fbpx
Connect with us

Cultura

Agendão cultural: 20 anos de Dançurbana, Feira Mixturô e Festa da Farinha

Dançurbana comemora 20 anos com estreia de espetáculo (Foto: Vaca Azul)

Publicado

on

O que não faltam são atrações para o fim de semana em Campo Grande. Tem espetáculo do Dançurbana, companhia que comemora 20 anos nos palcos, a estreia da Feira Mixturô, com mais de 400 expositores na região do Chácara Cachoeira, e ainda um bate e volta para quem quiser conferir a Festa da Farinha, em Anastácio, a 137 quilômetros da Capital.

A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) lista abaixo os principais eventos desta sexta, sábado e domingo. Aproveite!

SÁBADO (6)

38 anos do Grupo Tez – Em comemoração aos quase 40 anos do grupo Tez, este sábado tem homenagens e palestras com personalidades negras dos grupos de educação, cultura e movimentos sociais.

A programação também vai abordar os 20 anos da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro nas escolas. Haverá apresentações artísticas e exposições.

Hora: 8h às 18h
Local: Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro
Entrada: Gratuita

Feira de adoção PET – Neste sábado tem feira de adoção pet da ONG Cão Feliz. Serão 13 animais esperando uma família para adoção responsável, dentre os bichinhos estão três filhotes de pit bull resgatados pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).

Hora: 9h
Local: Maranatha Pet Shop – Avenida Capibaribe, 822
Entrada: Gratuita


Bazar Fraternidade sem Fronteiras –
 A Organização humanitária promove a terceira edição do Bazar da Central de Presentes. Serão pelo menos 100 itens entre eles camisetas, bolsas, bonés, artesanato indígena, roupas e artesanatos feitos em Madagascar e Malawi, países africanos onde a FSF atua com projetos de ajuda humanitária.

Os itens vindos da África são peças confeccionadas por acolhidos e voluntários que participam de oficinas de capacitação profissional, voltados para corte e costura nos Projetos “Ação Madagascar”, em Madagascar e “Nação Ubuntu”, no Malawi, com acolhimento a refugiados e malauianos, ambos em situação de vulnerabilidade social.

Hora: 10h às 17h
Local: na Rua Praia de Pituba, 53, Jardim Autonomista
Entrada: Gratuita


Casa do Artesão –
 Recém-inaugurada após revitalização e restauro, a Casa do Artesão está aberta ao público com milhares de peças que contam a história de Mato Grosso do Sul. Tem artesanato terena, kadiwéu, arte em osso, madeira, cerâmicas produzidas no Estado. Vale a visita!

Hora: 8h às 16h
Local: Avenida Calógeras, 2050 – Centro
Entrada: Gratuita


Bioparque Pantanal – 
Já conhece o maior aquário de água doce do mundo? O Bioparque Pantanal tem 5 milhões de litros de água e 359 espécies de animais, entre eles figuras famosas como a sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndida jaú Maria Fernanda e os recém-chegados pirarucus.

Hora: 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Local: Avenida Afonso Pena 6.001
Entrada: Gratuita, com possibilidade de agendamento.

Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim – A biblioteca pública que funciona no prédio da Setescc está de portas abertas para receber leitores. Com acervo de literatura regional, ala infantil e ainda a exposição dos 50 anos da Coleção Vaga-Lume, você pode levar para casa até três livros por 10 dias.

Hora: 8h às 13h
Local: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro
Entrada: Gratuita

“Alumia em Manifestação” – O Sesc Cultura é palco para a exposição “Alumia em Manifestação”, da artista plástica Kim Matos, trazendo ao público uma provocação sobre a desconexão entre a humanidade e a natureza, neste caso, o cerrado.

Hora: 9h às 18h
Local: Sesc Cultura fica na Av. Afonso Pena, 2270, Centro
Entrada: Gratuita


Ginásio Moreninho – 
Famílias com crianças de 6 a 12 anos podem participar de jogos lúdicos e atividades recreativas. A ideia é tirar as crianças da frente das telas e retomar as brincadeiras tradicionais.

Não há necessidade de inscrição prévia, basta comparecer ao Ginásio Moreninho. A única exigência é que os responsáveis também participem das brincadeiras, já que o objetivo é, justamente, promover uma experiência em família.

A ação faz parte das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e tem a participação de estudantes do curso de Educação Física da disciplina estágio obrigatório em animação sociocultural.

Hora: 14h
Local: Ginásio Moreninho – UFMS
Entrada: Gratuita


Espaço Sesc – 
No sábado tem contação de histórias com a trupe Guavira. Momento de encantar a criançada, estimulando a atenção, curiosidade por meio de várias linguagens artísticas como a música e o teatro. A contação de histórias tem o poder de aumentar o universo de significados das crianças, promovendo um ambiente lúdico e prazeroso.

Hora: 15h
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita


Sesc Cultura – 
A criançada se diverte e aprende com a oficina “O meu dog de argila”, que será sábado, às 15 horas. É preciso ter ao menos 05 anos de idade e estar acompanhado do responsável. O material necessário para esta atividade é um quilo de argila escolar e uma caixa de sapato.

Em seguida, às 16h, haverá a contação “Esses viajantes e suas historietas”, com Badaiá Arte. O número convida o público a mergulhar em um baú repleto de causos e brincadeiras de palavras, que, de modo lúdico e divertido, apresenta tradições e costumes de um povo.  Um mix perfeito de diversão e aprendizado.

Hora: 15h e 16h
Local:  Sesc Cultura fica na Av. Afonso Pena, 2270, Centro
Entrada: Gratuita


Turma do Bolonhesa Romeu e Julieta –
 Tem Romeu e Julieta para a criançada com a turma do Bolonhesa na Estação Cultural Teatro do Mundo, ah, e a contribuição é espontânea, você paga o que quiser e puder no ingresso.

Hora: 16h
Local: Estação Cultural Teatro Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Contribuição espontânea


Oficina de desbloqueio e processo criativo – 
No sábado, o artista visual Fabio Quill realizará uma oficina de desbloqueio e processo criativo que propõe a otimização das capacidades criativas, do pensamento lógico ao “sair da caixa”.

Através da troca de ideias e exercícios práticos, e o uso de ferramentas e técnicas a intenção é aperfeiçoar esses mecanismos mentais que despertam a experiência criativa. O curso é voltado para pessoas interessadas em potencializar a criatividade, independente de sua área de atuação ou aplicação da matéria.

Hora: 16h
Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559
Entrada: Gratuita

Espetáculo “O que sinto por você?” – O espetáculo é resultado do trabalho da Cia do Mato com a bailarina e coreógrafa Rosa Antuña. Por meio de investigações dos corpos e suas narrativas, questões da individualidade são abordadas, evidenciando o corpo social como um organismo completo: por vezes fluido, por vezes em conflito, infixo.

Hora: 19h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2.270 – Centro
Entrada: Gratuita

“Tesoura” – Com direção de Ewerton Goulart e Yago Garcia, o Teatral Grupo de Risco é palco da estreia de “Tesoura” nesta sexta, sábado e domingo, com entrada gratuita.

Hora: 19h30
Local: Rua Trindade, 401 – Jd. Paulista
Entrada: Gratuita


“Cavucada – a festa não será amanhã” –
 Em comemoração aos 20 anos de história, a Cia Dançurbana estreia o espetáculo-festa ´Cavucada – a festa não será amanhã´, no qual os artistas e o público se encontrarão na pista de dança (sem divisão entre palco e plateia!) para dançar, brindar e celebrar essa história.

O espetáculo faz parte do projeto Jam, criação Dançurbana em Companhia, que está sendo realizado com o incentivo do FIC (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), da Fundação de Cultura do Estado de MS.

Hora: Às 20h
Local: Ponto Bar – Rua Dr. Temístocles, 103 – Centro
Entrada: Gratuita


16ª Festa da Farinha de Anastácio –
 Após uma pausa de três anos, está de volta a tradicional Festa da Farinha de Anastácio. Com shows de Rick e Renner no sábado, a festa é gratuita. O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

Hora: A partir das 19h
Local: Praça Arandú – Rua João Leite Ribeiro, 220
Entrada: Gratuita

Orquestra na aldeia urbana Marçal de Souza – No sábado, o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble” fará apresentação gratuita no Memorial da Cultura Indígena da Capital.

Hora: 19h30
Local: Memorial da Cultura Indígena, localizado na rua Galdino Pataxó, 131, na aldeia urbana Marçal de Souza, no bairro Tiradentes
Entrada: Gratuita

Feira Arte com Missão – Neste sábado tem mais uma edição da Feira Arte com Missão com gastronomia, moda e artesanato.

Hora: 16h30 às 20h
Local: Rua Tonico de Carvalho com a Rua São Geraldo, Vila Sargento Amaral
Entrada: Gratuita

DOMINGO (7)

Feira Mixturô – Este domingo estreia a feira Mixturô, uma realização do Governo de MS, Fundação de Cultura e a Adamas (Associação das Meninas (Adamas). Serão 400 expositores numa variedade de produtos artesanais, moda e gastronomia, a nova feira une o que Campo Grande tem de melhor: empreendedorismo, economia criativa e gastronomia.

A ideia é dar vida a espaços públicos, tornando a arte e a cultura acessível a todos. E a Mixturô também terá feira de adoção de animais e shows com Karla Coronel, Santhiago Filho e Ricardo Gael.

Hora: 10h às 16h
Local: Praça do Chamamé – Rua Jeribá, 1052 – Chácara Cachoeira
Entrada Gratuita

Espaço Sesc – Domingo haverá a contação “Esses viajantes e suas historietas”, com Badaiá Arte. O número convida o público a mergulhar em um baú repleto de causos e brincadeiras de palavras, que, de modo lúdico e divertido, apresenta tradições e costumes de um povo.  Um mix perfeito de diversão e aprendizado.

Hora: 15h
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita

5ª Edição da Arena MS Cultural – Domingo também é dia de feirinha no Bairro Tiradentes. Com queijos e geleias de Camisão da Genuíno, famosos bolinhos de bacalhau e natinhas da Mercearia Portuguesa, bolos de rolos típicos Pernambucanos, mel, hambúrguer, pastéis, linha de hambúrgueres veganos, biscoitos amanteigados, brownies, e outras delícias, além de artesanato e moda.

O evento também estará arrecadando roupas de frio e cobertores. Entre as atrações estão a apresentação musical de Ariadne da Bra.silis e o artista teen Felipe Lobo. Recreação gratuita para todas as crianças.

Hora: 17h às 21h
Local: Rua Marquês do Lavradio 399 – Tiradentes
Entrada: Gratuita

“Nossa feira é show” – Domingo tem “Barbaré, o Musical dos Butecos” na Feira Central, espetáculo de música, dança, teatro e enredo com um cenário de clima de bar.

Hora: 19h
Local: Feira Central – Rua 14 de Julho, 3351 – Centro
Entrada: Gratuita

“Tesoura” – Com direção de Ewerton Goulart e Yago Garcia, o Teatral Grupo de Risco é palco da estreia de “Tesoura” nesta sexta, sábado e domingo, com entrada gratuita.

Hora: 19h30
Local: Rua Trindade, 401 – Jd. Paulista
Entrada: Gratuita

“Cavucada – a festa não será amanhã” – Em comemoração aos 20 anos de história, a Cia Dançurbana estreia o espetáculo-festa ´Cavucada – a festa não será amanhã´, no qual os artistas e o público se encontrarão na pista de dança (sem divisão entre palco e plateia!) para dançar, brindar e celebrar essa história.

O espetáculo faz parte do projeto Jam, criação Dançurbana em Companhia, que está sendo realizado com o incentivo do FIC (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), da Fundação de Cultura do Estado de MS.

Hora: Às 20h
Local: Ponto Bar – Rua Dr. Temístocles, 103 – Centro
Entrada: Gratuita

“Como nascem as estrelas” – De volta para mais uma temporada de “Como Nascem as Estrelas”, a Estação Cultural Teatro do Mundo recebe espetáculos nesta sexta e domingo.

Hora: 20h
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Na Colômbia, Expoartesanías exibe obras de artesãs de Mato Grosso do Sul

Com um pavilhão de 285 metros quadrados, a participação brasileira reunirá peças únicas de mais de 75 artesãs, combinando tradição e inovação

Publicado

on

Entre os dias 4 e 17 de dezembro, Bogotá receberá a Expoartesanías 2024, um dos maiores eventos de artesanato da América Latina. O Brasil será o país de honra desta edição, com um pavilhão exclusivo que destacará a diversidade e a riqueza do artesanato brasileiro. Quatro artesãs de Mato Grosso do Sul terão suas peças expostas no evento, que promete atrair a atenção de visitantes de várias partes do mundo. Elas contam com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Com um pavilhão de 285 metros quadrados, a participação brasileira reunirá peças únicas de mais de 75 artesãs, combinando tradição e inovação. Sob o tema “Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões”, o espaço apresentará categorias como moda, cerâmica, joias e decoração. Além de valorizar o artesanato como expressão cultural, o evento visa fortalecer o impacto econômico da atividade, tanto no mercado interno quanto no internacional.

A iniciativa é promovida pela APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), que integra o núcleo gestor da ação. Ao todo, foram selecionadas 79 artesãs de diferentes regiões do país, que levarão 240 peças para exposição e comercialização. A curadoria é assinada por Roberta Borsoi.

A Expoartesanías é uma feira que busca preservar e promover o artesanato tradicional da América Latina. O evento reúne criações de artesãos que refletem a diversidade cultural e as tradições de suas regiões de origem, tornando-se uma vitrine para a riqueza artística do continente.

De Mato Grosso do Sul, as artesãs participantes são Ana Paula Polidório, da etnia Terena, de Miranda; Elizângela Morais da Silva, da etnia Kadwéu, de Porto Murtinho; Fabiane Avalhaes Marçal de Brito, de Campo Grande; e Ramona Coimbra Pereira, da etnia Ofaié, de Brasilândia.

Fabiane Avalhaes terá exposta sua peça Onça com filhote na boca, que foi selecionada para a feira. Ela celebra a oportunidade. “Para mim, é gratificante participar, porque sei que muitos se inscreveram, e ter uma peça minha escolhida é maravilhoso! Sou artesã há 27 anos, um legado deixado pela minha mãe. Hoje, colher os frutos desse trabalho e ter a chance de participar de uma feira internacional na Colômbia é motivo de grande alegria. Vivo da arte, e essa é uma oportunidade única para mim”.

Ramona Coimbra Pereira será representada com um jogo americano, um caminho de mesa e uma toalha de mesa. Embora não possa comparecer pessoalmente, ela destaca a importância da participação. “Para nós, do povo Ofaié, é uma imensa gratidão estar representados. Como vice-cacique e líder de um grupo de mulheres artesãs indígenas, fico feliz em ver nosso trabalho reconhecido. Espero que os organizadores representem bem nosso material, que é totalmente artesanal e único no mundo. É um orgulho enorme participar de uma feira internacional e mostrar nossa cultura ao mundo”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cultura

Artesãos sul-mato-grossenses levam cultura e diversidade para Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte

A plataforma, traduzida para o inglês, ficará disponível até novembro de 2025, ampliando o alcance internacional e criando novas oportunidades de negócios para os artesãos brasileiros.

Publicado

on

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais e em parceria com o PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), marcará presença na 35ª Feira Nacional de Artesanato, que será realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

O Estado contará com um estande de 60 metros quadrados, onde exibirá a riqueza e a diversidade de seu artesanato, representadas por tipologias e materiais variados, como cerâmica, madeira, fibras e sementes. Os produtos refletem a fauna, a flora e a cultura de Mato Grosso do Sul, com influências das tradições indígenas, fronteiriças, quilombolas e do homem pantaneiro.

Entre os participantes que representarão o estado estão a PROART (Associação de Produtores de Artesanato de MS), a UNEART/MS (União dos Artesãos de Mato Grosso do Sul) e os artesãos Carla Spadoni e André Ojeda, selecionados para expor suas obras na feira.

O Expominas, maior espaço para feiras e eventos de Minas Gerais, será o palco do encontro, que contará com 567 estandes e espera receber cerca de 130 mil visitantes ao longo dos cinco dias. O local oferece uma infraestrutura completa, com restaurantes, banheiros, ar-condicionado, sinalização, rampas de acesso e enfermaria, garantindo conforto e segurança tanto para os expositores quanto para o público.

A Feira Nacional de Artesanato também aposta no formato híbrido, oferecendo uma plataforma virtual que permitirá aos internautas, de qualquer lugar do mundo, explorar os estandes por meio de um tour em 360 graus. Além de visualizar os produtos, será possível entrar em contato diretamente com os artesãos e realizar pedidos.

A plataforma, traduzida para o inglês, ficará disponível até novembro de 2025, ampliando o alcance internacional e criando novas oportunidades de negócios para os artesãos brasileiros.

De acordo com Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, a 35ª Feira Nacional de Artesanato marca o encerramento de um ciclo de participações do estado em feiras nacionais em 2024.

“Esta é uma feira renomada, na qual o nosso artesanato participa há anos, sempre trazendo bons resultados. Os artesãos de Mato Grosso do Sul costumam dizer que é como o décimo terceiro salário deles. Este ano, finalizamos a participação em seis feiras nacionais, com resultados muito expressivos para o Estado”, afirmou.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.feiranacionaldeartesanato.com.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cultura

Governo de MS garante repasse de R$ 1,32 milhão para o carnaval de Corumbá 2025

O deputado federal Beto Pereira também destacou a importância do carnaval para a cultura local.

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, nesta sexta-feira (29), um importante avanço para a cultura e a economia do estado com a assinatura de termo de fomento destinado ao carnaval de Corumbá 2025. O acordo, celebrado por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), beneficia a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e a Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá).

O investimento total é de R$ 1,32 milhão, sendo parte do recurso oriundo de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Beto Pereira. Reconhecido como o maior e mais organizado carnaval da região Centro-Oeste, o evento na Cidade Branca destaca a riqueza cultural do Estado e também movimenta a economia local, fomentando o turismo e gerando empregos diretos e indiretos.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o fortalecimento de eventos culturais que valorizam as tradições regionais e impulsionam o desenvolvimento econômico. “Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”.

O deputado federal Beto Pereira também destacou a importância do carnaval para a cultura local. “O carnaval já está no sangue dos corumbaenses, é uma tradição da população. Se não tem carnaval em Corumbá, deve ser uma espécie de velório. É impossível pensar Corumbá sem o seu carnaval. Então, é dever do poder público contribuir para melhorar cada vez mais a organização desse espetáculo”.

Para Victor Raphael Almeida, presidente da Liesco, o repasse é crucial para a organização do espetáculo. “As pessoas começam a pensar no carnaval só após a virada do ano, mas a preparação acontece durante todo o ano. Esse recurso possibilita um planejamento antecipado, o que melhora a qualidade da festa e permite às escolas de samba investir em materiais, contratar profissionais e criar desfiles de luxo”, afirmou.

Segundo ele, o maior desafio das escolas é manter suas atividades funcionando o ano inteiro com qualidade e capacitação. “Ainda enfrentamos dificuldades para criar projetos que mobilizem e sustentem as escolas ao longo do ano, mas estamos avançando gradualmente”, completou.

Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, destacou que o aumento no repasse representa mais do que uma melhoria na organização do carnaval: ele impulsiona a economia local. “Corumbá vive o carnaval de forma intensa. Esse recurso eleva a beleza e a qualidade da festa, gera empregos e fomenta o turismo. Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses”, pontuou.

Ahmad ainda reforçou o papel transformador do evento na cidade. “O carnaval movimenta todos os setores da economia local, desde ambulantes até o comércio formal. É uma festa que impacta diretamente a cultura e a vida das pessoas”.

O deputado estadual Paulo Duarte, presente na solenidade, ressaltou a relevância do carnaval para a cidade de Corumbá e para Mato Grosso do Sul como um todo. Ele destacou o impacto positivo do evento na economia local e na preservação das tradições culturais. “O carnaval de Corumbá é mais que um evento cultural, é uma manifestação que movimenta a economia, gera empregos e reafirma a identidade do nosso povo. É fundamental que o poder público continue apoiando e valorizando essa tradição, que coloca nossa cidade em destaque no cenário nacional”.

O prefeito eleito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, que assumirá o cargo em 2025, também esteve presente na solenidade, ao lado da vice-prefeita Bia Cavassa, e enfatizou a relevância do apoio antecipado para a organização do carnaval. “Com esse repasse garantido, as escolas de samba e os blocos oficiais terão a tranquilidade necessária para se prepararem com antecedência, assegurando que os desfiles do próximo ano sejam ainda mais grandiosos e representativos da nossa cultura”.

Preparativos

A Liesco já deu o “pontapé” inicial para o carnaval 2025. Em setembro, um sorteio definiu a ordem de apresentações das agremiações, e os desfiles estão marcados para os dias 2 e 3 de março, domingo e segunda-feira, dentro do período oficial do carnaval no Brasil, que acontecerá entre os dias 1 e 5 de março.

Dez escolas vão à passarela do samba: Império do Morro, Unidos da Vila Mamona, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá e Marquês de Sapucaí. A Império do Morro, atual campeã, busca defender o título.

Além das escolas de samba, a folia corumbaense também conta com a participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na avenida General Rondon.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67