O PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), executado pela Semagro (Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), tem garantido mais de R$ 200 milhões apenas para ações que melhoram a qualidade das estradas vicinais, promovendo escoamento de produtos da agricultura familiar e levando qualidade de vida a população. A entrega de equipamentos para as prefeituras do Estado faz parte destas ações.
A efetividade do programa foi destacada pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, nesta segunda-feira (20) durante a entrega de mais 26 caminhões caçamba e 19 motoniveladoras a 40 municípios de Mato Grosso do Sul. A solenidade foi realizada no estacionamento do Buffet Yotedy, em Campo Grande e contou com a presença de prefeitos e demais autoridades das cidades contempladas. O PROSOLO conta com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Jaime Verruck
Os equipamentos entregues serão usados para manutenção e adequação de estradas vicinais, assim como na conservação do solo. Verruck destacou que todos os municípios do Estado vão receber o kit com motoniveladora, caminhão com caçamba, pá carregadeira e escavadeira hidráulica. “O governo estabeleceu esse programa do PROSOLO, que inicialmente destinava uma boa parte dos recursos para obras de caneamento de resíduos dos rios, das estradas. Então nós definimos no Plano que o Governo faria a aquisição de equipamentos com recursos do Mapa e com verbas estaduais. É um programa de mais de R$ 200 milhões, sendo 50% do valor para o estado de Mato Grosso do Sul e 50% atravé do Ministério da Agricultura. Os resultados nós já estamos colhendo. Fizemos a primeira etapa e a segunda deve acontecer até o dia 30”, enfatizou Jaime Verruck.
O secretário destaca que a meta é que as secretarias de obras, os prefeitos possam realmente ter uma estrutura para melhorar as estradas vicinais. “Isso significa melhorar a vida das pessoas também. Os assentamentos, os ônibus escolares que passam por essas estradas”, afirmou. O secretário salientou ainda que quando faz as entregas, o Estado está olhando não apenas a questão da água mas a melhoria das condições de infraestrutura dos municípios.
“Cem por cento dos municípios serão contemplados. Hoje aqui estamos entregando para quarenta municípios. Então, a cada a cada aquisição que a gente faz, temos a distribuição”, acrescentou. Verruck cita ainda que o Estado tem avançado muito dentro do PROSOLO. “Temos algumas outras ações do PROSOLO que são de recuperação de áreas degradadas. Então, esse é o caminho. Mato Grosso do Sul tem um programa de referência nacional hoje pra cuidar da água e do solo através, principalmente dos investimentos em estradas”, concluiu.