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Educação

1ª etapa de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino se encerra nesta quarta-feira

Lista de designação, com os nomes dos estudantes pré-matriculados, será publicada no domingo, dia 8 de janeiro.

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A primeira etapa do período de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul se encerra nesta quarta-feira (4). Ao todo, 240 mil vagas foram abertas para estudantes interessados em continuar ou ingressar na REE/MS.

De acordo com o Calendário da Matrícula Digital 2023, todos os interessados que realizarem o preenchimento dos dados dentro do prazo estipulado terão os nomes publicados na primeira lista de designação, que será divulgada no domingo (8), no portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br).

“A pré-matrícula está disponível pela internet, por telefone e pode ser realizada de forma presencial, na Central de Matrículas. Os pais ou responsáveis ainda podem procurar uma escola da Rede Estadual de Ensino mais próxima e buscar orientação da secretaria escolar para o devido atendimento, se necessário”, disse o coordenador de Informações Gerenciais da SED e responsável pela Central de Matrículas da REE, professor Alciley Lopes.

Ofertas da REE

Para consultar as ofertas disponíveis em cada escola da Rede Estadual de Ensino, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino em Tempo Integral, Educação Profissional, entre outras, interessados devem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e clicar na aba “Consulta cursos/unidade escolar”, localizada na parte superior da página.

Neste campo, será necessário selecionar a oferta desejada e o município, para saber quais são as unidades escolares que trabalham com cada curso, programa ou etapa da educação básica escolhida.

Serviço

Os estudantes, pais ou responsáveis que desejam preencher os formulários da pré-matrícula podem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br). Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário seguir até a sede da Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho, nº 2.612, Bairro Itanhangá Park, em Campo Grande. O atendimento presencial também pode ser realizado nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe da Central pelo telefone 0800-647-0028 (apenas para ligações de telefones fixos) ou pelo número (67) 3314-1212.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Educação

Prefeitura de Campo Grande antecipa entrega de kits escolares para o ano letivo de 2025

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

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A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início à entrega antecipada dos kits escolares para o ano letivo de 2025 da Reme (Rede Municipal de Ensino). Desde o dia 5 de dezembro, as escolas começaram a receber os materiais, assegurando que os alunos iniciem o próximo ano com todos os itens necessários para um bom desempenho nas aulas.

Essa é a primeira vez que a entrega dos kits ocorre ainda no ano anterior ao início das aulas, uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir que os estudantes tenham acesso ao material escolar logo nos primeiros dias de aula. A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

“Antecipar a entrega dos kits escolares é mais do que uma questão de logística; é um compromisso direto com a educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo que todos os alunos da nossa rede comecem o ano letivo de 2025 com as ferramentas em mãos para aprender, crescer e se desenvolver desde o primeiro dia. Essa é a nossa forma de mostrar que, em Campo Grande, a educação é prioridade, e vamos continuar investindo para que cada aluno tenha as condições necessárias para trilhar o caminho do sucesso”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, informa que está prevista a distribuição de mais de 112 mil kits, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com 80% dos materiais já em estoque, a Semed orientou as escolas a organizarem um espaço adequado para armazenar os kits até o início do ano letivo de 2025. Essa ação reflete o planejamento eficiente da administração, que visa otimizar o tempo e assegurar que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos.

Os kits são compostos por lápis, canetas, colas, réguas, massinha de modelar, giz de cera, apontador, borracha, tinta guache, tesoura, colas coloridas, agenda, caderno de desenho, caderno de brochura e caderno de 10 matérias.

A qualidade e diversidade dos materiais reforçam o compromisso da Prefeitura em fornecer aos alunos da Reme os recursos necessários para o desenvolvimento pedagógico de maneira plena e equitativa.

Com essa iniciativa, o Executivo Municipal reafirma seu compromisso com a educação e com a garantia de que todos os estudantes da rede municipal terão as condições adequadas para participar das aulas com tranquilidade e qualidade já no início do próximo ano letivo.

Matrículas

As matrículas para alunos novos da Reme começam a partir de 8 de janeiro. A primeira lista de designação de crianças para as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) foi publicada no dia 3 de dezembro e a efetivação da matrícula será até 16 de dezembro, sendo feita na própria secretaria a qual o aluno (a) foi designado.

A segunda listagem de designação será publicada no dia 16 de janeiro. Quem não efetivar a matrícula, volta para o fim da lista e perde a vaga.

Já a rematrícula (aluno da Rede que vai permanecer na mesma escola) também deve ser feita até 16 de dezembro.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Maracaju conhecem potencial da Inteligência Artificial em oficina da Microsoft

Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

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A Escola Sesi de Maracaju promoveu oficina para preparar os alunos aos desafios do mundo do trabalho. O curso de “fundamentos de IA generativa”, em parceria com a Microsoft, faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação na Escola Sesi, com objetivo de qualificar o estudante rapidamente para o mercado de trabalho.

Orientados pela professora Ana Claudia Matos Krul, de Língua Portuguesa, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participaram das atividades no contraturno escolar entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

“Foi uma experiência incrível. Pude aprender que a IA tem funcionalidades e riscos. O curso me deu a oportunidade de adquirir habilidades que estão sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho na atualidade”, disse o estudante Saulo Emanuel Presnisca Dutra.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Dourados participam de curso sobre bioenergia

As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

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Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi de Dourados participaram de um curso sobre bioenergia, como parte do ciclo de oficinas de microcertificação para acelerar a educação em sintonia com as expectativas do mercado de trabalho.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio receberam formações para desenvolvimento de hard e soft skills, que são habilidades técnicas e emocionais altamente valorizadas no ambiente corporativo. As formações foram ministradas por profissionais do Sesi e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os professores da Escola Sesi Marcelo Franco Albuquerque e Priscilla Keroline Franco Neto foram responsáveis por articular as atividades, enquanto que a professora da UEMS Daniela Cristina Manfroi Rodrigues ministrou palestra aos estudantes. Facilitadores da Startup Sesi também participaram da oficina com conteúdo sobre soft skills. Após o término do curso, os alunos receberam certificado de 8 horas-aula.

“A participação dos nossos alunos na microcertificação em Bioenergia, ofertada pelo Comitê Empresa-Escola, é de grande relevância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos estudantes. A microcertificação contribui para a ampliação do conhecimento teórico e técnico. As atividades práticas permitem que os estudantes adquiram competências voltadas para a análise e implementação de projetos de bioenergia”, disse a diretora da Escola Sesi de Dourados, Rose Liston.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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