fbpx
Connect with us

Cidades

Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru participam de consulta pública

Na ocasião foram apresentados os três eixos de trabalho do projeto Cuidar

Publicado

on

Lideranças indígena das aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, participaram na quinta-feira (17), de uma consulta pública com representantes do Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Cidadania, do Governo Federal, sobre o Projeto Cuidar.

Dourados foi um dos três municípios brasileiros selecionados para participar do programa, que tem como objetivo desenvolver ações com povos e comunidades tradicionais para a conscientização sobre os efeitos do uso de álcool e outras drogas, além de reforçar as ações de proteção e fortalecer o bem-estar físico, mental e social destes grupos.

O secretário adjunto da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Esequiel Roque, destacou a importância da parceria entre os ministérios, Governo do Estado e o município de Dourados, para a implantação do programa.

“Essa consulta pública aos indígenas mostra o respeito de todos esses órgãos em ouvir a comunidade indígena. Estamos aqui para apresentar o que cada secretaria irá fazer em relação a esse projeto de enfrentamento a drogatização e alcoolismo, vamos ouvir as lideranças indígenas, vamos ouvir a comunidade indígena e aí dentro dessa escuta fazermos as adaptações necessárias para que o projeto seja aceito pela comunidade, adaptado às questões étnicos-culturais da comunidade para que ele tenha efetividade maior”, afirma.

Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, ressaltou que “o Governo do Estado tem sido grande parceiro das comunidades indígenas, nós sabemos dos desafios que nós temos em fazer esses trabalhos, mas todo o trabalho que é feito junto com a comunidade com construção coletiva se torna um trabalho mais completo e mais forte. ”

 Na ocasião foram apresentados os três eixos de trabalho do projeto, que visam a prevenção, a recuperação e a conscientização, sendo que ambos serão desenvolvidos sob supervisão das secretarias que englobam as pastas dos Ministérios e parceiros locais.

“Hoje a reserva indígena de Dourados está recebendo a equipe do Governo Federal para a apresentação de um projeto que vai atuar diretamente naquelas famílias vulneráveis que estão sendo vítimas do álcool e das drogas, consequentemente nos ajudará na questão da violência e demais agravos que estão preocupando as nossas lideranças e a nossa comunidade. O Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas Indígena, está acompanhando todo esse processo desde a primeira reunião, e vamos abraçar essa iniciativa porque nós queremos devolver sonhos para os jovens e para as crianças indígenas de Dourados”, ressalta Fernando Souza, subsecretário de Estados Políticas Públicas para a População Indígena.

Participaram da consulta pública representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR); Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred); Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), ambas do MMFDH; Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial; Subsecretaria de Estado de Políticas Pública Mulheres e Secretaria de Estado de Educação, além das lideranças indígenas, associações, professores e profissionais da saúde local.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Concilia Dourados

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 202

Publicado

on

Os contribuintes de Dourados têm agora até o dia 19 de dezembro de 2024 para regularizar suas dívidas com condições especiais, graças à prorrogação do prazo do Programa de Consonância Fiscal – PROCONF, conhecido como Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista e 60% de abatimento em parcelamentos, proporcionando uma oportunidade única para quitar pendências fiscais.

“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, destacou o prefeito Alan Guedes.

O atendimento para adesão ao programa está disponível presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, Centro, ou no Poupatempo, na Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura.

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. Com essa extensão, os contribuintes têm mais tempo para aproveitar as condições especiais e contribuir para o equilíbrio financeiro do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados prorroga inscrições para processo seletivo da Educação

Os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais da educação. Agora, os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br.

Os três editais lançados abrangem:

  • Edital nº 130/2024: Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38.
  • Edital nº 131/2024: Cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
  • Edital nº 132/2024: Professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.

Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo, o processo valoriza capacitações promovidas pela SEMED e experiências profissionais comprovadas. “Essa é uma forma de reconhecer a participação e qualificação dos profissionais que atendem às necessidades das nossas unidades escolares”, destacou.

O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na análise de títulos e experiência. Não haverá vagas para professores de Artes, Inglês e Apoio Pedagógico Educacional (APE), que serão preenchidas pelo concurso vigente.

A lista de classificados será publicada no Diário Oficial do Município, e as contratações dependerão das demandas da administração pública.

Para mais informações e acesso aos editais, os interessados devem consultar o site oficial da SEMED.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados é pioneira em serviços que oferece mais qualidade de vida a pacientes com Diabetes 1

A adesão tem algumas regras, entre elas o diagnóstico prévio de diabetes tipo 1, a necessidade de morar em Dourados, estar na faixa etária atendida e possuir cartão do SUS.

Publicado

on

Dourados é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a oferecer monitoramento digital a pacientes com diabetes 1. O Programa Liberte, implantado no município, é a garantia de mais qualidade de vida a pessoas que convivem com esta doença.

Destinado a crianças e adolescentes com idade entre 4 e 15 anos, o Programa Liberte fornece sensores digitais, que são fixados na pele e fazem o monitoramento da glicemia. Com isso, são evitadas aquelas picadas doloridas, que antes eram necessárias para verificar o índice de açúcar no sangue de quem te diabetes.

A adesão tem algumas regras, entre elas o diagnóstico prévio de diabetes tipo 1, a necessidade de morar em Dourados, estar na faixa etária atendida e possuir cartão do SUS.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Dourados sai na frente mais uma vez, oferecendo um serviço que acaba com as picadas incômodas, melhorando significativamente o cotidiano de quem convive com a diabetes. O Programa Liberte é o fim da picada e o começo de uma nova vida para os pacientes!

 

#Informe Publicitário

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67