O trabalho intitulado “PASS: Projeto Arquitetônico Singular de Saúde – Uma Nova Maneira Para a Elaboração de Projetos no Município de Dourados-MS” recebeu um certificado de menção honrosa pela apresentação no II Encontro Nacional dos Sanitaristas 2021 e na I Mostra Científica da RedEscola, Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública. O sanitarista, Paulo César dos Santos Figueiredo, representou o município nos eventos.
O PASS tem como objetivo geral a elaboração de projetos arquitetônicos de ambiência de estabelecimentos de Saúde, construídos através da cogestão (inclusão de trabalhadores, gestores e usuários) e em consonância com o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde.
O documento cita a arquiteta e urbanista, Mirela Pilon Pessatti, que explica que os projetos elaborados atendem às normas sanitárias e contam com configurações diferentes, atendendo às necessidades de cada ambiente. “Pode-se elaborar um projeto de estabelecimento de Saúde, atendendo exclusivamente às normas sanitárias, ou seja, de modo endurecido e verticalizado, ou pode-se propor outros modos com configurações especiais e arranjos diferenciados que favoreçam a análise das singularidades de cada ambiente”, ressaltou.
Paulo Figueiredo, por sua vez, aponta que “assim como as pás na construção civil são ferramentas que misturam cimento (produto altamente industrializado), com a brita (material bruto, apenas fracionado), com a areia (material retirado dos rios, sem transformação), para se obter o concreto…. assim é o Projeto Arquitetônico Singular de Saúde (PASS), resultado da mistura dos saberes de especialistas ,trabalhadores, gestores e usuários”, finaliza.
O projeto de Paulo Figueiredo foi também apresentado no Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser – Campo Grande – MS.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)