Durante o lançamento das novas modalidades da Caravana da Saúde, o Secretário de Saúde, Geraldo Resende, informou que 39 hospitais de Mato Grosso do Sul fizeram a adesão do ‘Opera MS’ para a realização de 94 tipos diferentes de procedimentos cirúrgicos, além de 29 estabelecimentos clínicos aderiram ao “Examina MS” para a realização de 66 tipos diferentes de exames de média e alta complexidade.
Nas quatro macrorregiões há uma demanda reprimida de 70 mil procedimentos que deixaram de ser realizados durante à pandemia de Covid-19 . Geraldo ressaltou que uma das maiores demandas está na ortopedia.
Segundo o secretário cirurgias antes realizadas só na Capital, serão realizadas nos municípios.
Com a regionalização do sistema de saúde, o programa vai atender a população em suas próprias regiões. Prefeita de Água Clara, Jerolina Alves explicou que a fila de espera por cirurgias no município é enorme.
Em Jateí, por exemplo, a caravana pode resolver definitivamente a demanda represada, afirmou o prefeito Eraldo Jorge Leite.
Todos os procedimentos serão bancados, integralmente, com recursos próprios do Estado e não deve afetar os atendimentos de urgência e emergência na rede pública de saúde.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)