A Sems (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do setor de Imunização, dá início a descentralização da vacinação em Dourados. A partir de segunda-feira (31), as 36 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município passarão a disponibilizar doses do imunizante, facilitando o acesso da população à vacina.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, a medida ocorre em um momento em que a população douradense está com a vacinação avançada. “Dessa forma nós conseguimos levar para mais perto das pessoas o imunizante, evitando aglomerações, pois as demandas ocorrem nos postos em que já estão cadastradas”, ressaltou.
A Central de Vacinação, montada no Pavilhão de Eventos, atende neste sábado, das 8h às 12h, normalmente e após a descentralização ficará como local de retaguarda, porém sem uso após segunda-feira. “O Pavilhão serviu como ponto de vacinação por mais de 8 meses, mas, com a descentralização dos imunizantes, conseguiremos atender esta demanda nos postos”, explicou Waldno.
Com isso, as UBS passam a receber todas as faixas etárias contempladas pela vacinação, desde crianças, adolescentes e adultos. “Os postos passarão a disponibilizar todas as doses e de todos os laboratórios”, destacou.
Doses 1, 2, 3 e reforço Janssen
Em Dourados, a vacinação está aberta para todos os públicos, com mais de 18 anos, ou adolescentes que tenham entre 12 e 17 anos. Para tomar a vacina é preciso estar atento às datas impressas no comprovante de vacinação, entregue no momento em que tomou a primeira dose.
O intervalo dos imunizantes Coronavac e Pfizer é de 30 dias, para a segunda dose, e para a vacina da Astrazeneca é preciso esperar dois meses (60 dias). A terceira dose e a dose de reforço é aplicada apenas no público de 18 anos ou mais e é preciso esperar o período de 4 meses para se vacinar.
Serviço: Sábado a imunização ocorre na Central de Vacinação, das 8h às 12h. A partir de segunda-feira (31), o agendamento e a vacinação seguem o horário de funcionamento dos postos, das 7h às 11h e 13h às 17h.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)