fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura da Capital promove palestra com foco no combate ao racismo intitucional

Encontro aconteceu no auditório da SAS e contou com a participação de pelo menos cem servidores

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (13), palestra com o tema “Racismo Institucional” – que tem como foco implementar programas e serviços que visam combater o racismo e todo tipo de discriminação.

O encontro aconteceu no auditório da SAS e contou com a participação de pelo menos cem servidores. A gerente de Gestão do SUAS, Simone Martins, ressaltou a importância do evento tanto para os servidores como para os usuários. “Nós estamos abordando o tema Racismo Institucional desde o ano passado. Com a quantidade de processo seletivo o nosso objetivo é capacitar os servidores, para garantir o respeito mútuo no ambiente de trabalho e aperfeiçoar o atendimento aos nossos usuários”, disse.

A subsecretária da Defesa dos Direitos Humanos e coordenadora de Políticas de Promoções da Igualdade Social, Rosana Anunciação Franco, justificou a necessidade de erradicar os altos índices de desigualdade social e o racismo, em toda sociedade. “Com a implantação de palestras como esta, nós conseguimos ter um feedback positivo dos servidores e da própria população, nosso objetivo é abordar a temática com uma perspectiva que contribui para eliminar os termos racistas que estão estruturados na nossa sociedade”, afirmou.

A subsecretária ainda destacou que a Prefeitura de Campo Grande tem trabalhado ações de inclusão e valorização do servidor e que mostra um novo olhar sobre a igualdade social preservando a diversidade cultural e respeitando a particularidade de cada povo. As palestras sobre o tema reforçam a valorização dos servidores por meio da política de ações afirmativas, visando a sensibilização das relações étnico-raciais e inclusão.

A palestra abordou também a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população negra, dos povos de terreiro, povos ciganos, assim como à inserção plena desses segmentos na sociedade, na vida econômica, política, cultural e social de Campo Grande.

A servidora Rose Elaine da UAICA I, avaliou o evento como uma oportunidade de desmistificar a cultura padronizada que a sociedade defende por falta de conhecimento. “Esse tipo de divulgação que hoje estou tendo a oportunidade de participar, nos traz um novo olhar sobre o racismo, não só o racial, como também o religioso e o cultural, em todas as esferas da sociedade”, pontuou.

Saiba mais

A SAS realizou, por meio de ações contínuas, o debate sobre questões raciais e que combatem o preconceito.  Em 2021, pelo menos 40 servidores participaram, na secretaria, de palestras sobre o racismo institucional, priorizando as práticas de atendimento cotidiano de trabalho, visando à sensibilização dos servidores no combate a todas as formas de preconceito ou exclusão.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67