A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (21) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul no Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR).
Na nova classificação 32 municípios estão na bandeira vermelha, 41 na laranja, e 6 na amarela. Nenhum município foi classificado no grau de extremo risco sinalizado pela bandeira cinza. A atualização leva em conta os dados referentes a 28° semana epidemiológica e as recomendações são válidas para o período de 22 de julho a 04 de agosto de 2021.
Na avaliação do secretário de Infraestrutura e também presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, o novo cenário é reflexo das diversas medidas implementadas pelo Governo do Estado aliadas ao avanço da vacinação, que já conta com 29,50% de sul-mato-grossenses com as duas doses ou dose única, conforme o vacinômetro. “O que estamos verificando neste relatório é o resultado do avanço da vacinação e das atitudes dos gestores municipais diante das orientações do Prosseguir e realidades locais”, destaca.
Na bandeira vermelho, onde a recomendação é para o funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão a capital Campo Grande, Água Clara, Anastácio, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.
Pela classificação laranja do Prosseguir que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fatima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina.
Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rochedo e Taquarussu.
No comparativo com o quadro anterior do Prosseguir, apenas 13 cidades regrediram de bandeira, 31 progrediram e 35 permaneceram na mesma classificação.
Durante a transmissão ao vivo, os secretário de Saúde, Geraldo Resende enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto. “Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”.
Criado há exatos 13 meses, o Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR) tem como objetivo estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.
Boletim Covid
Na atualização dos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 desta sexta-feira (21), foram notificados 886 novos casos e mais 25 óbitos por complicações da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul.
A média móvel de casos confirmados na última semana está em 626,9 novos casos diários. Já a média diária de mortes por Covid nos últimos 7 dias está em 23,3. No gráfico que mostra a evolução dessas médias nos últimos 21 dias, é possível ver uma certa estabilização de casos e de mortes.
A taxa de contágio também segue registrando índices na casa dos 0.80 nesta segunda quinzena de julho, com 0.84 nesta quarta-feira (21). Ainda assim, o secretário de saúde, Geraldo Resende alertou para a tendência de aumento, já que em 18 de julho houve registro de 0.82 na taxa de contágio. “Precisamos avançar ainda mais no processo de imunização no nosso Estado”.
A taxa de ocupação global de leitos por macrorregião é de 80% em Campo Grande, 50% em Dourados, 59% em Três Lagoas e 59% em Corumbá. Dos casos ativos de Covid no Estado, 617 são pacientes internados em leitos clínicos (279) ou de Unidade de Terapia Intensiva (338).
Segundo a SES existem 1.488 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e outros 5.984 casos sem encerramento pelos municípios.
Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta quarta-feira, 21 de julho de 2021. (Com assessoria. Foto: Divulgação)