fbpx
Connect with us

Cidades

Novos tempos e novas conexões: Pandemia fez crescer o número de usuários de Internet

Evento abordará o tema com especialistas do setor de todo o País; Epims acontece em novembro, em Campo Grande

Publicado

on

Novos tempos, novos hábitos. A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, alterou completamente a rotina da população mundial e a Internet se tornou uma das principais – ou a principal ferramenta de comunicação entre as pessoas.

Além disso, o modo de trabalhar também se adequou à nova realidade, já que o trabalho remoto, aquele realizado em casa, seria praticamente impossível sem a conexão.

Segundo a Pesquisa TIC Domicílios, divulgada em junho deste ano, 81% da população brasileira acessou a Internet em 2021 – segundo ano da pandemia. Este percentual aponta crescimento de sete pontos em número de usuários, comparado a 2019, quanto 74% da população brasileira acessou o universo virtual.

Entre as regiões onde mais houve acesso, o Centro-Oeste, Sul e Norte foram as que registraram maior número de pessoas conectadas. E deste total, 70% dos usuários realizou pesquisas ou buscou informações sobre serviços públicos e cerca de 45%, realizou compras ou adquiriu serviços.

O acesso à Internet só é possível graças aos provedores de Internet – empresas que atuam no segmento para que a população tenha o sinal para se conectar. Em Mato Grosso do Sul, a APIMS (Associação de provedores de Internet de MS), desenvolve importante trabalho para que todas as regiões seja bairro, área rural, Capital ou interior, conte com serviços de qualidade.

“Enquanto muitas áreas e segmentos paralisaram ou reduziram suas atividades durante a pandemia, os provedores de internet enfrentaram uma nova realidade, com uma demanda maior de usuários e logo, um volume muito maior de pontos instalados. No período, no Brasil, o crescimento foi de 25%, segundo dados do IBGE,  Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior número de internautas, em 2017 74,6% das residências no estado já tinham acesso a internet, hoje, de acordo com indicadores da Agência Brasil de 2021,  estima-se que esse número esteja muito próximo a 85% com algum tipo de conexão”, esclarece o presidente da APIMS, Dario Burda Junior.

Segundo o presidente, essa nova realidade deve permanecer, já que muitas empresas e entidades aderiram ao ‘Home Office’ e a compra on-line se mostrou forte.

“O que vemos hoje é uma nova realidade, onde o virtual se fortaleceu, mostrando muito além do entretenimento, a Internet possibilita um universo de possibilidades e serviços e o tema merece atenção, já que o fortalecimento do virtual é um novo conceito de vida”, pontua.

EPIMS 2022 – para discutir e fomentar o mercado da Internet em Mato Grosso do Sul, a APIMS realiza nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, a segunda edição do EPIMS (Encontro de Provedores de Internet de MS). Maior e muito mais estruturado, o EPIMS 2022 acontece em Campo Grande (MS), com cerca de 50 expositores representando as melhores e mais creditadas marcas do segmento tecnológico do País. Com expectativa de 1 mil participantes, palestrantes renomados integram a programação do evento que nesta edição traz o tema: Consumo, Mercado e Crescimento do Setor, que traz a nova perspectiva da atuação dos provedores de Internet no Brasil, sua importância e o quanto o novo mercado trouxe novas oportunidades e impulsionou grandes mudanças para quem atua no segmento.

Saiba mais em: https://epims.com.br e @apimsoficial

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados inicia troca de longarinas nos postos de saúde

Substituição de bancos em 40 unidades vai garantir maior conforto e comodidade para os usuários

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados deu início à substituição das longarinas nas Unidades Básicas e Especializadas de Saúde da cidade. Ao todo, serão contempladas 40 unidades com novos assentos de aço, escolhidos por sua durabilidade e fácil limpeza. A ação visa melhorar o atendimento e o conforto da população.

O prefeito Alan Guedes destacou a importância da iniciativa: “Essas melhorias trazem maior comodidade para quem utiliza os serviços de saúde e auxiliam ainda mais na qualidade no atendimento à população”, disse.

Foram adquiridas 243 longarinas com recursos de emenda parlamentar da deputada Gleice Jane, além de outras 123 unidades que estão em processo de compra, financiadas por emenda da deputada Lia Nogueira. Entre as unidades que já receberam os novos bancos estão as dos bairros Maracanã, Seleta, Ildefonso Pedroso e Cabeceira Alegre.

As próximas a serem beneficiadas serão as dos bairros Jóquei Clube e Jardim Carisma. A troca das longarinas é parte de um conjunto de melhorias planejadas para a rede municipal de saúde.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Dourados Brilha 2024 começa nesta sexta-feira na Praça Antônio João

Programação especial terá a chegada do Papai Noel e atrações musicais

Publicado

on

A edição 2024 do Dourados Brilha começa nesta sexta (29), na Praça Antônio João. A tradicional festa de fim de ano do município, realizada pela Prefeitura de Dourados, tem iluminação e decoração alusivas ao Natal e Fim de Ano e diversas atrações culturais e artísticas.

A abertura do Dourados Brilha 2024 acontece a partir das 20h30, com apresentação musical no palco central da praça. Já a solenidade oficial com a presença de diversas autoridades será às 21h15. Em seguida, queima de fogos, às 21h45, outra atração musical às 22h e a chegada do Papai Noel.

Além de proporcionar entretenimento gratuito para as famílias douradenses, o Dourados Brilha impulsiona a economia da cidade com a participação de ambulantes e food trucks na praça de alimentação, além de fomentar o comércio do centro, que estende seu horário de funcionamento durante o evento.

A festa também é uma vitrine para os artistas locais, que terão a oportunidade de se apresentar em todas as noites. A valorização cultural tem sido um dos pilares do Dourados Brilha, retomado na gestão do prefeito Alan Guedes e que reforça o compromisso com a diversidade cultural e o fortalecimento da economia e do empreendedorismo.

“Fizemos três grandes edições do Dourados Brilha durante a gestão e esse ano não vai ser diferente. O Dourados Brilha reúne famílias, oferece opções saudáveis de entretenimento, cultura, lazer e incentiva o comércio da cidade em um momento muito especial do fim do ano”, ressalta o prefeito Alan Guedes.

A edição 2024, assim como em outros anos, está sendo organizada em parceria da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67