A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Energisa MS irão ampliar as ações de caráter social para que usuários tenham mais informação e orientação sobre o melhor uso da energia e benefícios no pagamento da conta de luz. Nesta terça-feira (17), o presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, se reuniu com o presidente da distribuidora, Marcelo Vinhaes Monteiro, e o diretor técnico, Paulo Roberto dos Santos, para discutir parceria em ações envolvendo programas voltados a consumidores de baixa renda.
Também foram temas do encontro o aprimoramento da relação entre as Ouvidorias das duas instituições, o avanço em aspectos do atendimento comercial que já vêm sendo tratados na fiscalização da AGEMS e no Plano de Melhorias da Energisa MS, e investimentos previstos pela empresa.
Acompanhado do diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter da Silva, e da Ouvidora Cristiane Leite, Assis destacou a determinação da Agência em desenvolver ações que vão além da fiscalização, atuando de forma complementar às atividades técnicas, gerando benefício para o consumidor.
“A distribuidora tem uma série de obrigações a cumprir na garantia de direitos como a inclusão dos beneficiários na Tarifa Social e no programa Conta de Luz Zero, do Governo do Estado. Nós vamos usar nosso conhecimento e a capacidade da nossa equipe não apenas para fiscalizar e cobrar, mas para estar presente levando informação, orientação, ajudando o cidadão de Mato Grosso do Sul a ter acesso e a manter os benefícios a que tem direito”, explica.
A iniciativa conjunta deverá ajudar, por exemplo, consumidores enquadrados no Conta de Luz Zero a não perder o direito, sendo conscientizados sobre o uso racional da energia elétrica, sem extrapolar o consumo permitido para isenção.
Informação e fiscalização
A primeira visita institucional do presidente da AGEMS, que assumiu há um ano, à sede da Energisa, aconteceu no mesmo período em que a Câmara Técnica de Energia Elétrica está realizando, na empresa, a fiscalização presencial da universalização, com foco especialmente no Programa Ilumina Pantanal. O trabalho ocorre durante todo o mês de maio.
“As ações conjuntas de caráter social que a AGEMS pretende realizar com a concessionária serão muito importantes, acontecendo em paralelo e sem prejuízo do trabalho de regulação, fiscalização e de atendimento de Ouvidoria que nossa equipe já realiza regularmente”, destaca o diretor Valter Silva. “São ações que agregam ao nosso extenso plano de trabalho anual conveniado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), levando a AGEMS para mais perto do consumidor”.
Questões que ainda causam dúvidas em muitos consumidores e atrasam a solução de problemas, como a regularização de fatura e de titularidade para evitar débitos e protestos, e a cobrança e fornecimento adequado de iluminação pública pelas Prefeituras também estão entre temas que podem ser tratados nas campanhas informativas.
Investimento e Inovação
Outra inovação apresentada na reunião com a distribuidora foi o processo de regulação do biogás/biometano, já em andamento dentro da AGEMS. A iniciativa da Agência está alinhada com a discussão da ampliação de fontes renováveis e investimentos em fontes geradoras mais limpas em Mato Grosso do Sul nos próximos anos. A diversificação da matriz deverá concentrar mais de R$ 620 milhões em investimentos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.
A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.
Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.
Serviço
O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.
A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.
Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.
A Prefeitura Municipal, por intermédio do Núcleo de Vigilância Sanitária, alerta a população douradenses para tentativas de golpe, através de contato via celular. De acordo com informações da Vigilância Sanitária, existem pessoas de má fé usando o nome do órgão para aplicar golpes.
Baseado nisso, o órgão está emitindo um alerta oficial para evitar o que já aconteceu no ano passado com os dentistas. Agora, o foco está sendo as farmácias, contudo todos os estabelecimentos sujeitos à vigilância devem ficar atentos.
Ainda segundo a Vigilância Sanitária foram recebidas algumas reclamações de clientes de uma farmácia de manipulação, onde bandidos estão se passando pela Vigilância enviando um link de WhatsApp para que eles possam clicar, hackeando assim os números com intenção de aplicar golpes diversos.
Importante destacar que a Vigilância Sanitária não envia links, nem solicita confirmação de senhas ou códigos através do celular.
Qualquer dúvida entre em contato com a Vigilância no (67) 98163-0386.