Com investimento em diferentes setores, o governador Reinaldo Azambuja lançou e autorizou novas obras no interior do Estado, assim como realizou convênios importantes para TV Educativa. Também fez doação de terreno para construção de unidade de saúde em Três Lagoas. A semana ainda teve entrega de calcário para comunidades indígenas.
O governador assinou três convênios para TV Educativa, que vão contribuir para exportar os programas ao Brasil, dar mais eficiência energética no prédio da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS) e também produzir conteúdo de educação no trânsito para população.
Os convênios foram firmados com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Energisa, Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
“Com a Energisa fizemos um convênio para dar uma reestruturada na Fundação, visando a economicidade de energia, iluminação da torre e outras melhorias na parte elétrica. Com o Detran, por meio da Fapec (Fundação de Apoios à Pesquisa, ao Ensino e Cultura), nós vamos fazer um grande trabalho de conscientização sobre o trânsito. Com A TV Brasil (EBC) vamos trocar a grade de informações e programação, com aquilo que já temos com a TV Cultura de São Paulo (SP) e também com nossa TVE”, explicou o governador.
Obras no interior
O governador participou de eventos comemorativos no interior do Estado. Em São Gabriel do Oeste esteve no 31° Encontro Estadual de Laço Comprido, que ocorreu no Clube de Laço Liberato Maffissoni (CLLM). O evento abriu as festividades de aniversário da cidade e tem o apoio do Governo do Estado.
Já em Terenos, o governador participou da cerimônia comemorativa dos 69 anos da cidade, que ocorreu no Parque Issac Cardoso Filho. Ele aproveitou a solenidade para lançar e autorizar obras importantes no município, entre elas a pavimentação da rodovia MS-352, que se trata do segundo lote.
Também autorizou a licitação para asfalto e drenagem de vias públicas da cidade, no valor de R$ 4,8 milhões. Para o saneamento foram mais R$ 4,4 milhões, em obras que vão ampliar a rede de esgoto da cidade e ainda dispor de um novo reservatório, com capacidade de 500 metros cúbicos.
Ainda no município foram firmados convênios para construção de unidade de saúde e também entregues maquinários para o campo. Esporte e lazer foram contemplados com o aval para construção da arena esportiva do programa MS Bom de Bola.
Doação
Para contribuir om a saúde pública de Três Lagoas, o governador autorizou a doação de um terreno no bairro Vila Nova, onde a prefeitura municipal irá construir uma nova unidade de saúde aos moradores.
A área doada fica na rua Elviro Mário Mancini, esquina com a Josino da Cunha Bueno, próximo a Casa da Mandioca. No local será construída a USF Miguel Nunes. A Unidade de Saúde da Família já existe no bairro, mas o prédio atual não comporta a demanda, por isso será construído um prédio mais amplo.
A solicitação do terreno foi feita pelo prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro. “Esta nova unidade será mais centralizada para população do bairro, sendo mais ampla, com maior conforto e comodidade para a população. A antiga já estava pequena para atender as pessoas”.
Comunidades indígenas
Um antigo sonho das comunidades indígenas começa a ser realizado pelo Governo do Estado, que é a entrega de calcário nas aldeias para melhorar a produção local, fazendo a correção do solo para o cultivo de feijão, milho e mandioca, entre outros. Ao todo são 15 mil toneladas do produto para distribuir em 76 aldeias, em 26 cidades.
As entregas começaram nas aldeias de Dourados. A Bororó ficará com 1 mil toneladas e a Jaguapiru com mais 1.250 toneladas. Na terça-feira (3) foi a vez das quatro aldeias de Nioaque (Cabeceira, Brejão, Taboquinha e Água Branca). Lá serão mais 960 toneladas de calcário para melhorar a produção local.
É a primeira vez que o Governo do Estado faz este repasse de produtos aos indígenas, em grande quantidade, por meio do programa Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS). “É mais uma iniciativa dentro do conjunto de ações realizadas pelo Governo para melhorar a qualidade de vida da população indígena do Estado. Este calcário vai melhorar a produção e a agricultura dentro das aldeias, corrigindo o solo”.
Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade
Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação
A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.
Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.
Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.
O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal e de empregados.
Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8, domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.
Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.
Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.
Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.
Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.
Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.
Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.