Após ataque hacker que derrubou todo seu sistema operacional em dezembro, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) já emitiu novas contas de água para corrigir as falhas que levaram parte dos consumidores a reclamar os valores em suas faturas.
O diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, lamentou o ocorrido, mas tranquilizou a população, garantindo que a Sanesul já tomou as providências, emitindo novas contas com valores corretos das faturas.
Ele disse que ‘infelizmente, no mês de dezembro, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a decidir fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.
Segundo ele, “essas famílias passaram a receber, em vez de uma conta de R$ 53,00, que correspondia à cota básica, uma conta com tarifa fixa de R$ 13,00, mais o consumo’.
“Isso aí tem uma redução média de R$ 29,00 no valor da conta. Os erros verificados durante o faturamento de dezembro de aproximadamente 13 mil contas, a Sanesul já corrigiu, fazendo a emissão de novas faturas, e elas estarão sendo distribuídas a todos os clientes de todas as localidades de Mato Grosso do Sul. Quero tranquilizar a população, que ninguém terá nenhum prejuízo”, garantiu o diretor.
Transtornos
Um ataque hacker identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, um domingo, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, fazendo com que os serviços oferecidos pela plataforma ficassem interrompidos.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital, detalhando o ataque que comprometeu todas as funções do sistema, entre as quais, registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.
AGEMS alcança 100% das metas e consolida um ano de grandes entregas para Mato Grosso do Sul
O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, aponta que a liderança da alta direção, o dinamismo que vem sendo implantado e o comprometimento das equipes fizeram a diferença
A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) atingiu, pelo segundo ano consecutivo, 100% das metas estabelecidas tanto no Contrato de Gestão firmado com o Governo Estadual quanto no Contrato Interno de Gestão com suas diretorias.
“O marco reflete o compromisso da Agência com a excelência regulatória e a eficiência na prestação de serviços públicos”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, que reuniu hoje (16) a Diretoria Executiva e responsáveis pelas demais áreas para a entrega anual de metas.
Na sexta-feira (13), Carlos Alberto participou da reunião geral de avaliação promovida pelo governador Eduardo Riedel, levando os resultados da AGEMS que contribuíram para o balanço estratégico e técnico do Estado e a discussão das diretrizes para 2025. “Hoje, nosso trabalho é de excelência, reconhecido pelo Governo do Estado, pelas concessionárias, e pelo cidadão, o que significa muito, porque estamos presentes diariamente dentro da casa das pessoas cuidando de serviços que são essenciais no dia a dia”.
No início deste mês, toda a Diretoria da AGEMS se reuniu com o governador para entrega da inédita publicação científica “Regulação da Atividade Econômica e dos Serviços Públicos”, ocasião em que o desempenho positivo nas entregas do ano já havia sido antecipado.
Planejamento e trabalho em equipe
Foram 38 entregas efetivadas pelas equipes da Agência, e o atingimento de percentuais altíssimos em quatro indicadores definidos como prioritários, como detalhou hoje a superintendente de Administração e Finanças, Hosilene Lubacheski, também assessora de Planejamento durante este ano.
Os 100% de entregas incluem a superação das metas programadas em “indicadores de resultados” finalísticos na qualidade da prestação de serviços – como no caso do saneamento – e “indicadores de esforços”, envolvendo etapas da regulação rumo a serviços mais modernos e adequados ao novo cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil – como no transporte de passageiros e gás natural.
Em todas as áreas técnicas, institucional, atendimento ao cidadão, setores administrativo, financeiro e gestão de pessoas, a Agência cumpriu e superou os compromissos que definiu para 2024. Esse resultado ficou comprovado também nos Contratos Internos de Gestão, estabelecido pela presidência da AGEMS com cada Diretoria, Assessoria, Superintendência, Coordenadoria.
“Estamos vendo neste ano a consolidação do quanto avançamos em três anos. Visivelmente, promovemos maior segurança jurídica, crescimento na gestão de pessoas, nossa Ouvidoria está fortalecida e atendendo mais e melhor ao cidadão”, resume a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro. “A AGEMS hoje vai a todos os lugares, se posiciona, é reconhecida e entrega resultados”.
O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, aponta que a liderança da alta direção, o dinamismo que vem sendo implantado e o comprometimento das equipes fizeram a diferença. “Conseguimos superar os desafios externos e internos e, claramente, estamos em uma curva ascendente, nos destacando entre as demais agências reguladoras”, finaliza.
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.
O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.
A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.
Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.
O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos.
“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.
Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.
O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.
Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.
Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.
O gabarito preliminar do concurso nacional dos Correios já está disponível para consulta. As provas foram aplicadas nesse domingo (15) em todos os estados e no Distrito Federal, e o prazo para entrar com recursos começou as 10h desta segunda-feira (16) e vai até as 17h de amanhã (17), pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso.
As demais datas de resultados ainda não foram divulgadas. Os candidatos devem acompanhar as informações pelos sites do IBFC e dos Correios.
Pouco mais de 1 milhão de candidatos compareceram para fazer a prova, 59,85% do total de inscritos.
Com editais abertos em outubro, os Correios ofereceram 3.511 vagas, sendo 3.099 para nível médio, para o cargo de carteiro, e 412 para nível superior, com reserva de 30% para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%), e 10% para pessoas com deficiência.
As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. O salário inicial é de R$ 6.872,48, mas para engenheiros e arquitetos, as remunerações serão ajustadas para atender ao piso legal das categorias, atualmente em R$ 10.302.
O salário inicial dos aprovados para as vagas de carteiro será de R$ 2.429,26.
As provas para os cargos de nível superior e médio tiveram 50 questões objetivas de língua portuguesa; matemática; noções de informática; código de conduta ética e integridade; e conhecimentos específicos. Para os analistas também foi aplicada a prova de redação.
Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas, que considera a ampla concorrência, vagas para candidatos negros/indígenas e pessoas com deficiência, por cargo/especialidade/localidade.