fbpx
Connect with us

Cidades

Projeto do curso de Geografia trabalha sustentabilidade com crianças e adolescentes

Atividades visam capacitar os alunos da Universidade para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental

Publicado

on

Os cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado da UEMS/Campo Grande realizaram nesta terça-feira, 26 de abril,  uma ação do Projeto de Ensino “Educando para a Cidadania e a Sustentabilidade: Um Olhar para o Parque Estadual Matas do Segredo, Campo Grande, MS” com a participação de docentes e discentes dos cursos.

Coordenado pela Profa. Dra. Adriana Maria Güntzel, docente dos cursos de Geografia na Unidade Universitária de Campo Grande, o projeto tem como objetivo propiciar oportunidades para vivências e compartilhamento de conhecimentos entre os alunos dos cursos de Geografia, as crianças e os adolescentes residentes no entorno do Parque Estadual Matas do Segredo, integrantes do Projeto Florestinha da Polícia Militar Ambiental, por meio de ações de Educação Ambiental desenvolvidas no próprio parque.

Tais atividades visam capacitar os alunos da Universidade para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, no âmbito da disciplina de Biogeografia, que, segundo explica a professora Adriana, é uma disciplina integradora das diversas áreas do conhecimento trabalhadas durante o curso, envolvendo as relações sociedade-natureza.

As ações ocorrem na forma de oficinas que tratam desde a caracterização dos elementos que compõem a biosfera, as rochas, o solo, a atmosfera, o ciclo da água, o clima, a flora e a fauna, até questões relacionadas às interferências do ser humano na natureza, como a produção e descarte de resíduos sólidos, as queimadas, o desmatamento e a poluição do solo e das águas.

Como resultado do projeto, “espera-se contribuir com a formação da criança, enquanto sujeito ecológico, sensibilizando-a para o reconhecimento da importância das áreas protegidas na conservação da biodiversidade, da beleza cênica da natureza, para a manutenção dos serviços ecossistêmicos necessários à vida no planeta, resgatando a cidadania e as relações afetivas com o parque, para que possam servir como agentes multiplicadores desse conhecimento”, conclui a Coordenadora do Projeto.

Todas as atividades são elaboradas pela coordenadora e pelos (as) alunos (as) integrantes do projeto, em parceria com a Gestão do Parque (IMASUL) e com a coordenação do Projeto Florestinha (Polícia Militar Ambiental).

Abaixo os registros da atividade realizada nesta terça no Parque Estadual Parque do Segredo, envolvendo a construção de um terrário, a partir de questionamentos e diálogos com as crianças do projeto Florestinha (faixa etária entre 9 e 11 anos) sobre os componentes da biosfera. Nessa atividade foram abordados temas referentes à constituição do planeta, formação dos solos, energia e ciclagem de materiais nos ecossistemas e ciclo da água.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Dourados: Campanha de vacinação antirrábica segue até o final de novembro

Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

Publicado

on

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.

Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Serviço

O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.

67 3411-7753 (ligação e WhatsApp)

2222-1208 (apenas ligação)

67 99960-9028 (ligação e WhatsApp)

67 98163-0640 (ligação e WhatsApp)

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Semaf entrega 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados

Foram beneficiadas com as entregas a APAE, Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada

Publicado

on

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.

Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Vigilância Sanitária alerta população para tentativas de golpes pelo celular

O órgão não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular

Publicado

on

A Prefeitura Municipal, por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária, alerta a população douradenses para tentativas de golpe, através de contato via celular. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, existem pessoas de má fé usando o nome do órgão para aplicar golpes.

Baseado nisso, o órgão está emitindo um alerta oficial para evitar o que já aconteceu no ano passado com os dentistas. Agora, o foco está sendo as farmácias, contudo todos os estabelecimentos sujeitos à vigilância devem ficar atentos.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária foram recebidas algumas reclamações de clientes de uma farmácia de manipulação, onde bandidos estão se passando pela Vigilância enviando um link de WhatsApp para que eles possam clicar, hackeando assim os números com intenção de aplicar golpes diversos.

Importante destacar que a Vigilância Sanitária não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular.

Qualquer dúvida entre em contato com a Vigilância no (67) 98163-0386.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67