Pela primeira vez Mato Grosso do Sul lança um material sobre saúde mental voltado à juventude indígena em três línguas: guarani, terena e kadiwéu. A ação é parte da Semana Estadual da Juventude, realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude.
Com o tema “saúde mental da juventude sul-mato-grossense”, o objetivo da Semana é desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para os jovens sul-mato-grossenses, com idades entre 15 e 29 anos.
De Segunda (09), até 30 de setembro, a Cidadania vai passar pelos municípios de Rio Brilhante, Dourados, Caarapó, Porto Murtinho, Aquidauana, Alcinópolis, Bataguassu e Campo Grande, levando capacitação, oficinas, palestras, rodas de conversas e atendimentos.
Especificamente entre os dias 9 e 13, a programação inclui o lançamento da cartilha transcultural nas línguas terena, guarani e kadiwéu nas comunidades indígenas de Dourados, Caarapó e Porto Murtinho.
De 20 a 30 de setembro, as ações vão focar também na acessibilidade, com o lançamento da cartilha de saúde mental em vídeo e audiodescrição. Ao todo, a Semana da Juventude vai focar nas escolas estaduais, municipais com recortes indígenas, recortes quilombolas, instituições que atendem pessoas com deficiências.
O projeto
A ação será acompanhada pelo MPI (Ministério dos Povos Indígenas) que vem a Mato Grosso do Sul conhecer as boas práticas da Cidadania durante a Semana da Juventude para replicar a iniciativa em outras comunidades indígenas do País.
(Fonte: DouradosAgora. Foto: Divulgação)