fbpx
Connect with us

Saúde

Pfizer pedirá autorização para vacinar menores de 12 anos em poucos dias, diz CEO

Albert Bourla dizer ser ‘uma questão de dias, não de semanas’ até que dados sejam enviados à FDA

Publicado

on

A Pfizer planeja pedir nos próximos dias a autorização nos Estados Unidos para que sua vacina contra Covid-19 seja usada em crianças menores de 12 anos.

“É uma questão de dias, não de semanas”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, à emissora ABC News no domingo, sobre quando a empresa enviará dados sobre crianças de 5 a 11 anos a FDA (Food and Drug Administration, agência de fármacos e alimentos dos EUA).

Atualmente, as vacinas contra Covid-19 são aprovadas apenas para crianças a partir de 12 anos, o que desperta preocupação entre os especialistas em saúde à medida que aumentam os casos em crianças, que começam os anos escolares e que a variante Delta, mais transmissível, se espalha.

Quase 26% de todos os casos de Covid-19 nos EUA são relatados em crianças, de acordo com dados recentes publicados pela Academia Americana de Pediatria. E uma média de 266 crianças foram hospitalizadas com Covid-19 todos os dias da semana passada, de acordo com dados de domingo (26) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Uma vez que os dados da Pfizer/BioNTech estiverem disponíveis, eles terão que passar por dois comitês, um para a FDA e outro para o CDC, disse o analista médico da CNN, Dr. Johnathan Reiner, no domingo.

Se os dados forem enviados nesta semana, provavelmente estarão no comitê no final de outubro, acrescentou. E há muitos dados para eles examinarem, disse ele.

“Esta é uma vacina para crianças, portanto, obter a dose certa – em termos de eficácia e efeitos colaterais – é crucial”, disse Reiner.

Mas mesmo quando uma vacina estiver disponível, uma tarefa difícil será a de vacinar as crianças. Menos da metade dos adolescentes dos EUA estão totalmente vacinados contra a Covid-19, de acordo com uma análise da CNN de dados do CDC.

Em resposta, as autoridades precisam fazer um trabalho melhor de educar o público sobre a importância da vacinação para a saúde de seus filhos e famílias como um todo, disse Reiner.

“Se você quer seus filhos na escola, a melhor maneira de mantê-los lá é impedindo que eles peguem Covid-19”, disse ele.

Até que as vacinas sejam aprovadas para crianças mais novas, o CDC recomendou o uso de máscaras para alunos, professores e visitantes em escolas do jardim de infância até o 12º ano, junto com melhor ventilação, distanciamento físico e testes em uma base de triagem.

“Nós sabemos como mantê-los seguros”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, à CBS no domingo. “Quando não usamos a mitigação adequada, é mais provável que ocorram surtos.”

Vida normal em um ano

Bourla também ecoou a recente afirmação do CEO da farmacêutica Moderna de que é possível esperar um retorno à vida normal em aproximadamente um ano.

“Concordo que, dentro de um ano, seremos capazes de voltar à vida normal”, disse Bourla na entrevista à ABC News.

Ele afirmou, no entanto, que isso não significa que as variantes da Covid-19 deixarão de existir ou que não serão necessárias novas doses de vacinas.

“Acho que o cenário mais provável é a revacinação anual, mas não sabemos ao certo. Precisamos esperar para ver os dados”, finalizou.

(Fonte: CNN Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Carreta da Saúde atende servidores da segurança de Dourados de 19 a 21 de novembro

Na terça-feira, dia 19 de novembro, às 9 horas da manhã, acontece a solenidade de início das atividades da Carreta da Saúde do CABS, em frente à sede do DOF, em Dourados

Publicado

on

Com investimentos de R$ 9 milhões, que inclui o custo de operação do projeto, a Carreta da Saúde do Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp dará início aos atendimentos dos servidores da segurança pública, em Dourados, de 19 a 21 de novembro.

Entre os serviços ofertados na unidade móvel, que conta com consultórios totalmente equipados, estão atendimentos oftalmológicos, inclusive com a distribuição de óculos, com fonoaudiólogos, com exames audiométricos e fornecimento de aparelhos auditivos se for necessário, com médicos generalistas e com psicólogos, que farão atendimentos e dinâmicas em grupos.

A ação integra o programa do Governo do Estado de valorização e atenção biopsicossocial aos servidores da segurança pública e, todos os atendimentos, que acontecem de 8 horas às 18h, em frente à sede do DOF, em Dourados, são totalmente gratuitos.

Nessa primeira etapa do programa serão atendidos os servidores da segurança pública de Dourados e de outros 12 municípios localizados na linha e faixa de fronteira, onde foi realizado um estudo prévio com 672 policiais e profissionais da segurança pública, que comprovou a necessidade da realização de ações que aproximem esses servidores de programas voltados à saúde.

Johalnson Borges, de 56 anos, é 1º tenente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, onde por anos ficou na linha de frente, combatendo o crime. Alguns problemas de saúde, entre eles auditivos tirou o policial da rua e hoje ele atua no serviço administrativo, na Coordenadoria de Avaliação e Alienação de Ativos, na sede da Sejusp.

Com déficit de audição nos dois ouvidos, Borges, como é conhecido, vai buscar a Carreta da Saúde para solucionar o problema. “Cada aparelho de audição custa em média 8 mil reais, o que acabaria comprometendo o meu orçamento e, ser beneficiado com esse programa vai me ajudar significativamente”, acredita.

Mais sobre o programa

O programa do Governo do Estado de valorização dos servidores da segurança, com atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos é desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial, que foi criado em maio de 2020, com o objetivo de oferecer apoio a todos os profissionais da segurança pública, melhorando assim a qualidade de vida do servidor.

Adquirida por meio de convênio entre o Governo do Estado, via Sejusp e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, a “Carreta da Saúde” está sendo operacionalizada graças a um convênio firmado com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que fornecerá os insumos e os profissionais da saúde, responsáveis pelos atendimentos dos servidores.

Com a entrega da Carreta da Saúde, no final de outubro, o Governo coloca em prática as atividades, com a oferta, no município onde o policial ou profissional da segurança pública atua, de atendimentos médicos, odontológicos, oftalmológicos e psicológicos, que conforme levantamento realizado pela Sejusp, são os mais necessários.

A primeira etapa do programa inclui atendimentos nos municípios de Dourados, Caracol, Sete Quedas, Porto Murtinho, Corumbá, Japorã, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos.

Solenidade

Na terça-feira, dia 19 de novembro, às 9 horas da manhã, acontece a solenidade de início das atividades da Carreta da Saúde do CABS, em frente à sede do DOF, em Dourados. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira estará presente no evento, juntamente com as equipes de médicos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos e do Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Encontro ‘Sabores e Sentidos’ irá Celebrar Avanços em Alimentação e Nutrição

Este encontro celebra duas datas significativas, os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira e os 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da Gerência de Alimentação e Nutrição convida para o encontro “Sabores e Sentidos: A expressão da Alimentação e Nutrição”, dia 19 de novembro, na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Este encontro celebra duas datas significativas, os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira e os 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O evento visa promover uma reflexão aprofundada sobre os progressos nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), além de fomentar o debate sobre políticas públicas que incentivem uma alimentação adequada e saudável.

De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, o encontro terá como objetivo principal suscitar propostas intersetoriais, reunindo profissionais da saúde, nutrição, educação, assistência social e demais áreas envolvidas na promoção da saúde e do bem-estar da população.

“Esperamos contribuir para o fortalecimento das políticas públicas locais e regionais, incentivando a adoção de práticas alimentares saudáveis, promovendo a qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul e suscitando propostas para a efetivação de SAN e soberania alimentar. Este é um momento único para reforçar a importância da alimentação saudável e adequada como um direito de todos, assim como a necessidade da transversalidade nas ações de promoção da saúde”, ressalta Anderson Holsbach.

O gerente de Alimentação e Nutrição enfatiza que os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e apresentar soluções inovadoras que possam ser aplicadas em Mato Grosso do Sul.

A programação incluirá palestras, mesas-redondas e dinâmicas de grupo, onde especialistas e representantes da sociedade civil estarão presentes para abordar temas relevantes e atuais sobre a alimentação e nutrição no Brasil e suas implicações locais.

Até o dia 25 de outubro as inscrições serão exclusivas para profissionais e gestores das Secretarias Municipais de Saúde, após essa data as vagas remanescentes serão abertas para profissionais de outros setores da sociedade.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone (67) 3318-1617 ou pelo e-mail atanenutri@gmail.com. Falar com Anderson Holsbach, Carolina raposo, Glaucia Nunes ou Márcia Cristaldo.

Serviço

Evento: Sabores e Sentidos: A expressão da Alimentação e Nutrição

Data: 19 de novembro de 2024

Horário: 07h30 às 17h

Local: Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Av. Sen. Filinto Müller, 1480 – Bairro Ipiranga

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Qualificação e gestão eficiente dos recursos são o foco do 22º Encontro Estadual de Auditores do SUS de MS

O evento é voltado aos auditores e autorizadores do SUS em Mato Grosso do Sul, entre auditores federais e estaduais, autorizadores estaduais, além da participação de auditores municipais de 17 municípios do Estado.

Publicado

on

Qualificação e gestão eficiente dos recursos do Sistema único de Saúde (SUS) foram debatidos no 22º Encontro Estadual de Auditores do SUS de Mato Grosso do Sul (EaSUS 2024), promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria da Auditoria, Controle e Avaliação no SUS (AudSUS) nesta quarta-feira (13), no Auditório da OAB-MS.

O evento é voltado aos auditores e autorizadores do SUS em Mato Grosso do Sul, entre auditores federais e estaduais, autorizadores estaduais, além da participação de auditores municipais de 17 municípios do Estado.

O Encontro tem por objetivo qualificar os auditores da SES e propiciar integração entre os componentes federal, estadual e municipais de auditoria, promovendo uma gestão eficiente dos recursos do SUS no Estado. Esta proposta visa constituir uma rede coesa, uniforme e sustentável no que se refere à realização da atividade de auditoria para o controle da aplicação dos recursos e das ações ofertadas por meio das políticas e programas executados no SUS.

“A auditoria do SUS desempenha um papel crucial na tomada de decisões gerenciais. Para que possamos implementar processos de qualidade, é essencial que identifiquemos nossas lacunas. É fundamental desenvolvermos a capacidade de interpretar os processos que gerenciamos dentro do SUS, garantindo assim a nossa responsabilidade de atender ao usuário de maneira adequada. A entrega dos serviços deve ser equiparada, independentemente de serem prestados pelo sistema público ou pela saúde suplementar. É nosso dever garantir que o que produzimos seja oferecido com qualidade, dignidade e eficiência”, afirma a secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

O Auditor-Geral do Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde (Denasus), Alexandre Alves Rodrigues, destacou a retomada do diálogo de todos os componentes do Sistema Nacional de auditoria e que o órgão cumpre suas diretrizes para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. “Durante quase dois anos à frente do departamento, uma prioridade tem sido a aproximação com estados e municípios. Nesse período, temos debatido intensamente o desafio da sustentabilidade do sistema nacional de auditoria, considerando o papel do Denasus como órgão central nesse processo”, avalia.

No encontro foram abordados os seguintes temas:

  • “Auditoria além da conformidade: aspectos inovadores para agregar valor ao SUS”
  • “Características Fundamentais do Auditor”
  • “Ética e auditoria em saúde: desafios e possibilidades”
  • “Inteligência Artificial aplicada aos serviços de auditoria, controle e avaliação”
  • “Apresentação e informes sobre o Comitê Nacional do Sistema Nacional de Auditoria do SUS”
  • “Roda de conversa – Identidade da Auditoria Interna do SUS: Desafios do Presente e Perspectivas Futuras”

Estiveram presentes no Encontro o Diretor da AudSUS, Wagner Silva, a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, além de secretários e representantes das secretarias municipais de saúde dos municípios.

Participam do evento auditores do SUS de: Aquidauana, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia Terenos e Três Lagoas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67