Apesar do comércio campo-grandense ter ampliado horário, a partir de acordo coletivo, até às 22h, funcionários reclamam da falta de linhas do transporte coletivo.
A operadora de caixa Greda Cristine da Silva, de 26 anos, comenta que até tenta sair um pouco antes deste horário, mas quando não consegue, tem de ir até outros pontos de ônibus. “Tento sair um pouco antes porque meu ônibus passa nesse horário, mas quando não tem jeito disso acontecer, eu tenho que fazer a ‘matemática’ dos horários.”
“Tenho que calcular se pego aqui na Avenida Afonso Pena ou na Rua 15 de Novembro, porque dependendo do horário que eu pego, aqui no Centro, eu perco lá no terminal”, descreve.
A caixa Bruna Heloisa, de 34 anos, até desistiu de esperar pelo transporte coletivo e tem utilizado carro por aplicativo. “Eu desisti de esperar meu ônibus, estou indo de aplicativo, porque se eu esperar o próximo, vai ficar muito tarde e amanhã começa tudo de novo.
Então, hoje preferi pagar, mas nos outros dias eu esperei normalmente.”
A vendedora Raiane Oliveira, de 20 anos, relata que há dois meses tem usado ônibus e que no final de ano, a demora tem sido mais frequente. “Hoje, por exemplo, já faz 40 minutos que estou esperando o meu ônibus e, segundo a tabela de horários, ele está atrasado em 15 minutos.”
O vendedor Willgner de Almeida, de 26 anos, comenta que saía às 19h, mas com o horário até 22h, a demora é maior. “Mas nada que possa ser algo para reclamar, sem falar que essa época do ano rende muito pra mim. Eu sei que em janeiro eu vou estar tranquilo, porque a gente trabalha muito em dezembro, mas atinge as metas mais rápido, graças ao movimento”, descreve.
Definição – O comércio na Capital ficará aberto até às 22h até o dia 22, para vendas de fim de ano, conforme definição conjunta de sindicatos e trabalhadores do setor. Entre os dias 12 e 23, de segunda-feira a sábado, horário vai até às 22h. Aos domingos, será das 9h às 18h. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, comércio funciona até 17h. Em 31 de dezembro, funcionamento vai até às 16h.