Cidades

Servidores da Agepen se capacitam em Gestão de Crises e Técnicas de Negociação

A abertura do curso foi realizada nesta sexta-feira, em Dourados, e contou com a presença da direção da Agepen

Publicado

on

Organizado pela Escola Penitenciária (Espen), com apoio da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), o curso tem como foco propiciar aos servidores um treinamento efetivo e eficaz para gerenciar crises e desenvolver técnicas de negociação no Sistema Prisional.

Conforme o diretor da Espen, Vilson Guedes, nesta fase de transição que a carreira penitenciária se encontra, o aperfeiçoamento é essencial. “Apesar da existência da pandemia, a Escola superou as dificuldades e veio com uma gama de cursos este ano, como por exemplo, a formação de novos agentes e as edições do CAVE, tudo com foco na excelência dos serviços”, afirmou, agradecendo a parceria de todos os envolvidos.

A capacitação também visa proporcionar aos profissionais conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho das novas atribuições, ante a necessidade de a instituição estar preparada para sua própria e total gestão, em todas as suas áreas de atuação.

O agente Marcus Pompeu revela que abraçou a oportunidade priorizando o aprimoramento das atividades rumo à Polícia Penal. “Essa capacitação é bem direcionada para o nosso dia a dia e será de grande valia o conhecimento adquirido aqui”, afirmou o servidor lotado na Penitenciária Estadual de Dourados.

O objetivo é qualificar o aluno a implantar ou implementar os planos de doutrinas de gerenciamento de grises e desenvolvimento de técnicas de negociação. Entre as disciplinas envolvidas estão: Planejamento; Técnicas de Escuta Ativa; Sobrevivência do Refém; Papel Tático do Negociador; Indicadores de Alto Risco em Negociação de Crises; Tomada de Decisões, entre outros.

Durante a abertura, o instrutor do curso, Johnny Mascarenhas de Queirós, ressaltou que o treinamento foi adaptado especificamente para o sistema prisional. “A característica desse ramo da segurança pública é diferente, nosso intuito é fazer uma troca de informações com os operacionais que aqui estão e nos colocamos à disposição no que precisarem”, reforçou Johnny, que é especialista em Gerenciamento de Crises e Negociação de Reféns pelo Departamento Federal de Investigação Norte-americano (FBI).

As aulas contam com os instrutores auxiliares, o servidor penitenciário no estado de São Paulo, Alex Cesar Andrade; e as servidoras da Agepen/MS, Dilma Colman Delban e Marilene da Silva Souza.

O diretor da PED, Antônio José dos Santos, agradeceu a iniciativa das servidoras que contribuíram para trazer a capacitação de São Paulo para o município e ressaltou o apoio que sempre ofereceu para a concretização da ideia. “Tive a felicidade de me capacitar também, só temos a ganhar com novos conhecimentos”, concluiu.

Também estiveram presentes o diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues; a delegada regional de Dourados, Roseli Dolor Galego; a comandante da Guarda Municipal de Dourados; Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento; entre outras autoridades.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile