fbpx
Connect with us

Cidades

Secretaria de Saúde incentiva amamentação para reduzir dor das crianças durante vacinação

Unidades que aplicam as vacinas devem estimular lactantes a amamentar os filhos durante o processo

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMS), reforça o incentivo à mamanalgesia, termo utilizado para a amamentação como analgésico durante vacinação em bebês.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios de amamentar durante a aplicação de vacinas injentáveis nas crianças são inúmeros, como a redução da angústia, medo e desconforto com a agulha.

Considerando as recomendações e pesquisas do órgão internacional, o Núcleo Municipal de Imunização em Dourados recomenda que, nas unidades de saúde onde as vacinas são aplicadas, a mãe seja incentivada a amamentar a criança imediatamente antes, durante e após a vacinação do bebê.

Além disso, os pais e responsáveis pela criança devem ter entrada favorecida no local de aplicação. O gerente de Imunização de Dourados, Edvan Marques, cita outra medida em nota técnica relacionada aos casos de vacinação múltipla, quando há aplicação de vacinas injetáveis e orais. “Administrar primeiro a vacina oral e, posteriormente, proceder a amamentação para que seja realizada a administração da injetável”.

Agosto Dourado

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Dourados realizou ações voltadas ao ato de amamentar. A SEMS também promoveu parceria com a Casa da Amizade para a elaboração de materiais educativos sobre Aleitamento Materno, entregues nas 35 Unidades de Saúde.

O município aderiu à Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), por meio do qual foram realizadas diversas oficinas nas Unidades de Saúde, visando a promoção do aleitamento materno e das práticas alimentares infantis saudáveis. Além disso, foi realizada parceria com o Hospital Universitário da UFGD, para a entrega de material educativo “Manual de Normas e Rotinas de Aleitamento Materno”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Dourados deposita salário dos servidores antecipado

Servidores terão valores disponíveis dentro do mês corrente para saque ao longo desta quinta

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados fez nesta quarta-feira (30), o depósito do pagamento dos servidores municipais referente ao mês de outubro de 2024. O saque estará disponível no decorrer desta quinta-feira (31).

E mais uma vez a gestão paga antecipadamente, os salários dos servidores municipais. Segundo a Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda), o valor bruto da folha de pagamento é de R$ 63.517.490,75 milhões.

Pelas redes sociais, o prefeito Alan Guedes reafirmou o compromisso com os servidores municipais. “Para os nossos servidores, mais uma vez o nosso compromisso de pagamento adiantado. Salário na conta, sendo depositado hoje e disponível amanhã, durante todo o dia, para o saque. Mais uma vez reafirmamos, como falamos no dia 28, Dia do Servidor Público, é nosso compromisso com os nossos servidores públicos porque isso também é compromisso com a cidade de Dourados”, destacou Alan em vídeo divulgado no Instagram.

O salário dos servidores municipais deve ser pago até o quinto dia útil do mês seguinte, mas a atual gestão disponibiliza os vencimentos antecipado, uma forma de valorizar e reconhecer o desempenho do funcionalismo, além de fomentar a economia da cidade, movimentando o comércio e serviços em geral.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Curso de Logística capacita murtinhenses para oportunidades da Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Entre os colaboradores no desenvolvimento da iniciativa, estiveram a coordenadora do programa Jovem Aprendiz, Gislaine Cano, e Marilce dos Santos, técnica do órgão gestor

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, concluiu entre os dias 22 e 29 de outubro o curso “Logística de Estoques e Compras”, realizado em parceria com o Senac. A iniciativa, promovida sob a liderança do prefeito Nelson Cintra e da secretária de Assistência Social Maria Lúcia Barbosa Ribeiro reforçam o compromisso da gestão com a qualificação profissional, preparando os murtinhenses para novas oportunidades, especialmente com o avanço da Rota Bioceânica.

O curso, ministrado pelo professor Paulo Henrique de Freitas Oliveira, contou com a participação dos usuários do Programa Jovem Aprendiz e de demais interessados da comunidade. Entre os colaboradores no desenvolvimento da iniciativa, estiveram a coordenadora do programa Jovem Aprendiz, Gislaine Cano, e Marilce dos Santos, técnica do órgão gestor, que acompanharam de perto o processo formativo, oferecendo suporte aos participantes.

A capacitação não só qualifica os participantes em gerenciamento de estoques e compras, como também os prepara para as oportunidades de integração econômica que a Rota Bioceânica promete trazer, contribuindo diretamente para o fortalecimento de Porto Murtinho.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com mais de mil casos em Dourados, PM intensifica campanha contra golpes de estelionato

Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp MS) revelam que foram registrados 1.196 casos de estelionatos em Dourados apenas este ano.

Publicado

on

A crescente onda de golpes de estelionato, especialmente em ambientes digitais, motivou a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Dourados a lançar uma campanha de conscientização para informar a população sobre como se proteger e evitar ser mais uma vítima desses crimes.

Dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp MS) revelam que foram registrados 1.196 casos de estelionatos em Dourados apenas este ano.

Em entrevista, o tenente coronel Teodoro Caramalac Neto, comandante da 9ª CIPM, disse que a iniciativa surgiu a partir dos constantes relatos e notícias de pessoas enganadas por golpistas, cujas táticas evoluíram de abordagens presenciais para meios digitais, resultando em grandes prejuízos às vítimas.

A campanha tem utilizado redes sociais, aplicativos de mensagens e também rádios locais para divulgar orientações que detalham as táticas dos golpistas e como evitá-las.

“As redes sociais e aplicativos de mensagens são ferramentas poderosas para alcançarmos um grande público, e temos feito uso dessas plataformas para disseminar o máximo de informações possíveis”, explica Caramalac.

A Polícia também aborda o tema em palestras para a comunidade, com o objetivo de tornar a informação acessível a todos.

Dicas para evitar golpes

O Tenente Coronel Caramalac detalhou que, embora existam recomendações específicas para cada modalidade de golpe, algumas posturas gerais podem ser adotadas por todos:

•    Desconfie de contatos desconhecidos: Sempre desconfie de mensagens, ligações e qualquer forma de contato de pessoas que você não conhece ou que se apresentam como conhecidos, especialmente se o número não for reconhecido.
•    Proteja seus dados pessoais: Não forneça senhas ou códigos que tenham sido enviados para seu telefone durante qualquer tipo de atendimento.
•    Confirme pedidos de transferência: Sempre entre em contato com a pessoa que solicita transferências, PIX ou pagamento de boletos para garantir que realmente é ela.
•    Verifique os dados do recebedor: Ao realizar pagamentos, verifique se o recebedor é uma empresa legítima, evitando pagamentos a CPFs em vez de CNPJs.
•    Desconfie de ofertas tentadoras: Fique atento a negociações “muito boas” ou produtos com preços muito abaixo do normal. O ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia” é válido.
•    Cuidado com links suspeitos: Nunca clique em links enviados por contatos dos quais você não tenha certeza da segurança.
•    Evite pagar para receber prêmios: Não existem cobranças legítimas para liberar valores ou prêmios, fique atento a essas fraudes.
•    Peça ajuda em caso de dúvida: Se você estiver inseguro sobre qualquer situação, procure orientação, a PM está sempre à disposição pelo número 190.

“Desconfie de qualquer oferta que exija um pagamento inicial para receber prêmios ou valores, e certifique-se de quem realmente está do outro lado da comunicação”, acrescentou o Caramalac.

Integração com outras ações de segurança pública

De acordo com o Caramalac, essa campanha de conscientização se une a outras ações de segurança da 9ª CIPM para garantir a proteção da população. “Nosso compromisso é proteger e orientar os cidadãos, para que não se tornem vítimas de criminosos, seja qual for a modalidade do golpe. A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso em proteger a comunidade e está disponível para auxiliar e orientar pelo telefone 190″, reforça.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67