fbpx
Connect with us

Cidades

Prefeitura de Dourados participa de Ação de Cidadania na Aldeia Jaguapiru

Essa é a segunda ação realizada na Reserva Indígena de Dourados

Publicado

on

O Procon de Dourados participou nesta quarta-feira (27) da Ação de Cidadania para Prevenção e Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas. O projeto promovido pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para População Indígena e da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, e em parceria com a Prefeitura, desenvolve atividades na Escola Municipal Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.

A ação tem o objetivo de fortalecer as políticas de prevenção e combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes indígenas, que são as maiores vítimas de violência sexual e de crimes ocorridos no contexto de violência doméstica. Diversos serviços são oferecidos durante o dia. “Viemos ofertar atendimentos relacionados ao código de defesa do consumidor, orientar e esclarecer dúvidas sobre direitos”, explicou o diretor administrativo do Procon, Antônio Marcos Marques.

Segundo o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza, tendo em vista que as aldeias estão localizadas em contexto rural e geralmente o acesso das vítimas, muitas das vezes ficam subnotificados por conta da dificuldade de acesso. “Entendemos que os esforços devem ser em conjunto para que tenhamos garantidos os direitos básicos ”, explica Souza.

Essa é a segunda ação realizada na Reserva Indígena de Dourados, que concentra predominantemente indígenas das etnias guarani e terena, totalizando cerca de 18.000 habitantes nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Em setembro a Aldeia Bororó recebeu a primeira edição, como projeto piloto.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o “abre e fecha” do feriado da Proclamação da República em Dourados

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Publicado

on

Com a decretação de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, e a proximidade do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira, 15 de novembro, a Prefeitura de Dourados anunciou um recesso prolongado em diversos setores públicos.

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Saúde e Coleta de resíduos

Durante o período, os atendimentos de saúde estarão concentrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o Pronto.

Atendimento Médico (PAM) permanecerão fechados, mas a Farmácia do PAM seguirá aberta diariamente, das 7h às 17h, garantindo o abastecimento de medicamentos para a população.

A coleta de resíduos será realizada normalmente, enquanto o Picador e os Ecopontos interromperão as atividades apenas na sexta-feira, 15.

Comércio e Agências bancárias

De acordo com o presidente do Sindicom, Everaldo Leite Dias, alguns estabelecimentos do comércio de rua ficarão abertos conforme acordado em convenção, e o shopping Avenida Center estará em funcionamento no dia 15, das 10h às 22h.

Já as agências bancárias fecham as portas na quinta-feira e reabrem na segunda-feira, 18.

No entanto, uma nova interrupção está prevista para a quarta-feira, 20 de novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Continue Lendo

Cidades

Projeto incentiva alunos à prática do futebol de botão em escola de Dourados

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Publicado

on

Nesta terça-feira (12), a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados, recebeu a inauguração de duas mesas profissionais de futebol de botões, como parte do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz” do Ministério Público Estadual.

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Em entrevista, o promotor de justiça João Linhares, responsável pelo projeto, explicou a origem e os objetivos dessa iniciativa, que visa fortalecer a educação pública em Dourados, especialmente nas zonas urbanas, rurais e nas aldeias indígenas.

Ele contou que o projeto foi idealizado durante a pandemia, quando foi percebido que muitas escolas careciam de infraestrutura básica. Através de acordos e leis que preveem a destinação de recursos para unidades educacionais, o projeto tem promovido melhorias significativas em várias áreas.

“Verificamos que algumas escolas careciam de estrutura básica, e com a destinação de recursos, buscamos melhorar as condições das unidades estudantis. As escolas, por sua vez, têm a liberdade de decidir como investir os valores, porém orientamos que sejam feitas melhorias nas áreas de esportes, como quadras, vôlei, basquete e futsal. Já construímos mesas de ping-pong e agora estamos implantando pioneiramente em Dourados o futebol de mesa. Esse esporte, que já é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais”, destacou João Linhares.

O promotor ressaltou que a ideia é transformar as escolas em ambientes mais agradáveis, acolhedores e inclusivos, onde as crianças e jovens possam aprender a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto.

“Nosso objetivo é contribuir para um ambiente escolar alegre, feliz, acolhedor e inclusivo, onde as crianças saibam viver com os outros, respeitar as diferenças e aprender a dialogar, construir pensamentos e trabalhar juntos. Em um mundo cada vez mais dividido pelas redes sociais, é importante que o esporte sirva como uma ferramenta de integração e aprendizado”, afirmou.

“O projeto ‘Educação Digna, Inclusiva e Feliz’ tem como missão não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade”, concluiu Linhares.

O evento contou com a presença de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e jogos exibicionais com as crianças e jovens da escola.

O botonista José Albereci, jogador profissional da modalidade em Porto Alegre, também expressou sua empolgação com a introdução do futebol de mesa em Dourados. O esporte, que tem uma história de mais de 50 anos no Brasil, é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais. Para Albereci, a instalação das mesas nas escolas é uma oportunidade para dar um novo impulso à modalidade em Mato Grosso do Sul.

“O futebol de mesa é um esporte fácil de aprender e pode ser praticado por qualquer pessoa. Esperamos que Dourados se torne um polo importante para a modalidade no estado, com a participação de mais escolas e cidades nas competições”, afirmou Albereci, destacando o impacto positivo que a prática pode ter na vida das crianças e dos jovens.

 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com ponto facultativo, Dourados divulga programação especial de serviços para o feriado prolongado

Órgãos e repartições públicas fecham no dia 14/11 e retornam apenas na segunda-feira, com exceção para serviços considerados essenciais

Publicado

on

Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.

Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.

Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15/11.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67