fbpx
Connect with us

Cidades

Com Programa Fluxo Legal, Prefeitura de Corumbá leva dignidade menstrual para 8 mil mulheres

Publicado

on

O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, fizeram nesta quinta-feira, 24 de novembro, a primeira entrega do Programa Fluxo Legal, que garante dignidade menstrual para 8 mil mulheres assistidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.

O ato simbólico foi realizado no CRAS I, do bairro Centro América. “Hoje nós iniciamos aqui, com muita alegria, o Programa Fluxo Legal, onde serão beneficiadas meninas a partir de 12 anos de idade com dois pacotes de absorventes. E isso vai ser por mês, dois pacotes de absorventes por mês, não por ano”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

“Isso vai ajudar muito, principalmente as pessoas que mais precisam. São pessoas inscritas no CadÚnico e que já são atendidas em cada um dos nossos CRAS”, completou o prefeito, lembrando que a Lei 2.814 foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores ainda neste ano.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, o Fluxo Legal é uma ação que beneficia a economia e a saúde de aproximadamente 8 mil famílias corumbaenses. “Vimos que a evasão escolar acontecia justamente no período menstrual dessas meninas e adolescentes. Vimos também que muitas mulheres, para não deixar de ir ao trabalho, elas usavam outros mecanismos e isso causava vários tipos de doenças e infecções”, detalhou Amanda.

“Quando levantamos esses dados no nosso município, criamos esse projeto e levamos para o prefeito, que prontamente encaminhou para a Câmara, onde foi aprovado com o objetivo de diminuir essa precariedade menstrual. Serão cerca de 8 mil mulheres atendidas mensalmente ganhando dois pacotes de absorvente”, concluiu a secretária.

Lei Nº 2.814

Conhecida como Fluxo Legal, a lei dispõe sobre a distribuição de absorventes higiênicos para adolescentes e mulheres de baixa renda no Município de Corumbá, com o objetivo de combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene, de recursos que possibilitem a sua aquisição ou a outros itens necessários ao período da menstruação; visa, ainda, oferecer garantia de cuidados básicos de saúde, desenvolvendo meios para a inclusão do público feminino em ações e programas de proteção à saúde menstrual e promover campanha informativa sobre esse período e as suas consequências.

A distribuição dos absorventes higiênicos serão realizados pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, para meninas e mulheres com idades entre 12 a 51 anos que estão cadastradas e regularizadas no CAD Único.

A Pobreza Menstrual é uma realidade no Brasil, são meninas que faltam as aulas por não ter acesso a absorventes higiênicos, mulheres que deixam de ir trabalhar e/ou utilizando materiais inadequados para conter a menstruação causando uma série de problemas de saúde.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67