fbpx
Connect with us

Cidades

Homeopatia colabora na prevenção de doenças típicas do inverno nos pets

Nova frente fria prevê derrubar as temperaturas nos próximos dias, com mínima de 5° em Mato Grosso do Sul

Publicado

on

Uma nova frente fria se aproxima de Mato Grosso do Sul a partir deste final de semana, quando as temperaturas podem atingir mínimas de 5° em algumas regiões do Estado, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

Além da queda nas temperaturas, a massa de ar seco segue predominante, sem previsão de chuvas, o que necessita de ainda mais atenção à saúde. E não apenas os humanos sofrem com os dias frios e secos, mas os animais também necessitam de atenção especial, pois, também podem adoecer.

“Trata-se de um período que exige cuidados. Já tivemos algumas frentes frias neste ano que, apesar de curtas, foram intensas e podem levar os animais a desenvolverem doenças e até à morte, se não receberem os devidos cuidados. É muito importante mantê-los aquecidos, protegidos do frio e chuva, quando ocorrer, em ambientes protegidos e agasalhados”, como explica a médica-veterinária homeopata, Mônica de Souza.

“É importante manter os animais aquecidos no período. Cães e gatos são muito sensíveis às baixas temperaturas e adoecem com o clima frio, mas alguns cuidados podem prevenir doenças e garantir melhor qualidade de vida a eles”, explica.

Nos cães, o principal problema é a tosse dos canis, doença semelhante a uma gripe humana, acomete apenas os cães e é contagiosa entre eles. Causada por vírus, pode ser prevenida por meio de vacinas, mas a queda da imunidade ocasionada pelas baixas temperaturas pode ser agente facilitador da disseminação da doença.

“Ao ser exposto ao estresse térmico, a imunidade do cão cai e ao ser acometido pela tosse canina, o animal fica vulnerável à bactéria Bodertella, que leva a quadros de evolução da doença para pneumonia. Raças de pelo curto, como pitbull, doberman, pinscher e boxer, sentem muito frio e são menos resistentes às infecções respiratórias, pois, geneticamente não são resistentes às baixas temperaturas e por isso, são mais vulneráveis. Animais de pelos longos tem mais resistência, mas não significa que não precisam de cuidados especiais no período”, destaca a veterinária.

Já nos gatos, o principal problema é a falta de hidratação, já que nos dias frios, bebem menos água, podendo assim, desenvolver a SUF (Síndrome Urológica Felina). Com isso, além de oferecer ambientes quentes e confortáveis aos felinos, também é indispensável manter água fresca disponível. É importante também atenção aos animais geriátricos, tanto cães quanto gatos.

“Nesta época, os animais idosos também sofrem. Aqueles que têm artrite ou artrose, sentem mais dores, dificuldade de locomoção, começam a mancar e até param de andar, dependendo do caso. Além da consulta ao veterinário, a homeopatia é ótima aliada para a recuperação dos movimentos e auxílio na dor”, defende Dra. Mônica que é diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, empresa que há 20 anos atua no segmento.

Tutora de dois gatos e uma cachorra, a arquiteta Bruna Scardoeli é muito cuidadosa com seus pets João, Luana e Joana. João é um gatinho especial, resgatado cego, que tinha muitos problemas comportamentais. Hoje, quem vê o pet usando uma variedade de looks estilosos e muito saudável, nem imagina que o gatinho já precisou da homeopatia para ter qualidade de vida.

“João foi resgatado das ruas do Rio de Janeiro. Muito agitado, ele tinha comportamentos extremos, quase nunca dormia e era nítida sua agitação mental. Com a homeopatia da Sigo, ele se transformou e hoje é um gatinho feliz e leva uma vida normal”, relata Bruna.

O relato do suporte homeopático integra também os cuidados no período frio, já que antes, seria impossível colocar uma roupinha no gatinho agitado. Cuidadosa, Bruna faz questão de manter João, a cachorrinha Joana e a gata Luana aquecidos e bem cuidados, em especial nos dias frios.

“Em relação à Joana, eu tomo muito cuidado com os banhos. Em épocas muito frias, eles são mais espaçados, cuido a temperatura da água, sempre morna e sem acesso às correntes de ar. Também me preocupo em secar os pelos, até porque independente do animal ter pelos curtos ou longos, precisam ser bem secos para evitar doenças. Já os gatos, não necessitam de banho”, relata.

A tutora também se preocupa em vestir os animais, mantê-los em locais cobertos e protegidos e com cobertas para assim, garantir saúde e conforto.

A alimentação é muito importante. No frio, pode haver aumento da necessidade alimentar, portanto, o animal não só deve manter sua rotina de alimentação, como se possível, a mesma deve ser reforçada. Mas nada de alimentos humanos como chocolates, doces e guloseimas que podem intoxicar o animal.

“Um pouco mais de ração, patês se possível e alimentos saudáveis e próprios para animais são os indicados”, avalia Mônica de Souza.

Para aumentar a imunidade, a homeopatia é uma grande aliada, prevenindo doenças secundárias que surgem no inverno, como as de sintomas respiratórios e de pele.

“Por meio e homeopáticos é possível aumentar a imunidade do animal, prevenir algumas doenças de pele, gripes e resfriados, além de tornar o pet mais resistente em qualquer período do ano”, finaliza a veterinária.

Solidariedade – Assim como para os humanos, os dias frios são muito difíceis para os animais que não tem um lar. Ficar na rua sem proteção contra o clima e sem alimento é muito difícil e solidárias à situação, algumas pessoas tentam amenizar a dor de quem enfrenta as baixas temperaturas.

A voluntária da Ong Amicats, Dafne Guenka, explica que pequenas atitudes podem significar muito para aquele bichinho que está na rua.

“Nesse período, o gasto calórico aumenta muito e fornecer alimento aos animais é importante. Quem puder oferecer alimentos e água, estará ajudando ao animal sem lar”, destaca a voluntária que reforça a importância da responsabilidade nestas ações. Quem puder verificar se a ração e água foram consumidas, se precisa trocar, se está tudo limpo, é importante.

“Caixas e pedaços de tecidos também podem ajudar a abrigar os animais contra as correntes de ar e sereno. Uma roupa velha, tapetes ou jornais podem servir de cobertura para que estes animais sofram menos”, esclarece.

Atenção especial

Se você tem um pet e quer manter a saúde e bem-estar do seu amigo nos dias mais frios, a médica veterinária apresenta dicas para enfrentar as baixas temperaturas:

·         Mantenha os animais bem agasalhados e se possível dentro de casa;

·         Animais que ficam no quintal, precisam de espaço com cobertura e acesso a cobertas, ou algum tipo de cama protegida, longe do sereno e friagem;

·         Gatos também precisam de locais adequados e quentinhos;

·         Mantenha a água fresca sempre disponível:

·         As vacinas devem estar em dia;

·         Ao primeiro sintoma de gripe ou problema de saúde, busque auxílio de um veterinário.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sest Senat realiza passeio ciclístico “Ciclo Saúde” em Dourados

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado

on

No dia 30 de novembro, o Sest Senat Dourados promoverá o Passeio Ciclístico Ciclo Saúde, uma iniciativa voltada para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. O evento, que acontecerá das 16h às 20h, terá como ponto de partida a unidade local do Sest Senat, com um percurso de 5 km.

O passeio é aberto ao público, abrangendo tanto atletas quanto pessoas que desejam participar de uma atividade saudável e interativa. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento busca fortalecer os laços de convivência entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Como parte da programação, os participantes que estiverem presentes no evento concorrerão ao sorteio de bicicletas.

Serviço:

Inscrições gratuitas: Até 29/11/2024, neste link.

Retirada do kit:

29/11/2024, das 13h às 20h.

30/11/2024, das 9h às 13h.

Data e horário do evento: 30/11/2024, às 16h.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Corumbá: Com premiação em dinheiro, inscrições para Concurso de Presépios termina nesta quinta

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro

Publicado

on

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu as inscrições para o Concurso de Presépios 2024. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, residente em Corumbá, exceto aquelas que sejam servidoras da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico ou parentes das mesmas em até segundo grau. São duas categorias:

Tradicional: enquadram-se os presépios que contenham imagens sacras, com apresentação dos elementos tradicionalmente utilizados, tendo como composição mínima as figuras de Maria, José e Menino Jesus e como composição máxima os três elementos obrigatórios acrescendo-se da representação opcional dos três Reis Magos, dois Pastores, o Anjo da Anunciação, a Estrela-Guia e alguns animais;

Temático: enquadram-se os presépios cujas propostas estejam relacionadas a temas diversos e/ou a ressignificação imagética da Sagrada Família e/ou a composição dos elementos tradicionais dos presépios (personagens e ambientação).

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Rua Cuiabá, 1181, esquina com a rua 15 de Novembro, Bairro Centro), das 08h às 15h, exceto aos finais de semana e feriados. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

Ficha de inscrição assinada; documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência atual (máximo 60 dias), legível, preferencialmente em nome da pessoa inscrita; comprovante de conta bancária em nome do responsável pela inscrição – dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o inscrito/proponente);

Declaração de autorização do uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, devidamente preenchida e assinada; Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá).

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, somando o valor total de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) de premiação, sendo reservados R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) por categoria, distribuídos da seguinte maneira: o concorrente que conseguir o maior número de votos válidos atingirá a primeira colocação e receberá R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) de premiação; o segundo R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais); e o terceiro R$ 1.000,00 (um mil reais).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a liderança do Prefeito Nelson Cintra, participou nesta quarta-feira, 13 de novembro, de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional em Carmelo Peralta, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento regional e a integração sul-americana. Acompanhado pelos vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Regina Heyn e Sônia Ferreira, o Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o Prefeito de Carmelo Peralta, Silverio Adorno, além da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Engenheira Civil Cláudia Centurión, e da Ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López Saffie. As ministras enfatizaram a importância da nova ponte para o fortalecimento econômico e logístico da região, beneficiando o comércio e o transporte entre os países.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Atualmente, a obra da Ponte Internacional está com 60% de seu cronograma concluído. O Engenheiro Civil René Gómez, chefe da obra e representante do Consórcio PYBRA, apresentou detalhes técnicos sobre a execução do projeto, ressaltando a complexidade e a magnitude desta construção internacional. A conclusão da ponte está prevista para o primeiro semestre de 2026, proporcionando uma nova conexão entre os países, além de economias significativas de tempo e custo no transporte de mercadorias.

Com esta importante obra, Porto Murtinho se destaca como um polo de desenvolvimento da América do Sul, fortalecendo laços econômicos, culturais e sociais com os países vizinhos e reafirmando a relevância da Rota Bioceânica no cenário internacional.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67