fbpx
Connect with us

Cidades

Reprodução de peixes no Bioparque Pantanal poderá repovoar rios no futuro

Conservação de espécies é um dos pilares de um aquário, diz biólogo e curador do complexo

Publicado

on

Com a finalidade de reverter o quadro de algumas regiões onde não se encontra determinadas espécies com facilidade, o repovoamento seria uma solução futura de acordo com Heriberto Gimenes Júnior, biólogo coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e curador do complexo. “Se você tem as matrizes de uma espécie rara, elas estão reproduzindo e têm filhotes, podemos fazer o repovoamento em áreas que estão sendo impactadas”, explica.

O Bioparque Pantanal é considerado referência mundial por ser o maior aquário de água doce do mundo, mas apesar de ser destaque no turismo um de seus pilares é a conservação de espécies, conforme .

“Se existe alguma espécie ameaçada de extinção, algum rio que está sofrendo impacto e que possa prejudicar a existência de algum animal, o aquário serve como um auxílio no sentido de reprodução. Nosso objetivo é estudar como é o comportamento, como é a parte reprodutiva e com isso criar políticas de conservação para a preservação de uma referida espécie potencial ameaçada de extinção”, destacou.

Segundo o biólogo, duas espécies que estão no Bioparque se enquadram numa categoria ameaçada de desaparecer, o Tetra de Cauda Vermelha e o Cascudo-viola. Ambos se reproduziram no complexo, sendo que o primeiro foi descoberto recentemente no Rio Correntes, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Ele veio de um rio em que o entorno dele, basicamente é tomado pela agropecuária, tem agrotóxico, com as chuvas esse agrotóxico entra dentro do sistema e isso pode futuramente causar um grande impacto nos peixes desse lugar. Com essa espécie inédita aqui dentro do Bioparque reproduzindo, iremos entender seus hábitos e trabalhar na sua conservação”, pontua.

Tetra de Cauda Vermelha se reproduziu no complexo e foi descoberto recentemente no Rio Correntes

O curador ainda esclarece que o lazer, a educação ambiental e a produção científica, aliados a conservação, compõem um aquário público.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dourados: Campanha de vacinação antirrábica segue até o final de novembro

Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

Publicado

on

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.

Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Serviço

O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.

67 3411-7753 (ligação e WhatsApp)

2222-1208 (apenas ligação)

67 99960-9028 (ligação e WhatsApp)

67 98163-0640 (ligação e WhatsApp)

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Semaf entrega 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados

Foram beneficiadas com as entregas a APAE, Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada

Publicado

on

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.

Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Vigilância Sanitária alerta população para tentativas de golpes pelo celular

O órgão não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular

Publicado

on

A Prefeitura Municipal, por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária, alerta a população douradenses para tentativas de golpe, através de contato via celular. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, existem pessoas de má fé usando o nome do órgão para aplicar golpes.

Baseado nisso, o órgão está emitindo um alerta oficial para evitar o que já aconteceu no ano passado com os dentistas. Agora, o foco está sendo as farmácias, contudo todos os estabelecimentos sujeitos à vigilância devem ficar atentos.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária foram recebidas algumas reclamações de clientes de uma farmácia de manipulação, onde bandidos estão se passando pela Vigilância enviando um link de WhatsApp para que eles possam clicar, hackeando assim os números com intenção de aplicar golpes diversos.

Importante destacar que a Vigilância Sanitária não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular.

Qualquer dúvida entre em contato com a Vigilância no (67) 98163-0386.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67