Sentimento de solidariedade e ajuda ao próximo. Assim a 7° edição da Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida” conseguiu bater o recorde com a arrecadação 84.870 peças, que serão distribuídas para familiares carentes do Mato Grosso do Sul. Foi uma ação organizada pelo Governo do Estado, que teve apoio de instituições públicas e empresas privadas.
“Neste ano fiz questão de ligar pessoalmente pedindo ajuda para nossa campanha. Foram 84 mil peças arrecadadas, sendo 23 mil a mais do que no ano passado (61.649). Isto é solidariedade e mão estendida a quem mais precisa. Estes agasalhos e cobertores farão a diferença em um dia de frio”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja, durante solenidade de encerramento da campanha.
Durante o evento, o governador fez questão de destacar o empenho e mobilização dos servidores públicos, assim como das entidades e empresas parceiras. “O sucesso da campanha é o resultado da união de todos nós. Meu sentimento é de gratidão, estou muito feliz por fazer parte desta corrente do bem”.
Madrinha da campanha, a primeira-dama Fátima Azambuja agradeceu a todos que se dedicaram para que a ação fosse um sucesso. “São 8 anos de comprometimento e empenho para que esta campanha pudesse ajudar e fazer o bem a quem precisa. Durante este período me tornei uma pessoa melhor. O importante mesmo é o que podemos fazer através da política. Agora é colocar o pé na rua e começar a distribuição”.
Meta superada
A frente da campanha, a secretária de Administração, Ana Nardes, ressaltou que somando todas as edições foram arrecadadas mais de 273 mil peças, que vão ajudar as famílias durante o frio. “Ano passado foram 61 mil peças e nós tínhamos a meta de ultrapassar esta marca. Com muito apoio e parcerias chegamos a mais de 84 mil”.
Ela espera que a campanha possa ter continuidade nos próximos anos. “Não tem preço ver a alegria e emoção das famílias na hora que entregamos os agasalhos e cobertores. Esta precisa ser uma ação de Estado, que possa continuar aquecendo o coração destas pessoas que não têm condições de comprar estes itens”.
A distribuição já começou e vai continuar até o final desta semana. Os itens são repassados para mais de 200 entidades, que atendem famílias carentes. A campanha começou em 19 de abril, com a arrecadação de cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação.
Parcerias
Além dos servidores estaduais e instituições públicas, 20 empresas privadas participaram deste ano da campanha. Representando o grupo, o diretor do Colégio Adventista, Marcos Amorim, discursou durante a solenidade. “Temos que agradecer pela oportunidade de fazer parte desta ação, que teve a participação efetiva dos nossos alunos para arrecadação. Levar um agasalho a quem precisa, não aquece apenas o corpo, mas também o coração”.
Além do governador, participaram do evento a primeira-dama, Fátima Azambuja, os secretários Sérgio de Paula (Casa Civil), Ana Nardes (Administração), Cecília Mota (Educação), Renato Marcílio (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Antônio Carlos Videira (Segurança), os deputados estaduais Paulo Corrêa, presidente da Assembleia e Herculano Borges.
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu as inscrições para o Concurso de Presépios 2024. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, residente em Corumbá, exceto aquelas que sejam servidoras da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico ou parentes das mesmas em até segundo grau. São duas categorias:
Tradicional: enquadram-se os presépios que contenham imagens sacras, com apresentação dos elementos tradicionalmente utilizados, tendo como composição mínima as figuras de Maria, José e Menino Jesus e como composição máxima os três elementos obrigatórios acrescendo-se da representação opcional dos três Reis Magos, dois Pastores, o Anjo da Anunciação, a Estrela-Guia e alguns animais;
Temático: enquadram-se os presépios cujas propostas estejam relacionadas a temas diversos e/ou a ressignificação imagética da Sagrada Família e/ou a composição dos elementos tradicionais dos presépios (personagens e ambientação).
As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Rua Cuiabá, 1181, esquina com a rua 15 de Novembro, Bairro Centro), das 08h às 15h, exceto aos finais de semana e feriados. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Ficha de inscrição assinada; documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência atual (máximo 60 dias), legível, preferencialmente em nome da pessoa inscrita; comprovante de conta bancária em nome do responsável pela inscrição – dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o inscrito/proponente);
Declaração de autorização do uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, devidamente preenchida e assinada; Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá).
Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, somando o valor total de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) de premiação, sendo reservados R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) por categoria, distribuídos da seguinte maneira: o concorrente que conseguir o maior número de votos válidos atingirá a primeira colocação e receberá R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) de premiação; o segundo R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais); e o terceiro R$ 1.000,00 (um mil reais).
Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai
Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.
A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a liderança do Prefeito Nelson Cintra, participou nesta quarta-feira, 13 de novembro, de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional em Carmelo Peralta, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento regional e a integração sul-americana. Acompanhado pelos vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Regina Heyn e Sônia Ferreira, o Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.
O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o Prefeito de Carmelo Peralta, Silverio Adorno, além da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Engenheira Civil Cláudia Centurión, e da Ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López Saffie. As ministras enfatizaram a importância da nova ponte para o fortalecimento econômico e logístico da região, beneficiando o comércio e o transporte entre os países.
Atualmente, a obra da Ponte Internacional está com 60% de seu cronograma concluído. O Engenheiro Civil René Gómez, chefe da obra e representante do Consórcio PYBRA, apresentou detalhes técnicos sobre a execução do projeto, ressaltando a complexidade e a magnitude desta construção internacional. A conclusão da ponte está prevista para o primeiro semestre de 2026, proporcionando uma nova conexão entre os países, além de economias significativas de tempo e custo no transporte de mercadorias.
Com esta importante obra, Porto Murtinho se destaca como um polo de desenvolvimento da América do Sul, fortalecendo laços econômicos, culturais e sociais com os países vizinhos e reafirmando a relevância da Rota Bioceânica no cenário internacional.
A Prefeitura de Dourados, através da Agehab (Agência Municipal de Habitação de Interesse Social), realizou mais uma etapa de entrega de títulos de propriedade na tarde desta segunda-feira (25), onde foram contempladas 170 famílias dos bairros Izidro Pedroso, Terra Roxa e Conjunto Habitacional Eulália Pires.
A ação faz parte do projeto de regularização fundiária da Prefeitura, que ao longo dos últimos quatro anos entregou escrituras para mais de 4.700 famílias. O documento é totalmente gratuito, graças a uma parceria do município e do Estado.
Dona Marinete Mariano de Oliveira, moradora do Conjunto Habitacional Eulália Pires recebeu a escritura. “Estou muito feliz! Meu presente de Natal, Ano Novo, de aniversário chegou! Estou há 40 anos esperando por esse documento e agradeço de coração ao prefeito Alan e todos que trabalharam para que eu conseguisse a minha escritura”, comemorou.
“Hoje vocês vão sair daqui com a escritura da casa nas mãos. Não precisa levar no cartório, não tem burocracia, porque tudo já foi resolvido e pago pela Prefeitura. É mais um dia especial porque com essa entrega são quase 5 mil famílias douradenses que receberam a escritura da casa durante os quatro anos da nossa gestão”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
“É um dia de muita satisfação para nossa equipe da Agehab porque vemos materializado o nosso trabalho entregando a titularidade do imóvel por meio da regularização fundiária”, disse o diretor-presidente da Agehab, Joaquim Lucas Quintana.
Também participaram da cerimônia de entrega a diretora-presidente da Agehab/MS, Maria do Carmo Lopes, o juiz diretor do Fórum, César de Souza Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça e o diretor de trânsito da GMD, Jonecir Ferreira.