Bem-Estar animal

Subea adverte sobre os riscos de intoxicação por automedicação em pets

Uma medicação errada pode ocasionar desde vômitos e diarreias, a sintomas mais sérios como tremores e convulsões.

Publicado

on

É de conhecimento de todos os riscos da automedicação sem prescrição médica aos humanos, no entanto, o mesmo vale para os pets. Uma medicação errada pode ocasionar desde vômitos e diarreias, a sintomas mais sérios como tremores e convulsões.

Médico-veterinário da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), Edvaldo Salles, explica que até medicamentos de fácil acesso e comum nos lares, como as aspirinas, são perigosos para os bichinhos.

“Nossa orientação é que nunca forneça nenhum medicamento sem uma orientação veterinária, sem uma indicação para o animal, porque temos animais extremamente sensíveis aos medicamentos, como é o caso dos felinos. Até mesmo aspirinas, paracetamol, diclofenaco e ibuprofeno, causam intoxicação”, explica.

Edvaldo ressalta ainda que é preciso tomar cuidado até com medicamentos próprios para os pets. “Já tivemos casos de animais que receberam prescrição para um tratamento e foram medicados novamente e acabaram intoxicados. Antibióticos e anti-inflamatórios são remédios de curto prazo, se eu prolongo esse tratamento também posso ocasionar uma alteração renal”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas