Localizada na região leste da cidade, no distrito industrial, a ETE Souza Dias terá capacidade inicial de tratar até 100 litros de esgoto bruto por segundo. No planejamento da obra, também consta a execução de 1.140 metros do emissário.
Já é possível ver melhor a estrutura de todo o complexo operacional que vai tratar o esgoto de grande parte da cidade. Esta é uma das maiores ETEs já construídas pela Sanesul.
O investimento é um dos mais significativos, cerca de RS 16 milhões, recurso do OGU (Orçamento Geral da União).
Com mais esta unidade, a cidade terá em atividade três Estações de Tratamento de Esgoto: a ETE Planalto, a ETE Jupíá e a ETE Souza Dias.
Rede de esgoto nos bairros
Enquanto isso, a Sanesul também está ampliando a cobertura da rede de esgoto nos bairros da cidade com mais R$ 5,5 milhões em recursos.
Recentemente foram executadas obras de rede coletora de esgoto no bairro Alvorada, Independência, Vila Piloto e Ipê, e nas imediações do Banco do Brasil e da Polícia Federal. São 42,4 km de rede de coleta e 2.876 novas ligações domiciliares no total.
Para o Governo do Estado, as obras de esgotamento sanitário são de extrema importância para a saúde pública e preservação do meio ambiente.
Com todos os investimentos em execução e a executar, o município alcança a meta da universalização do esgotamento, que foi estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico, e está sendo cumprida em Mato Grosso do Sul.
Três Lagoas é um grande polo de desenvolvimento Industrial de Mato Grosso do Sul e está recebendo a atenção do Governo do Estado para que possa ter condições ideais de saneamento para abraçar novos investimentos. São grandes obras que vão atender uma região de muitos bairros e forte potencial de crescimento.
Atualmente, há R$ 26,8 milhões em obras de saneamento (água e esgoto) sendo executadas em Três Lagoas.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)