fbpx
Connect with us

Cidades

Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai traz 20 ações que irão ajudar a transformar a cidade

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no municípi

Publicado

on

Na noite de segunda-feira , 20 de setembro, foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril deste ano. De acordo com o prefeito, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e apresentar a iniciativa à comunidade foi um momento muito importante para o município.

“Para nós, é um motivo de grande satisfação entregar esse plano para Amambai. Eu estou no meu segundo mandato e firmar a parceria com o Sebrae era um sonho antigo, porque nós temos aqui no município um comércio com pequenos e médios empresários e faltava algo para a gente alavancar o desenvolvimento econômico da nossa cidade. O programa Cidade Empreendedora tem ajudado nesse processo e o trabalho em conjunto com o Sebrae deve persistir, pois tem somado muito com o crescimento do nosso município”, comentou o prefeito.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Amambai é composto por 20 ações voltadas para incentivar a população a comprar dos comerciantes locais, transformar desemprego em empreendedorismo, aumentar a autoestima dos moradores e melhorar a arrecadação municipal, além disso, as iniciativas destacadas pelo plano também irão trabalhar as áreas da agricultura familiar e turismo.

Na data, as ações foram apresentadas pelo vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, que enfatizou a relevância do documento, principalmente, por ter sido feito de forma colaborativa e atender as necessidades de vários setores econômicos do município. “Foi um plano pensado de forma conjunta, fruto da articulação da prefeitura e Sebrae, junto com os atores do nosso município, representantes da agricultura familiar e os pequenos empresários. Hoje estamos apresentando as ações que serão executadas nesses próximos meses e, com essas iniciativas, vamos fortalecer, ainda mais, o comércio local e os produtores rurais, alavancar as nossas potencialidades turísticas e promover uma grande melhora na nossa economia”, ressaltou Rodrigo.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“O Sebrae está desde abril aqui em Amambai, já visitou os pequenos negócios para dar suporte ao pequeno empreendedor e propor soluções. O Cidade Empreendedora também atua no âmbito das políticas públicas para desburocratizar processos, além de promover a Educação Empreendedora, e, agora, entregamos o Plano de Desenvolvimento Econômico. As ações trazidas foram pensadas junto com a população e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, e o Sebrae mais uma vez se coloca junto a Amambai para auxiliar na transformação do município e na promoção do desenvolvimento”, enfatizou Claudio.

Também participou o lançamento, o conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente em exercício da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Fernando Ribeiro Martins, que expôs a importância do trabalho realizado para fortalecer o comércio local e impulsionar o desenvolvimento.

“O plano apresenta o que o município tem de potencialidades, traz ações que irão tornar o empreendedorismo cada vez mais forte e esse suporte é muito importante, pois o empreendedor precisa de alguém que segure a sua mão e mostre o caminho do futuro. O prefeito mostrou que tem uma visão futurística e a pretensão de melhorar o ambiente de negócios, juntando esse desejo, com a força do Sebrae, tenho certeza de que o trabalho será eficaz e trará bons resultados”, pontuou Fernando.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Amambai e transmitido, ao vivo, pela página da prefeitura no Facebook. Também estiveram presentes no evento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Amambai (ACIA), Andrei Piovesan, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Brito, entre outras lideranças locais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67