fbpx
Connect with us

Cidades

Dourados sedia reunião sobre Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

O objetivo é prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de violência contra a mulher no estado

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, recebeu nesta terça-feira (17) através da Semas (Secretária de Assistência Social), a oficina de implementação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres que reuniram representantes de Dourados, Maracaju, Nova Alvorada, Rio Brilhante, Juti e Caarapó.

O objetivo do Pacto Estadual é prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, por meio de uma mudança cultural, a partir da disseminação de atitudes inclusivas de igualdade, da prática de valores ético, de irrestrito respeito às diversidades de gênero e da valorização da cultura da paz.

“O Pacto é mais um instrumento para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres, trazendo diretrizes e eixos estruturantes que serão discutidos com órgãos responsáveis por sua implementação, de forma conjunta, compartilhada e integrada”, comentou Ediana Mariza Bach, secretária municipal de Assistência Social.

A reunião teve início com uma oficina ministrada pela técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Lidiane Kasiorowski Borges. Também foram debatidos os 5 eixos estruturantes do Pacto Estadual:

I- Prevenção: sensibilização e conscientização da sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas;

II- Atendimento: ampliação e fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência;

III- Formação: capacitação continuada e permanente para profissionais que atuam na rede de atendimento às mulheres em situação de violência;

IV- Garantia de direitos e acesso à justiça;

V- Governança na perspectiva de gênero.

No período da tarde haverá uma reunião com o Fórum de Mulheres Indígenas, na Aldeia Bororó.

Após as discussões, os representantes de cada município devem definir quais ações pretendem desenvolver. “Cada município vive uma realidade diferente, então vamos debater os eixos e as ações dentro deles, tudo que pode ser feito e cada representante decide três objetivos que sejam viáveis e necessários para sua cidade”, explicou Rosana Leal, subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres.

Luciana Azambuja, advogada, ex-subsecretária estadual de políticas para mulheres e especialista em direito das mulheres, afirma que a consolidação do Pacto só será possível com a união de forças. “Este documento foi construído com um mapeamento de informações de todo o estado, e junto os gestores municipais. Dentro dos eixos, precisamos sensibilizar e conscientizar toda a sociedade, fortalecer e capacitar os órgãos de atendimento às mulheres e garantir o acesso à justiça. Num segundo momento essa proposta será levada para órgãos de sistemas de justiça, Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça, OAB e também entidades da sociedade civil e movimentos da sociedade civil”, conclui Luciana.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Projeto incentiva alunos à prática do futebol de botão em escola de Dourados

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Publicado

on

Nesta terça-feira (12), a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados, recebeu a inauguração de duas mesas profissionais de futebol de botões, como parte do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz” do Ministério Público Estadual.

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Em entrevista, o promotor de justiça João Linhares, responsável pelo projeto, explicou a origem e os objetivos dessa iniciativa, que visa fortalecer a educação pública em Dourados, especialmente nas zonas urbanas, rurais e nas aldeias indígenas.

Ele contou que o projeto foi idealizado durante a pandemia, quando foi percebido que muitas escolas careciam de infraestrutura básica. Através de acordos e leis que preveem a destinação de recursos para unidades educacionais, o projeto tem promovido melhorias significativas em várias áreas.

“Verificamos que algumas escolas careciam de estrutura básica, e com a destinação de recursos, buscamos melhorar as condições das unidades estudantis. As escolas, por sua vez, têm a liberdade de decidir como investir os valores, porém orientamos que sejam feitas melhorias nas áreas de esportes, como quadras, vôlei, basquete e futsal. Já construímos mesas de ping-pong e agora estamos implantando pioneiramente em Dourados o futebol de mesa. Esse esporte, que já é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais”, destacou João Linhares.

O promotor ressaltou que a ideia é transformar as escolas em ambientes mais agradáveis, acolhedores e inclusivos, onde as crianças e jovens possam aprender a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto.

“Nosso objetivo é contribuir para um ambiente escolar alegre, feliz, acolhedor e inclusivo, onde as crianças saibam viver com os outros, respeitar as diferenças e aprender a dialogar, construir pensamentos e trabalhar juntos. Em um mundo cada vez mais dividido pelas redes sociais, é importante que o esporte sirva como uma ferramenta de integração e aprendizado”, afirmou.

“O projeto ‘Educação Digna, Inclusiva e Feliz’ tem como missão não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade”, concluiu Linhares.

O evento contou com a presença de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e jogos exibicionais com as crianças e jovens da escola.

O botonista José Albereci, jogador profissional da modalidade em Porto Alegre, também expressou sua empolgação com a introdução do futebol de mesa em Dourados. O esporte, que tem uma história de mais de 50 anos no Brasil, é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais. Para Albereci, a instalação das mesas nas escolas é uma oportunidade para dar um novo impulso à modalidade em Mato Grosso do Sul.

“O futebol de mesa é um esporte fácil de aprender e pode ser praticado por qualquer pessoa. Esperamos que Dourados se torne um polo importante para a modalidade no estado, com a participação de mais escolas e cidades nas competições”, afirmou Albereci, destacando o impacto positivo que a prática pode ter na vida das crianças e dos jovens.

 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com ponto facultativo, Dourados divulga programação especial de serviços para o feriado prolongado

Órgãos e repartições públicas fecham no dia 14/11 e retornam apenas na segunda-feira, com exceção para serviços considerados essenciais

Publicado

on

Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.

Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.

Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15/11.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados empossa novos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

A posse dos novos conselheiros reafirma o compromisso da Prefeitura com o progresso e a modernização da cidade.

Publicado

on

Na manhã desta segunda-feira(11), durante cerimônia realizada no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM), foram nomeados os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) para o biênio de 2024-2026. A posse marca um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico de Dourados.

O CMCTI, instituído pela Lei 5.135 de 20 de dezembro de 2023, possui caráter consultivo e deliberativo, com a missão de monitorar, incentivar e promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no município. A composição do conselho inclui representantes de diversas áreas do setor público, universidades, setor produtivo e entidades de inovação, todos unidos pelo objetivo de fomentar a competitividade e a inovação na cidade.

Abaixo estão listados os membros nomeados pelo preifeito Alan Guedes para compor o conselho:

  1. Representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação:
    • Titular: Elainne Maria Echague Peres Pereira
    • Suplente: Kamila Teixeira Oshiro
  2. Representante da Secretaria de Fazenda:
    • Titular: Rafael de Araújo Dantas
    • Suplente: Fabiane Cargnin Faccin
  3. Vereadores representantes da Câmara Municipal de Dourados:
    • Titular: Daniel Teixeira da Costa Junior / Suplente: Liandra Ana Brambilla
    • Titular: Mauricio Roberto Lemes Soares / Suplente: Marcos Roberto Soares
  4. Representantes de Instituições de Ensino Superior e ICTI sediadas em Dourados:
    • Titular: Rafael Vanin (Unigran) / Suplente: Ijean Gomes Riedo (IFMS)
    • Titular: Rafael Zanoni Fontes (Embrapa Agropecuária Oeste) / Suplente: Fábio dos Santos Barros (UEMS)
  5. Representantes de entidades do setor produtivo sediadas em Dourados:
    • Titular: Adriana Ferreira Flores (IPEGE) / Suplente: Lisandra Kusunoki Ferachin (Aggis)
    • Titular: Carlos Eusébio Roberto de Queiros Mattoso (Arrenda Fácil) / Suplente: Cleria Regina Mossmann
    • Titular: Cesar Augusto Scheide (Inflex) / Suplente: Patrick Vargas Cavalcanti (OK App)
  6. Representantes de instituições privadas sem fins lucrativos:
    • Titular: Vanessa Pereira Reis (SEBRAE) / Suplente: Lucelia de Almeida Castro (SENAC)
    • Titular: Whanderson Santos Rodrigues (ACED) / Suplente: Renata Ribeiro Campagnoli Andrade (SENAI)
  7. Representante do ecossistema de inovação de Dourados:
    • Titular: Jane Corrêa Alves Mendonça (UFGD) / Suplente: Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri (Hospital Universitário)
  8. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação como membro nato:
    • Cleriston José Recalcatti

O CMCTI, com mandato de dois anos, terá papel fundamental no alinhamento das políticas de inovação com as necessidades do município, contribuindo para a criação de um ambiente propício à inovação e à tecnologia em Dourados. A posse dos novos conselheiros reafirma o compromisso da Prefeitura com o progresso e a modernização da cidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67