Connect with us

Política

Votação para Reforma Previdenciária de Campo Grande tem data marcada

Vereadores decidiram agendar pleito para o dia 7 de julho

Publicado

on

Os vereadores de Campo Grande se reuniram para discutir adequações no plano de reestruturação previdenciária dos servidores municipais na tarde desta terça-feira (22). O encontro foi na Câmara Municipal, e o prazo dado para a votação do texto final ficou para o dia 7 de julho. Antes disso, ficou determinado uma última audiência pública, a ser marcada para a próxima quinta-feira, 1º de julho, para apresentar algumas das emendas recebidas, apreciadas e descartadas.

De acordo com o presidente, Valdir Gomes, a celeridade dos trabalhos é fundamental para votar o projeto até o dia 7 de julho, antes do recesso parlamentar. “Combinei com o presidente Carlão de votar antes de sairmos para o recesso e precisamos acelerar esse trabalhar com esses prazos”, explicou.

Desde a última audiência pública no último dia 08, foram apresentadas 17 emendas para apreciação. Durante toda a tarde, as autoridades discutiram a constitucionalidade dos pedidos e viabilidade de inserção na reforma previdenciária.

A maior parte dos pedidos era de mudança de terminologias que, segundo os solicitantes, poderiam causar perdas de diretos e confusão no servidor. Um ponto que gerou discussão foi a alíquota de 14% de contribuição previdenciária de para servidores que recebem até três salários mínimos.

A proposta era que essa faixa fosse elevada para servidores acima de cinco salários. No entanto, a Diretora-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), Camilla Nascimento de Oliveira, disse não ser possível se comprometer com essa faixa. Ela ainda disse que o órgão consegue fazer uma adequação e está disposto a conversar sobre um ponto de início, mas nada ficou decido na reunião.

Camilla afirma que é preciso buscar equilíbrio no novo regime. “Buscar equilíbrio não é sempre ceder, se dermos de um lado vamos ter que tirar de outro”, ponderou.  Outro pedido avaliado como ponto equilíbrio pelo IMPCG é o prazo de adequação ao novo regime após aprovação na Câmara.

Como a reforma nacional deu uma janela de dois anos de adequação para os trabalhadores à beira da aposentadoria, o órgão municipal concorda em um período similar na transição da precedência municipal.

Até o dia da audiência, os vereadores continuam recebendo propostas e se reunindo para deliberar acerca do tema.

Comandada pelo vereador Valdir Gomes, com presença dos vereadores integrantes, Betinho, Professor André, Tabosa e Tiago Vargas a reunião ainda contou com a participação dos vereadores Silvio Pitu e Edu Midanda, e do advogado Marcos de Castro, conselheiro e responsável por desenvolver pareceres jurídicos para a Comissão.

Reforma da previdência

Aprovada em 2019 no congresso nacional, estados e municípios precisam se adequar ao novo texto que dá providências ao regime de servidores púbicos no Brasil. Conhecida como emenda 103, o Executivo municipal decidiu não seguir as determinações federais à risca. De acordo com a diretora-presidente, Camilla Oliveira, “ela é muito pesada para o servidor. Não é justa, mas se colocada como veio, seria muito mais pesada para o servidor”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes

Publicado

on

Parque Antenor Martins será palco da Festa da Páscoa com inúmeras atrações para as famílias douradenses. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos.

As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes.

Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27).

As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril.

FESTA DA PÁSCOA

A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e  diversão.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.

Com assessoria.

Continue Lendo

Política

COMUNICADO AOS ELEITORES DE ITAPORÃ-MS

Publicado

on

O Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã, comunica que  244 eleitores do município podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2024.

Os principais motivos de irregularidade são:
✔️ Falta de biometria
✔️ Ausência em três ou mais eleições sem justificativa

Para evitar o cancelamento do título, os eleitores devem comparecer ao Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã dentro do prazo estabelecido.

 

Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Política

Elias Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

Publicado

on

Ishy esteve na sexta-feira (21) com a secretária Gisella Melo, na Secretaria de Cultura. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Autor:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67