fbpx
Connect with us

Cidades

Cerimônia de premiação de concurso do MIS e Cinecafé teve clima de reflexão

O primeiro e terceiro lugar receberam 01 kit Cultural, camisetas do Cine Café e vouchers do Burger King do Shopping Pátio Central

Publicado

on

A cerimônia de premiação do concurso “Repensar e reimaginar o MIS antes e pós-pandemia em imagens e sons” aconteceu na tarde desta sexta-feira (24) às 14 horas, no Museu da Imagem e do Som. O clima foi de reflexão sobre o papel do museu pós-pandemia.

A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, agradeceu ao Cine Café pela parceria e explicou que, no início, os trabalhos inscritos não estavam cumprindo a proposta do concurso, então foi decidido reabrir com um novo prazo e itens mais explicativos no edital. “As pessoas não têm muito conhecimento ainda sobre direito autorais, recebemos inscrições de obras que infringiam essa lei, que criavam problemas legais e não podiam ser selecionadas”.

Mas, segundo Kezia Miranda, do Cine Café, como uma primeira experiência, o concurso foi muito bem-sucedido porque, neste segundo momento, a qualidade das obras foi muito boa. “Fiquei maravilhada com as obras participantes. O Cine Café completa cinco anos de trajetória, temos o engajamento de profissionais de várias áreas que demonstram paixão pelo cinema. Nós agradecemos o espaço aqui do MIS, por meio da Fundação de Cultura, e gostaríamos de dizer que este concurso é o ponto mais alto da organização do nosso cineclube; organizamos uma seleção e tivemos apresentações brilhantes”.

A primeira colocada, Luciana Scanoni Gomes, participou com a fotografia “Antônia, uma grande ceramista terena”. Luciana é consultora em antropologia e trabalha com mulheres ceramistas Terena, além de atuar no laboratório de antropologia visual da UFMS. Durante seu trabalho ela conheceu Antônia Julio, uma antiga ceramista aqui do Estado, e descobriu que tem uma foto dela no livro “Do índio ao Bugre”, de Roberto Cardoso de Oliveira”. Daí surgiu a ideia de fazer uma foto da ceramista segurando a página do livro em que consta sua própria foto, bem mais jovem.

“Já que o objetivo do concurso é pensar em um museu pós-pandemia, que este museu tenha a participação dos indígenas, desses artistas que têm um nome, porque o trabalho deles é importante para a gente”, diz Luciana. Ela levou à premiação a neta da Antônia, a também ceramista Darlene Julio. “Nós da família ficamos muito emocionados ao saber que a fotografia da minha avó ganhou o primeiro lugar no concurso. Eu avisei a família toda pelo whatsapp. Minha avó já é falecida, por isso ficamos tão emocionados”.

Felipe Lopes Siqueira, que tirou o terceiro lugar, participou com o videoarte experimental ‘Dedicada à Memória’, feito com colagens em stop motion. “O tema museal sempre foi presente na minha vida acadêmica. Sou arquiteto por formação e tenho também minha produção artística com colagens. No vídeo eu quis fazer uma provocação: onde você guarda a memória? A memória deve ser preservada com vídeos, fotos, textos, de várias maneiras. Eu também fiz a trilha sonora do vídeo, que flerta com o surrealismo, com o dadaísmo”.

Felipe, no ato da premiação, afirmou que o concurso discutiu não só sobre o passado, mas também sobre o futuro. “A gente vê uma iniciativa como essa sendo posta em prática, isso abre muitos horizontes, cria-se um pensamento crítico sobre o espaço museal, sobre a cultura”.

O primeiro e terceiro lugar receberam, na sede do Museu da Imagem e do Som, 01 kit Cultural, camisetas do Cine Café e vouchers do Burger King do Shopping Pátio Central. O segundo lugar, Flávio Zancheta Faccioni, não pôde estar presente porque encontra-se fora do país cursando doutorado sanduíche. Luciana decidiu doar o seu prêmio para a escola onde os netos da Antônia Julio, a fotografada, estudam e muitos de seus filhos dão aula.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67