupla de Três Lagoas, Endrick Augusto e João Gabriel de Oliveira, chegou à final do vôlei de praia, enfrentando a equipe do Espírito Santo. Em um jogo disputado, a dupla perdeu no tie-break e faturou a medalha de prata.

Endrick Augusto, de 17 anos, comentou sobre as dificuldades de jogar na praia. “Ficamos em segundo lugar aqui em João Pessoa, tive algumas dificuldades para me adaptar à praia, porque o vento é muito complicado e o ambiente é totalmente diferente. Mas eu e meu parceiro fomos nos acostumando e conseguimos chegar à final. Sinto que dava para ter ido mais longe, dava para ter buscado o primeiro lugar, mas já estou muito grato por ter ficado no pódio e representado muito bem o nosso estado”.

Com o encerramento deste bloco, Mato Grosso do Sul acumula 22 medalhas no total, sendo duas de ouro, cinco de prata e quinze de bronze. Confira os destaques:

Quadro de medalhas

OURO (2)

Mariana Gianchini (meio-pesado) – judô

Daniel Coelho (50 m peito) – natação

PRATA (5)

Maria Miziara (ligeiro) – judô

Rafaela Silva (meio-médio) – judô

Vitor Cabreira (pesado) – judô

Amanda Lopes (Prova de Velocidade) – ciclismo

Endrick e João Gabriel – vôlei de praia

BRONZE (15)

Leonardo Kurokawa e Isadora Stello (dupla mista) – tênis de mesa

Andre Dodero (ligeiro) – judô

Mirella Souza (médio) – judô

Henrique Sena (médio) – judô

Anielly Gama (pesado) – judô

Equipe mista de judô

Ana Júlia Nantes (maças) – ginástica rítmica

Lucas Vieira (48 kg) – taekwondo

Pedro Lucas Dourado (prova de velocidade) – ciclismo

Daniel Coelho (100 m peito) – natação

Luiza Montagner Friedrich (50 m costas) – natação

Alexandre de Paula (50 m borboleta) – natação

Luan Alves Cabral  (estilo livre 55 kg) – wrestling 

Vincenzo Santullo (estilo greco-romano 92 kg) – wrestling

Basquete masculino

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Arthur Mariano é campeão da temporada 2024 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Com o resultado, Arthur, natural de Três Lagoas, se tornou bicampeão do circuito.

Publicado

on

O sul-mato-grossense Arthur da Silva Mariano encerrou a temporada 2024 do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia) de forma brilhante, conquistando o título nacional ao lado de seu parceiro Adrielson (PR). A dupla alcançou o ouro na 10ª e última etapa do torneio, disputada no último sábado (23), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).

Com o resultado, Arthur, natural de Três Lagoas, se tornou bicampeão do circuito. O sul-mato-grossense é beneficiário do Bolsa Atleta, programa de suporte financeiro do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

“É muito gratificante terminar a temporada com mais um título. Lutamos muito, sempre buscando evolução em cada competição, tanto no Mundial quanto no Brasileiro. Essa conquista coroa nosso esforço e tudo o que trabalhamos para melhorar. Agora é hora de descansar e aproveitar a família antes de retomar os treinos para os desafios de 2025”, celebrou Arthur ao final da competição, em entrevista à comunicação oficial da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

A campanha de Arthur e Adrielson (PR) ao longo das 10 etapas do Circuito foi marcada pela regularidade. A dupla subiu ao pódio em oito oportunidades, com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A jornada começou em casa, na etapa de abertura realizada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, de 21 a 25 de fevereiro, onde conquistaram o bronze. Ao longo da temporada, a evolução constante culminou no título nacional, consolidado com o ouro na etapa final.

Além de Arthur, outra sul-mato-grossense teve destaque no Circuito Brasileiro. A aquidauanense Talita Antunes, competindo ao lado de Taiana (CE), garantiu o título da temporada no naipe feminino, além de conquistar a medalha de bronze na etapa de Copacabana. Aos 42 anos, Talita, que já representou o Brasil em Olimpíadas, celebra o quinto título nacional de sua carreira, reafirmando seu protagonismo no vôlei de praia.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a importância do Bolsa Atleta no desenvolvimento do esporte de alto rendimento e celebrou as conquistas dos atletas sul-mato-grossenses no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

“O desempenho de atletas como Arthur Mariano demonstra como o investimento no esporte traz resultados concretos e engrandece o nome de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. O Bolsa Atleta é um compromisso com o futuro do esporte, permitindo que nossos talentos alcancem o mais alto nível de desempenho. Estamos muito orgulhosos das conquistas de Arthur e Talita, que inspiram jovens de todo o estado a sonhar grande”, destacou o titular da Setesc.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67