Governo de MS, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), entregou mais uma obra de reforma em unidade escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), A Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza, localizada na Aldeia Jaquapiru, no município de Dourados.
Iniciando a solenidade ocorreu apresentação cultural intitulada Dança das Mulheres – SIPUTERENA, do povo Terena, sob a coordenação da professora Noemi Francisca. No final da solenidade ocorreu apresentação de dança intitulada GUACHERÊ, do povo Guarany, coordenada pelo professor Zé Nilton Fernandes.
Secretário adjunto de Estado de Educação Edio Castro fez questão de quebrar o protocolo e anunciou a fala da secretária Cecilia Motta, “há três anos governador me deu uma missão de assumir como gestor adjunto da SED, na verdade não foi uma missão, foi um presente, poder trabalhar com uma pessoa tão dedicada, que está há 50 anos lutando em prol da educação brasileira e com uma vitalidade invejável ”. Relatou.
Governo municipalista
Secretária de Estado de Educação Cecília Motta falou do empenho do governador Reinaldo Azambuja em prol à rede pública, para isso adota, através de regime de colaboração, uma política de governo municipalista e mencionou aos estudantes presentes “estamos todos aqui para servir o município e a comunidade indígena de Dourados, portanto estudantes, todos que estão neste evento, estão para servi-los, da melhor forma, com recomposição da aprendizagem, questões socioemocionais, além de entrega de obras como esta, para que, juntos, possamos desempenhar o melhor aprendizado possível para nossas crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul”.
Investimento na unidade
De acordo com o gestor Luiz de Souza Freire Júnior a reforma veio de encontro com os anseios da comunidade local. Foram investidos na unidade escolar R$ – 632.252,06, sendo R$ – R$ – 310.635,00 com aquisição de equipamentos (conjunto de mesas e cadeira para professores (07) e estudantes (280), mesa do diretor, mesas de refeitório (06), 20 microcomputadores) .
O serviço de reforma parcial na unidade escolar (R$ – 321.617,06) contemplou adequação da edificação às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, serviços hidrossanitários, revestimentos de piso e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.
O cacique Ramão Fernandes, capitão da Aldeia Jaguapiru mencionou a importância da obra na comunidade indígena “ é uma satisfação poder saber que nossos jovens tem uma estrutura desta para prosseguir seus estudos, nesta escola que já passou os meus filhos e agora meus netos estão sendo alfabetizados, nossa querida Guateka, que leva a no seu nome a junção das iniciais de nossas etnias (Guarani, Terena e Kaiuwa), e está sendo atendida com tanto carinho”, finaliza Ramão Fernandes.
Deputado Estadual Barbosinha esteve na solenidade de reforma da unidade, ele falou da magnitude do ato para região de Dourados, da relevância da obra para comunidade indígena da visita especial na Escola Guateka “saudação ao Dr. Edward Ziff, norte americano, professor universitário, autor de diversos livros, um dos maiores especialistas no mundo em Autismo, um apaixonado pelo MS e por Dourados, em especial pela cultura indígena”, enfatizou deputado Barbosinha.
O professor universitário Edward Ziff possui doutorado em Bioquímica – Princeton University (1969), pós-doutorado, MRC Laboratory of Molecular BIology, LMB, Grã-Bretanha- National Institutes of Health, NIH, Estados Unidos (1973). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ampa receptor, receptor trafficking, postsynaptic density, hippocampus e protein kinase.
Regime de Colaboração
O prefeito Alan Guedes fez questão de frisar sobre o regime de colaboração entre o município de Dourados e o Governo do Estado, principalmente no tocante aos investimentos no setor educacional, “ receber a secretária Cecília, juntamente com a equipe da CRE-5, através do coordenador Nei Elias, é um momento de muita alegria, sabemos que os investimentos na educação são importantes e fundamentais na consolidação do que nós queremos para nossa cidade e para o MS. A Escola Guateka é fundamental, pois temos 7 escolas municipais indígenas, nenhuma oferta o Ensino Médio, portanto esta parceria é essencial para a continuidade, com excelência, da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”.
Projetos
A unidade escolar, criada em 2009, conta com 990 estudantes matriculados no ano letivo de 2022, sendo que 745 estão matriculados na Escola Polo (Aldeia Jaguapiru) e 245 estudantes na extensão Araporã, localizada na Aldeia Bororó, a instituição oferece anos finais do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano do Ensino Médio no ensino regular, bem como Educação de Jovens e Adultos (EJA – conectando saberes), sendo a única escola que oferece essa modalidade na reserva indígena.
A Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza possui 7 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de química recentemente instalado, oferece, curso de violão, ginastica rítmica, ginástica paraolímpica, e treinamento de futsal. Atualmente oferta os seguintes projetos:
Projeto “Povos Indígenas” – Busca a manutenção da cultura indígena em todos os seus aspectos, resgatando e ensinando aos estudantes o valor de sua cultura. Projeto Soletrando – com o objetivo de valorizar a leitura e escrita da língua portuguesa. Projeto mostra cultural – Com o objetivo de divulgar as produções culturais e científicas da escola. Projeto nascente viva – Com produção de mudas de plantas nativas e plantio das mesmas na nascente do córrego Jaguapiru, projeto realizado em parceria com várias parcerias, incluindo Universidades.
Investimentos em MS
A Secretaria de Estado de Educação conta atualmente com 347 unidades escolares, com quase 200 mil estudantes matriculados. Desde 2015, Governo de MS já investiu em 315 escolas da REE, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Desde o início da atual gestão (2015), foram mais de R$ 490 milhões investidos até o momento e estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final de 2022.
A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), lançou três editais de processos seletivos para contratação temporária de profissionais da área da educação. As inscrições, abertas no dia 26/11, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br até o dia 29 de novembro de 2024.
O edital nº 130/2024 é voltado para Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38. Já o edital nº 131/2024 contempla a formação de cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais, incluindo as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, o edital nº 132/2024 é direcionado a professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas e habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
“Neste processo vamos valorizar as capacitações realizadas para os professores pela SEMED, unidades escolares e Ceim’s. Elas valem ponto, é uma forma de reconhecer a participação dos profissionais”, explica o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo.
Segundo ele, para as vagas de Auxiliares de Apoio Educacional, também serão consideradas as experiências nas áreas de atuação, para isso, o candidato precisa comprovar as mesmas.
Todos os candidatos devem preencher os requisitos estabelecidos nos respectivos editais, como formação adequada para a função pretendida. A seleção será realizada em etapa única e baseada em análise de títulos e experiência.
O processo seletivo não oferece vagas para professores de Artes, Inglês e Professor de Apoio Pedagógico Educacional (APE), para esses profissionais será utilizada a lista do concurso vigente.
A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial do Município, e a contratação estará condicionada à necessidade da administração pública. Para mais detalhes, os interessados devem consultar os editais completos disponíveis no site da Semed (clique aqui).
Os contribuintes de Dourados têm até o dia 29 de novembro para regularizar suas dívidas junto ao município com condições especiais de desconto, através do programa Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de abatimento em juros e multas para pagamentos à vista e até 60% para parcelamentos.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O atendimento para adesão pode ser realizado presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, no Centro, ou no Poupatempo, situado à rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa. Mais informações no site oficial da prefeitura.
Lançado em julho deste ano, o programa contempla tanto pessoas físicas quanto jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. O objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, promovendo um alívio para os contribuintes e impulsionando a arrecadação municipal.
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.
A família de acolhimento representa para a criança ou adolescente uma possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio, harmonioso, seguro e livre de qualquer tipo de violação de direito. Receber uma criança em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho, bem como não é um processo de adoção.
A família de apoio assume o papel de parceiro no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Toda a família acolhedora recebe uma ajuda de custo, enquanto durar o acolhimento. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.
Normalmente cada família acolhedora acolhe uma criança e/ou adolescente por vez, exceto quando se trata de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
As inscrições estão abertas de 25 de novembro à 13 de dezembro e serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, cito à Rua Dom Aquino Corrêa nº 884 Centro. Esta modalidade de acolhimento não é adoção.