fbpx
Connect with us

Esportes

Dourados domina futsal e leva também basquete feminino na Copa do Campeões

Das quatro competições entre alunos de 15 a 17 anos disputadas em Coxim, douradenses voltaram com três títulos

Publicado

on

Dourados foi destaque nas etapas do basquetebol e futsal da Copa dos Campeões, torneio que reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, realizada em Coxim na última semana. Das quatro competições disputadas, os títulos vieram no futsal feminino e masculino e no basquete feminino.

O evento foi organizado pelo Governo do Estado, via Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 250 estudantes-atletas (106 no feminino e 144 no masculino), faixa etária de 15 a 17 anos, participaram do campeonato, representando 17 municípios.

Domínio no Futsal

No futsal, Dourados levou a melhor tanto no feminino, quanto no masculino, repetindo o feito dos Jogos Escolares. A campanha das meninas foi quase perfeita, com quatro vitórias e um empate. Na fase classificatória, as douradenses venceram Corumbá por 8 a 1, Maracaju por 2 a 0 e ficaram no 2 a 2 com Amambai, suficiente para avançarem na primeira posição. Na semifinal não economizaram gols e fizeram 10 a 3 em Aquidauana. Na decisão, goleada por 6 a 1 sobre Costa Rica que valeu o título.

Um dos destaques do time douradense feminino é Maria Eduarda Sena, a pivô de 17 anos é uma das convocadas para a Seleção do Mato Grosso do Sul e já pensa na etapa nacional. “A Copa dos Campeões é diferente, tem mais cobrança. Intensificamos a preparação e nos concentramos bem. Agora, vamos com tudo para o Brasileiro, representar bem nosso estado”, frisa a camisa 11.

No masculino, 100% de aproveitamento dos garotos de Dourados. Na primeira fase, vitórias sobre Coxim por 6 a 3, Corumbá por 2 a 1 e Ribas do Rio Pardo por 4 a 3. Na semifinal, atropelo sobre Anastácio por 5 a 0. Na decisão, repetição da final dos Jogos da Juventude com Campo Grande, mas a revanche do time da Capital vai ficar para o ano que vem. Vitória dos douradenses por 3 a 2 e taça na bagagem.

Basquete

Campanha invicta do basquete feminino de Dourados em Coxim (Foto: Fundesporte)

A competição feminina foi disputada em grupo único e Dourados não deixou chances para as adversárias, levantando a taça com três vitórias. Na estreia, vitória sobre Rio Brilhante por 54 a 49. Depois as adversárias foram de Paranaíba e outra vitória, agora por 31 a 24. A confirmação do título veio com o placar de 41 a 35 sobre Três Lagoas.

No masculino, o desempenho não foi o mesmo de outros anos. Na primeira fase, derrotas para Rio Brilhante por 65 a 60 e para Caarapó por 74 a 59, fechando com vitória sobre Corumbá por 65 a 48. Na disputa entre 5º e 8º, vitória sobre Aquidauana por 70 a 37 e derrota para Maracaju por 66 a 53, fechando a competição na sexta posição.

Jogos Brasileiros

Os técnicos vencedores da Copa dos Campeões convocaram a seleção sul-mato-grossense para os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). A competição, envolvendo todos os estados e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro. Antes, os 18 melhores atletas de cada modalidade e gênero se concentrarão em Campo Grande para a Semana Intensiva de Treinamento, de 11 a 15 de julho, que terá na programação treinos de alto rendimento, palestras e amistosos.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Festival Paralímpico oferece vivência esportiva a crianças

Evento promovido pelo CPB já tem mais de 21 mil inscrições

Publicado

on

Crianças de todas as partes do país terão, na manhã do próximo sábado (21), a oportunidade de conhecerem de forma mais próxima o Movimento Paralímpico. Isto porque o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará mais uma edição do Festival Paralímpico.

O evento, no qual os participantes poderão vivenciar de forma lúdica diferentes modalidades paralímpicas, é realizado poucos dias após uma participação de destaque do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris (a melhor campanha do país na história do megaevento esportivo). Isto certamente fomentou o número de inscrições recorde no Festival Paralímpico (segundo o CPB, até esta quinta 21.869 crianças já haviam garantido sua vaga).

A primeira edição do Festival Paralímpico de 2024 será realizada em 120 núcleos das 27 unidades federativas do Brasil. Em João Pessoa (Paraíba), por exemplo, os participantes terão a oportunidade de praticar atletismo, futebol de cegos e taekwondo com a presença de medalhistas paralímpicos dos Jogos de Paris 2024, como o tricampeão paralímpico Petrúcio Ferreira.

Para participar do evento é necessária a inscrição diretamente em um dos núcleos do evento. A relação de sedes da edição 2024 do Festival Paralímpico pode ser vista aqui.

Serviço:

Festival Paralímpico
Data:
 21 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Esportes

Capacitação em atletismo fortalece formação de treinadores em Mato Grosso do Sul

A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove curso de treinamento básico de atletismo, em Campo Grande, junto à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMS (Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul). A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

Ministrante do curso, Kiyoshi Takahashi é professor de Educação Física e mestre em Metodologia do Treinamento Desportivo. A formação será dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, serão abordados temas como: crescimento e desenvolvimento, introdução à anatomia e fisiologia, fases sensíveis do desenvolvimento, além do planejamento a longo prazo para a evolução do atleta. Já nas atividades práticas, os participantes aprenderão técnicas de arremesso e lançamento de peso, revezamento, salto em altura, treinamento em circuito e salto em distância.

A abertura do curso, realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o papel crucial da capacitação contínua dos treinadores para o desenvolvimento do esporte no estado.

“Investir na formação de nossos treinadores é fundamental para o sucesso do esporte em nosso estado. O curso que estamos promovendo é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam diretamente com nossos jovens atletas. Através de iniciativas como essa, buscamos fortalecer o Prodesc e garantir que nossos talentos recebam a melhor orientação possível, preparando-os para se destacar tanto em competições quanto em sua vida pessoal e profissional”, destaca Miranda.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, salienta a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense. “Fortalecer os cursos de desenvolvimento para treinadores, é um grande diferencial do nosso estado, todo esse conhecimento é para que o atletismo cresça no Mato Grosso do Sul. Atletismo é a modalidade escolar que mais traz medalha para o estado e isso é fruto do trabalho de vocês professores”.

Presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos também ressalta a relevância do curso para a formação dos professores, com o intuito de democratizar o conhecimento esportivo no interior do estado.

“Capacitar é formar uma base de conhecimento que vai reverberar para os municípios do estado, possibilitando a identificação de novos atletas, o acompanhamento, o monitoramento, a evolução desses atletas, o estado de Mato Grosso do Sul vem fazendo isso muito bem, e é extremamente importante investir no ser humano, investir no professor, é a certeza que esses professores terão um conhecimento de excelência”, afirma Campos.

Confira neste link a programação completa do curso.

Sobre o Prodesc

Coordenado pela Fundesporte junto à Sed (Secretaria de Estado de Educação), o Prodesc objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas.

Atualmente, são 1.271 projetos aprovados, de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Terceira etapa: Festival de Praia acontece em Bonito neste fim de semana

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca

Publicado

on

A terceira etapa do Festival de Praia ocorrerá em Bonito no fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Balneário Municipal. O evento contará com oficinas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e diversas atividades de lazer. A organização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca. Durante o evento, a Fundesporte também lançará o projeto de lazer “Intergeracionalidade”, que tem como objetivo proporcionar atividades para pessoas idosas, como jogos de mesa, malha e bocha, incentivando a participação conjunta de idosos e suas famílias.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o impacto positivo do festival para a comunidade local. “O Festival de Praia em Bonito vem com a proposta de promover o turismo e fortalecer a economia local. Além de proporcionar entretenimento e atividades esportivas, o festival contribui para divulgar as belezas naturais da nossa região e atrair visitantes de outras partes do país”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, é uma oportunidade de elevar o esporte de areia em Mato Grosso do Sul. “Os esportes de areia têm crescido e ganhado cada vez mais notoriedade, e é por isso que a Fundesporte busca promover eventos como estes, para que esses esportes sejam cada vez mais acessíveis a todos”.

A próxima etapa do Festival de Praia acontecerá em Coxim, nos dias 12 e 13 de outubro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67