fbpx
Connect with us

Cidades

Declaração de Antofagasta cobra agilidade nos acordos bilaterais da Rota Bioceânica

O documento reforça a posição da delegação de prefeitos do Estado ao cobrar agilidade nas tratativas em relação ao trâmite aduaneiro entre os quatro países da rota.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul foi signatário da Declaração de Antofagasta, divulgada ao final do 2º Festival Internacional do Corredor Bioceânico, realizado de 21 a 24 de novembro, em Antofagasta (Chile), com a assinatura do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra. O documento reforça a posição da delegação de prefeitos do Estado ao cobrar agilidade nas tratativas em relação ao trâmite aduaneiro entre os quatro países da rota.

O ato ocorreu no intervalo das últimas palestras durante o Foro Empresarial dos Territórios Subnacionais, que encerrou o encontro nesta quinta-feira (24), sob a coordenação do governador regional de Antofagasta, Ricardo Diaz Cortez. A declaração, acordada na plenária dos governadores chilenos e representantes do Brasil, Argentina e Paraguai, pede políticas nacionais “que permitam acelerar a integração entre os países”.

Também se posiciona quanto a necessidade de avançar na definição de normas fitossanitárias e aduaneiras e pede mais compromisso dos presidentes dos quatro países e comprometimento dos municípios. Para o prefeito murtinhense, “temos que correr muito para resolver a morosidade das aduanas do Chile e Argentina, não podemos aguardar duas ou três horas para conseguir atravessar a fronteira”. Ele pediu empenho dos governadores chilenos.

Superou expectativas

Segundo Nelson Cintra, que fez pronunciamento durante a plenária, o Fórum Internacional do Corredor Bioceânico alcançou resultados positivos ao avançar as deliberações definidas no primeiro encontro, em maio deste ano, em Campo Grande. “Ficamos, nós prefeitos de Mato Grosso do Sul, muito impressionados com o fórum, mas precisamos nos organizarmos mais, para isso temos tempo, as obras de infraestrutura vão terminar no final de 2024”, frisou.

O prefeito detalhou as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura de Porto Murtinho para preparar a cidade ante a implantação da Rota Bioceânica, destacando que o município está recebendo apoio financeiro dos governos federal e estadual e conta com emendas parlamentares da bancada federal, cujos investimentos somam 32 milhões de dólares. “Vocês estão convidados a conhecer nossa região, mas a viagem tem de ser de carro, como fizemos”, disse.

Retorno nesta sexta

A delegação dos onze prefeitos e assessores para Antofagasta começou no dia 19, em 14 veículos, percorrendo cerca de 1.870 quilômetros em dois dias. O trecho mais crítico foi o percurso de 220 quilômetros de estrada de terra, em cinco horas, entre Mariscal Estigarribia (Paraguai) e Pozo Hondo (Argentina), cuja pavimentação já foi licitada pelo governo paraguaio. O retorno a Porto Murtinho começou nesta sexta-feira, segundo a organização.

Integram a comitiva os prefeitos de Bonito, Josmail Rodrigues; Jean Sérgio Fogaça, de Douradina; Marcos Antônio Paco, de Itaporã; Marcos Benedetti, de Vicentina; Alexandrino Garcia, de Aral Moreira; José Fernando Santos, de Selvíria; Vanda Cristina Camilo, de Sidrolândia; Enelto Ramos da Silva, de Sonora; Clediane Areco Matzenbacher, de Jardim; e Valdir Couto Junior, de Nioaque e presidente da Assomasul; e Nelson Cintra, de Porto Murtinho.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67