Seminário sobre saúde mental com o tema Cuidando de Si para Cuidar do Outro, reuniu na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, no Bairro Tiradentes, diretores da Rede Municipal de Ensino (Reme), que participaram de palestras ministradas por médicos psiquiatras sobre saúde mental. O evento tem continuidade também nesta quinta-feira (14) e é aberto ao público.
O Seminário é promovido pela Coordenadoria de Psicologia e Assistência Educacional (CPAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para dialogar sobre os desafios da atualidade e as ações de enfrentamento contra os índices de suicídio e violência.
De acordo com a coordenadora do CPAE, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, o Seminário é realizado para falar sobre a importância do bem-estar psicológico. “A depressão não é algo para se brincar, é sério e nós do CPAE estamos aqui para ajudar. No primeiro semestre deste ano, 855 pessoas tentaram tirar a própria vida em Campo Grande, o que significa que a cada 5 horas uma pessoa tenta suicídio na Capital, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)”, aponta.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirmou que o seminário traz a vivência e ajuda com o suporte aos servidores e alunos que precisam desse apoio. “Como eu cuido bem do outro? Cuidando de mim primeiro. O seminário ajuda a gente a entender como buscar apoio e manter a saúde mental em dia, e assim, conseguir realizar atividades do dia a dia de uma forma sadia”.
Segundo o diretor da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, Daniel Ávalos Aguero, eventos promovidos como o seminário Cuidando de Si para Cuidar do Outro, demonstram a necessidade de debater sobre a saúde mental. “Um professor, quando entra em sala de aula, por exemplo, precisa estar bem para ouvir o aluno e em caso de necessidade, encaminha-lo para um atendimento profissional adequado. Falar sobre a saúde mental é essencial”.
Diretora da EMEI Carlos Nei, Geovana Zucarelli, já teve atendimento pela equipe do Valorização da Vida, do CPAE. “O atendimento prestado pela Coordenadoria de Psicologia é muito solícito porque a equipe vai até a escola, pois muitas vezes ficamos imersos no trabalho e sem tempo de buscar ajuda especializada. O tema do seminário é fundamental para o ritmo intenso de trabalho dias que vivemos hoje, dentro da área da educação”.