Com a volta às aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, a Prefeitura de Corumbá atua de maneira estratégica para garantir as melhores condições de aprendizagem aos estudantes. Dentro dessa visão estratégica, os professores e técnicos da Rede Municipal participaram de formação continuada, oferecida pela Prefeitura, durante toda esta semana.
A formação com os profissionais da REME abordou todas as demandas necessárias para o oferecimento de uma educação pública de qualidade e com equidade a todos os alunos. As formações continuadas integram as políticas educacionais do Município e são desenvolvidas sempre objetivando resultados positivos e visando amenizar os impactos sofridos pelos estudantes em suas respectivas esferas de ensino.
De acordo com a Resolução 44 da Secretaria Municipal de Educação, que organiza o Calendário Escolar na Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) para 2023, o calendário da Educação Infantil terá a duração de 244 dias no ano escolar, sendo 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres; 800 horas anuais creche (Parcial); e 1.600 (horas anuais para creche (Integral).
O Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terão a duração de 244 dias, sendo: 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres; 800 horas anuais/Ensino Regular; 1.400 horas anuais/Educação Integral; 800 horas anuais/1ª e 2ª fase da EJA; e 800 horas anuais/3ª e 4ª fase da EJA.
A Prefeitura de Corumbá prepara a entrega dos kits e uniformes escolares para todos os alunos da REME com o objetivo de garantir sempre as melhores condições de aprendizagem aos estudantes. Os investimentos na área educacional, que garantiram os uniformes, kits escolares e mochilas, somam um total de aproximadamente R$ 4 milhões.
Para este ano letivo há novidades. Além dos kits do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Infantil será beneficiada com o kit para Creche e Pré-Escola.
Também serão entregues mochilas para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Com isso, os alunos poderão armazenar e transportar adequadamente todos os seus materiais escolares. Essa iniciativa visa “suprir as necessidades das famílias, investimentos na qualidade educacional do Município e reconhecimento da realidade socioeconômica de nossos alunos”, ressaltou o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.
O secretário destacou que os investimentos reforçam o compromisso assumido pelo prefeito Marcelo Iunes com o oferecimento de educação de qualidade para os alunos do ensino público municipal. “Demonstra a preocupação, principalmente, com a educação das crianças, o cuidar e o educar são primordiais nesta fase escolar, uma vez que nesses kits serão oferecidos materiais escolares específicos para cada fase, e que serão utilizados pelos alunos no ano letivo de 2023”.