Cidades

Vacina contra covid-19 está disponível para todos os públicos na Capital

Drive-Thru e pontos de vacinação itinerante não aplicarão a vacina pediátrica da Pfizer

Publicado

on

A partir desta sexta-feira (25) todos os públicos contemplados pelo calendário de vacinação contra Covid-19 em Campo Grande poderão buscar pelos pontos de imunização também no período da manhã. Até então, as doses estavam disponíveis neste horário apenas para crianças de 5 a 11 anos de idade. 

“Esse é o primeiro passo para colocarmos essa vacina na rotina das unidades de saúde. Há um ano atrás, quando o fluxo era muito maior do que agora, havia a necessidade de dedicar um horário exclusivo para Covid-19 nas salas de vacina, agora a maior parte da população está vacinada e a procura tem se mostrado bem menor”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Outro fator preponderante para a ampliação do horário é facilitar o acesso da população, uma vez que as unidades de saúde estavam aplicando as doses no horário em que a população adulta estava no trabalho. 

Quem pode tomar a vacina? 

As crianças a partir dos 5 anos estão aptas a receber a primeira dose da vacina, podendo procurar qualquer uma das unidades de saúde referenciadas, Drive-Thru ou ponto itinerante, assim como aquelas que já iniciaram o cronograma de vacinação e tomaram a vacina Coronavac até o dia 25 de fevereiro, ou a Pfizer pediátrica até o dia 28 de janeiro. 

Todos os pontos de imunização estão disponíveis a esse público, contudo no Drive-Thru e pontos de vacinação itinerante não aplicarão a vacina pediátrica da Pfizer, uma vez que deve ser mantido um período de observação da criança por equipe de saúde e apoio médico, caso haja necessidade. 

Quem tem 12 anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose da vacina, também poderá buscar qualquer um dos pontos de vacinação para se proteger da Covid-19. 

Quem tomou a vacina Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 22 de janeiro deverá procurar um dos pontos de imunização, assim como quem foi vacinado com Coronavac-Sinovac-Butantan até dia 25 de fevereiro ou Comirnaty-Pfizer até 27 do mesmo mês, para receber a segunda dose. 

A terceira dose também está disponível para toda a população com 18 anos ou mais e que tomou as duas doses da vacina até o dia 23 de novembro ou que tenha tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e tenha algum imunocomprometimento grave. 

Também são contemplados com a terceira dose, quem tem 12 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave. Neste caso é necessário apresentação do laudo médico, que ficará retido na unidade de saúde, e a data da última dose também é até 23 de novembro. 

O reforço está disponível para quem foi vacinado com a dose da Janssen também até 23 de novembro. Quem já está com o esquema vacinal completo com as três doses desde o dia 22 de novembro já pode receber a quarta dose, um segundo reforço, desde que faça parte de um dos seguintes grupos: trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais e quem tenha imunocomprometimento grave com 18 anos ou mais. 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile